Bem-Estar

Os benefícios da homeopatia para pets

Publicado em 06 de novembro de 2015

Tempo de leitura: 4min

Enquanto a medicina veterinária convencional apresenta cada vez mais fórmulas e tecnologias para o tratamento das mais diversas doenças presentes na vida dos bichos de estimação, também cresce o desenvolvimento de uma categoria ainda não tão conhecida pelo grande público: a homeopatia para pets.

DSC_0035

Capaz de tratar complicações que incluem desde problemas comportamentais e infestações de parasitas até insuficiências renais, a homeopatia pet começa a ganhar espaço no mundo da veterinária; tendo a ausência de resíduos químicos e efeitos colaterais como seus principais atrativos.

“O preconceito e a falta de conhecimento ainda são as principais barreiras para que a homeopatia pet se popularize por completo. Mas é possível perceber que, a partir do momento que as pessoas têm contato com esse tipo de tratamento e observam os seus resultados, a adesão é grande e permanente”, conta Maria do Carmo Arenales, Médica Veterinária homeopata e diretora do Laboratório Arenales, especializado em homeopatia animal.

De acordo com ela, que passou a explorar os benefícios da homeopatia desde a sua formação em veterinária (na década de 1980), o desejo de se aprofundar no ramo veio da necessidade de encontrar tratamentos com bons resultados para animais doentes sem fazer o uso de remédios alopáticos; que podiam provocar efeitos colaterais negativos e acabar prejudicando os pets em função do uso contínuo.

“Naquela época, muitos bichinhos que tinham problemas dermatológicos acabavam sendo sacrificados em função do uso de muita medicação. O uso prolongado do remédio acabava diminuindo o seu efeito e, sujeito a doses cada vez mais altas, o pet acabava ficando ainda mais debilitado pelos efeitos colaterais”, explica.

Disponível em forma de glóbulos (que podem ser misturados com o alimento dos pets ou fornecidos via oral) e em versões para cães, gatos, aves e até peixes ornamentais; os produtos homeopáticos da linha pet podem ser usados tanto como um complemento para remédios alopáticos quanto como forma única de tratamento para uma série de problemas – havendo fórmulas específicas para medicar disfunções renais, dermatológicas, comportamentais e a infestação e contaminação por diferentes parasitas e bactérias.

Segundo Alessandra Verpa, gerente da linha pet no Laboratório Arenales, a fórmula homeopática para a diminuição do estresse é a mais popular entre os consumidores, seguida pelos produtos direcionados para o tratamento de pacientes renais e infectados por pulgas ou carrapatos – sendo que opções para o tratamento de giárdia e até períodos pré-operatórios já existem no portfólio da empresa.

“Os compostos focados em disfunções comportamentais acabam sendo os mais procurados porque ajudam em diferentes aspectos, e podem ser usados para acalmar o pet em situações que envolvem viagens, mudanças de ambiente, períodos em que ele irá passar algum tempo sozinho e até bichinhos muito agitados ou que latem demais”, enumera Alessandra.

globulos1   Maria do Carmo Arenales

Ela explica que, por não provocar efeitos colaterais ou interações medicamentosas, a homeopatia pet pode ser usada para tratar complicações sem deixar resíduos químicos; ajudando a manter a proteção do bichinho, evitar a reincidência do problema e retardar o seu desenvolvimento por meio do uso contínuo.

“O efeito desse tipo de medicação não é imediato e, por isso, há quem ache que a homeopatia não funciona. Mas o tempo de tratamento para cada problema depende de uma série de fatores e particularidades, e também varia se a enfermidade é crônica ou aguda”, exemplifica a gerente.

Para Maria do Carmo, outra grande vantagem da homeopatia para pets é o fato de que os tratamentos para peixes podem ser feitos sem que haja qualquer tipo de alteração na água do aquário com efeito negativo – preservando a água e os demais organismos aquáticos que habitam o ambiente.

“A divulgação dos benefícios desse tipo de tratamento, combinada com medicamentos bem formulados e qualidade de produção, são os primeiros passos para acabar com a má impressão que muitos ainda têm em relação à homeopatia. Até porque, uma vez que há a oportunidade de ver os resultados, o preconceito acaba”, conclui Maria do Carmo.

Imagens: Arenales

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog