Gatos Bem Estar

Gato pode comer fígado bovino? Venha descobrir!

Publicado em 06 de maio de 2023

Tempo de leitura: 5min

O fígado é um alimento com sabor bem forte e que nem todo mundo gosta devido ao sabor mais forte. Por ser um alimento rico em nutrientes, muito se especula se o gato pode comer fígado bovino e se ele tornaria a alimentação do pet mais saudável.

Prato com fígado de boi cru.

Nos últimos tempos, fala-se bastante sobre dieta caseira e como oferecer alimentos naturais pode ser uma maneira de complementar a alimentação dos bichanos. Nesse sentido, entre tantas opções de cardápio, a primeira coisa a se pensar é o que pode e o que não pode dar para os pets se alimentarem.

As vísceras são opções nutritivas e econômicas para dar ao bichano um petisco ou um agrado, mas será que o gato pode comer fígado bovino ou de outros animais? Entenda no texto a seguir.

O fígado como alimento para o gato

O fígado é conhecido por seu sabor forte, por isso, há quem goste muito e há quem não goste nada. Porém, para a maioria dos gatos, essa característica do fígado não importa, e eles acabam comendo mesmo assim. A seguir, entenda se pode ou não oferecer fígado para gato.

Na natureza, o gato é um caçador nato, e sua fisiologia é de um animal carnívoro. Mas você consegue imaginar um gato caçando um boi? Isso é bem improvável! Sendo assim, o fígado de boi não é o alimento ideal para o bichano, assim como também deve-se evitar dar fígado de galinha para gatos.

Os perigos do fígado como alimentação para gatos

Ainda que os seres humanos façam muito proveito das propriedades desse alimento — por isso, o tutor pensa que o gato pode comer fígado bovino —, a ingestão de certas vísceras é prejudicial à saúde dos bichanos. Veja por que a seguir.

Excesso de vitaminas e minerais

O fígado é conhecido por conter bastante vitaminas e minerais, em especial o ferro. Sendo assim, há quem acredite que oferecer fígado para o gato é um meio de tratar anemia, por exemplo.

Porém, para a espécie felina, a quantidade de nutrientes contida no fígado pode levar a quadros de intoxicação. Isso é perigoso principalmente pela vitamina A, que causa alterações articulares e ósseas.

Gato comendo numa tigela branca.

Riscos quanto ao preparo do fígado

A intoxicação já é motivo suficiente para não permitir que o gato coma fígado, mas, além disso, a maneira como esse alimento é oferecido para o pet contribui para sua contraindicação. O fígado cru para gatos, assim como qualquer outro alimento de origem animal, pode estar contaminado por parasitas, como os vermes e a bactéria Salmonella.

A possível contaminação leva a quadros de diarreia, vômito e inapetência, colocando a vida do bichano em risco. Mesmo que o fígado seja cozido, refogado ou frito na intenção de eliminar esses parasitas, o bichano não pode comer (pelos motivos da intoxicação). Isso vale mesmo se o alimento estiver temperado com alho, cebola ou outros condimentos que também são tóxicos para os pets.

Qual é o melhor alimento para o gato?

A ração é o alimento mais indicado para os pets. Nela, há a quantidade exata de nutrientes necessários para a saúde e o desenvolvimento do bichano. O alimento deve ser escolhido de acordo com a idade e se há alguma condição especial de saúde.

Também existem as opções de ração úmida (encontradas em latinhas) e sachês, que servem como um agrado especial para o gato. No entanto, fique atento quanto à quantidade para que o pet não se acostume a comer somente esse tipo de ração.

Entre os componentes da ração, pode haver vísceras de animais. Nesse caso, o gato pode comer fígado em forma de farelo de ração, porém, o alimento foi processado de uma forma que todo o excesso de nutrientes foi retirado. Quando misturado a outros componentes, garante uma dieta segura e nutritiva.

Quero dar alimentação natural para o meu gato

Ainda que a ração seca seja a mais recomendada e prática quando se trata de alimentação animal, é possível oferecer alimentação natural para o bichano. Isso, é claro, desde que ela seja indicada por um médico-veterinário.

Nem tudo que é bom para o ser humano é bom para o gato, mas um especialista em nutrição animal pode elaborar um cardápio seguro e nutritivo. A dieta caseira bem equilibrada tem muitos benefícios, pois, além de ser mais saborosa, certamente o bichano vai adorar. Porém, há outras formas de agradar o pet.

Petiscos que gatos podem comer

Embora a resposta para a pergunta “gato pode comer fígado bovino?” seja não, há uma imensa variedade de alimentos naturais que podem servir de petiscos e ainda complementar a dieta de forma saudável, como as frutas e os legumes. Confira as principais:

  • maçã (sem sementes);
  • banana;
  • pera;
  • melancia;
  • melão;
  • morango;
  • cenoura;
  • abobrinha;
  • pepino.

O cuidado que se deve ter a respeito dos petiscos é em relação à quantidade e à frequência de oferecimento. Fique de olho no peso do animal para que ele nunca deixe de comer a ração.

Gato comendo na tigela de inox.

A dúvida se gato pode comer fígado bovino foi esclarecida, mas, como vimos, há diversas outras opções saudáveis para o bichano. Para conhecer mais formas de alimentar o seu amigo, acesse o blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog