Alimentação

Tire suas dúvidas sobre suplementação para cachorro

Publicado em 16 de janeiro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Você já se perguntou sobre a necessidade da suplementação para cachorro? A importância da alimentação para o equilíbrio do organismo é conhecida desde a Grécia Antiga, com os tratados de Hipócrates, em que figura a famosa frase: “que seu alimento seja seu remédio”. 

cão filhote saudável comendo em um pote cinza na grama indicando os benefícios da suplementação para cachorro

De fato, sempre que algo não vai bem com a saúde de um indivíduo, é muito comum que o médico recomende mudanças na alimentação. No caso dos pets, no entanto, é normal que os tutores se perguntem se é preciso oferecer uma vitamina para o cachorro ficar forte, por exemplo.

Pensando nisso, conversamos com a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrologia animal, que respondeu a algumas das dúvidas mais comuns sobre a suplementação e o uso de vitaminas para cachorro.

O que é a suplementação para cachorro?

Entende-se por suplementação o uso de fórmulas ou medicamentos para complementar a dieta com um aporte maior de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo do cachorro. Vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais, alguns tipos de gordura, entre outros, são alguns exemplos. 

Além do aporte de nutrientes essenciais, a suplementação pode ser feita com nutrientes que, embora não sejam fundamentais, agregam benefícios para a saúde, em alguns casos.

Todo cachorro precisa de suplementação?

Nem todo cachorro precisa de suplementação. Em geral, cães saudáveis, com uma dieta à base de uma ração de qualidade, já possuem uma alimentação equilibrada. Isso porque esses alimentos são formulados com todos os nutrientes de que o pet necessita. 

Já para aqueles tutores que apostam na dieta caseira, a suplementação é obrigatória, pois os alimentos não contêm vitaminas e minerais em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo dos cães. 

Nesses casos, é fundamental que tanto a dieta quanto a suplementação para cachorro seja prescrita pelo médico-veterinário após uma avaliação cuidadosa do estado de saúde do paciente. 

Por serem mais propensos a apresentar problemas de saúde relacionados ao coração e às articulações, cães idosos podem se beneficiar bastante da suplementação com nutracêuticos, que agregam vantagens extras para a saúde do pet. Entre as principais indicações para cães idosos, estão as suplementações de condroitina, glucosamina e ômega 3, pensando nas articulações. 

Quais são os diferentes tipos disponíveis de suplementação?

Existem dois tipos diferentes de suplementação para cachorro. O primeiro pode ser feito para completar os nutrientes essenciais que estejam faltando por algum motivo (como no caso da dieta caseira).

Por outro lado, o suplemento para cachorro também pode ser usado para fornecer nutrientes que, embora tragam benefícios, não são essenciais para o organismo do pet, de modo que ele pode viver sem eles. 

Esse último tipo de suplementação recebe o nome de nutracêutica. Nesse sentido, a Dra. Mariana cita o exemplo da suplementação de condroitina, uma substância que ajuda na manutenção das articulações. 

Independentemente do tipo, é importante que a suplementação seja prescrita por um médico-veterinário, que, além de recomendar o melhor suplemento vitamínico para cães, poderá dar orientações quanto à dosagem.

cão brincando no gramado com bolinha colorida indicando os benefícios da suplementação para cachorro

Como saber se o pet está com alguma deficiência e precisa de suplementação?

Somente um veterinário poderá identificar se o cachorro está com alguma deficiência e saberá qual é o melhor tratamento após uma avaliação clínica e a análise de exames. 

Entretanto, vale a pena ficar atento a alguns sinais de que pode estar faltando algum nutriente na dieta do seu amigo de quatro patas. Entre eles, podemos citar: alteração dos pelos, que se tornam mais secos e quebradiços, descamação de pele e maior propensão a fraturas.

A respeito da importância de levar o pet para um check-up em caso de suspeita de deficiências nutricionais, tenha em mente que o desequilíbrio nem sempre é causado pela baixa ingestão de determinado nutriente. 

Ele também pode estar ligado a problemas de má absorção, como aqueles causados por verminoses. Nesses casos, além do uso de um suplemento para cães, é fundamental tratar a origem do problema.

É possível usar alimentos naturais para a suplementação?

Em geral, vegetais, como frutas, verduras e legumes, contêm uma série de micronutrientes importantes para o organismo dos cachorros, com destaque para vitaminas e minerais. 

Entretanto, para suprirem as necessidades caninas, seria preciso que os animais consumissem uma grande quantidade desses alimentos, o que, além de ser inviável (pois os pets se sentiriam saciados muito antes de terminarem a porção), ainda contribuiria para o ganho de peso. 

Outro exemplo dado pela Dra. Mariana é o oferecimento de casca de ovo como fonte de cálcio. “Porém, não há um estudo que mostre a digestibilidade, ou seja, quanto de cálcio seria aproveitado de cada casca, até porque a quantidade depende da raça da galinha e de como ela se alimenta”, explica. 

“Quando fazemos a suplementação, consideramos quanto cada alimento fornece de cada nutriente e somamos. Então, com base nas necessidades do animal, calculamos quanto falta e completamos com o suplemento mais adequado”, completa. 

Isso não quer dizer que você não possa oferecer frutas e legumes para cães que se alimentam de ração. A vantagem da oferta de vegetais como petisco é que eles costumam ter uma quantidade menor de gordura em relação aos produtos industrializados, como biscoitinhos e bifinhos. 

Contudo, é importante lembrar que a quantidade oferecida nunca deve ultrapassar 10% da porção diária recomendada de calorias, para evitar o ganho de peso. 

cão saudável comendo feliz indicando os benefícios da suplementação para cachorros

Gostou de descobrir tudo sobre a suplementação para cachorro? Então, não deixe de conferir os outros conteúdos que disponibilizamos aqui, no blog da Petz! São diversas informações feitas para seu bichinho ter a melhor qualidade de vida!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog