Bem-Estar

Homeopatia para cães: tire todas as suas dúvidas

Assim como outras ciências, a medicina veterinária está sempre evoluindo para trazer o melhor para nossos amigos. A homeopatia para cães é uma das técnicas de medicina complementar que promete melhorar a qualidade de vida dos pets! 

De maneira natural e não invasiva, essa terapia vem despertando a atenção de tutores que buscam o melhor para seus filhos de quatro patas. Para aproveitar esse tratamento, porém, é fundamental saber como ele funciona. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre homeopatia para cães.

O que é homeopatia

Uma velha conhecida da medicina complementar, a homeopatia foi desenvolvida no final do século XVIII pelo médico alemão Samuel Hahnemann, que desenvolveu a ideia de que a cura pode ser feita a partir da semelhança.

Funciona assim: o especialista dilui a substância que causa manifestação clínica e oferece essa diluição ao paciente em minúsculas doses. Parece simples, não é mesmo? 

Mas além da cura pela semelhança, a homeopatia possui diversos princípios que buscam um equilíbrio energético para o paciente. É uma visão bem diferente da medicina alopática e agrada muitos tutores. 

Homeopatia para cães

A homeopatia veterinária segue os mesmos princípios, sendo oferecidas ao animal algumas substâncias específicas, diluídas em água ou misturadas ao açúcar.  Um exemplo é a homeopatia para cães estressados, que pode ser muito benéfica, pois o tratamento visa tratar o organismo como um todo. 

Muitos veterinários receitam essa terapia para problemas comportamentais ou doenças crônicas. Alguns exemplos de uso com indicação são a homeopatia para tosse de cachorro, homeopatia para insuficiência renal em cães, e outros tipos de doenças e comportamentos não saudáveis. 

A médica-veterinária da Petz, Dra. Suelen Silva, explica que a homeopatia veterinária é uma boa opção para tratamentos a longo prazo, e lembra que, no Brasil, a homeopatia é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. 

Benefícios da homeopatia para cães

Nem todo mundo é fã da homeopatia. A forma de concepção e ação das substâncias é diferente da medicina alopática, o que pode causar estranheza para alguns tutores. No entanto, a homeopatia para cães é um tratamento indicado por muitos especialistas, pois possui diversos pontos positivos. 

Entre as principais qualidades da técnica, podemos citar:

  • É natural: diferente de outros tipos de remédios, a homeopatia utiliza princípios naturais encontrados em plantas e minerais;
  • Não é invasiva: basta tomar alguns comprimidos ou gotas durante o dia e pronto! Sem necessidade de agulhas, bisturis ou internação;
  • Não tem contraindicações: a homeopatia não causa alergias, pode ser aplicada junto com outras terapias e não possui contraindicações,
  • É acessível: é bem fácil encontrar remédios homeopáticos. Basta buscar uma loja especializada e bem equipada, como a Petz!

Viu como a homeopatia para cães pode ser uma ótima ideia? Mas nada de correr para a loja mais próxima buscando um remédio para seu cãozinho! Assim como qualquer outra terapia, e homeopatia não deve ser oferecida sem a recomendação de um veterinário. 

Quando a homeopatia veterinária é recomendada

A homeopatia para cachorro possui diversos benefícios, mas isso não significa que ela será sempre um bom caminho. Em alguns casos, o veterinário pode receitá-la como tratamento complementar a uma prática alopática da medicina. “Em casos graves, o ideal é fazer associações”, explica a Dra. Suelen. 

A médica-veterinária ressalta ainda que o principal ponto em questão é o tempo. A homeopatia veterinária é pensada como um tratamento de longo prazo e não como uma intervenção imediata. “Quando falamos em quadros graves, temos que ser ágeis”, informa. 

Mas isso não quer dizer que a homeopatia não é indicada para casos mais complexos. Algumas condições delicadas melhoram consideravelmente com o uso dessa técnica centenária. Remédios homeopáticos para cães são muito recomendados para alguns problemas, como: 

  • Prevenção de afecções cardíacas;
  • Controle de parasitas;
  • Problemas no sistema digestório;
  • Doenças renais,
  • Dificuldade de adestramento.

Além das questões acima, a homeopatia costuma ser uma grande aliada no combate a problemas comportamentais! Muitos remédios homeopáticos auxiliam o pet, por exemplo, em quadros como agressividade ou síndrome da separação. 

Remédio é coisa séria

Como é um tratamento complementar e natural, muitos acreditam que a homeopatia pode ser dada sem indicação de um veterinário. Mas isso não é verdade! Apesar de não possuir contraindicações, especialistas lembram que nenhum remédio deve ser administrado sem acompanhamento. 

Ao perceber que seu filho de quatro patas precisa de ajuda, o primeiro passo é buscar um médico-veterinário que possa realizar um diagnóstico preciso e verificar a origem do problema. Quando oferecemos um remédio sem receita, corremos o risco de mascarar sintomas ou ignorar um problema grave. 

“Apenas o homeopata pode determinar o tratamento correto”, explica a Dra. Suelen. De acordo com a especialista, o médico irá analisar diversas condições do cachorro, desde sinais clínicos até estados emocionais. A partir daí, poderá receitar o remédio que trate o problema de uma maneira completa. 

Por exemplo, se desejar começar um tratamento homeopático para câncer em cães, um caso mais sério, busque uma clínica veterinária de sua confiança. Converse com o veterinário, pois apenas ele poderá verificar se ela pode ajudar e receitar o remédio mais indicado. 

Você sabia que na Petz você encontra homeopatia para cães, florais e outros tratamentos? Com eles, você pode cuidar de seu amigo de maneira natural e eficaz. Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita! 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça algumas plantas tóxicas para gatos

Apesar de serem carnívoros, os felinos gostam de comer algumas plantinhas porque elas ajudam a…

17 horas ago

Veja como montar um terrário para hamster!

Esse é um animal de estimação muito legal de se ter. Ele interage muito com…

20 horas ago

Linguagem corporal do cachorro: uma excelente forma de comunicação!

A linguagem corporal do cachorro é uma forma muito eficiente de comunicação. Por causa do…

2 dias ago

Mistério: por que gato não pega carrapato normalmente?

Os tutores de felinos podem se surpreender quando percebem que os bichanos quase nunca são…

2 dias ago

Cachorro pode comer quiabo cozido? Venha descobrir!

Cachorro pode comer quiabo cozido? Esse alimento é muito consumido em pratos típicos de algumas…

2 dias ago

Descubra como escolher nomes de tartarugas

Os répteis são tranquilos e silenciosos e podem ser ótimas companhias. Em geral, eles são…

3 dias ago