Bem-Estar

O que é necessário para viajar com cachorro no ônibus?

Publicado em 17 de outubro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Vai precisar fazer uma viagem de ônibus e quer levar o cachorro com você? Calma. Alguns detalhes precisam ser pensados com antecedência. Inclua nos preparativos para a viagem a necessidade de se inteirar sobre tudo que é preciso para viajar com cachorro no ônibus.

cachorro perto de uma árvore

Dessa maneira, você não passará por nenhum contratempo e o seu cãozinho viajará com segurança. Para te ajudar nessa empreitada, a Petz preparou esse artigo com todas as informações sobre os cuidados e as regras para viajar com cachorro de ônibus. Vamos saber quais são?

Cuidados com o cão ao fazer viagens de ônibus

Viajar com cachorro no ônibus pode ser uma experiência agradável ou muito ruim, só depende de você. Em primeiro lugar, é preciso pensar no trajeto que será feito e como garantir conforto para ele no caminho. Confira algumas questões que precisarão ser levadas em conta antes de viajar:

  • caso ele já tenha viajado, como ele reagiu? 
  • ele fica estressado com a presença de estranhos?
  • gosta de ficar na caixa transportadora?
  • como ele age quando está em lugares estranhos?

Respondidas todas essas perguntas, o segundo passo é pensar como o cachorro será alimentado e como fará as necessidades fisiológicas em caso de viagem de longa duração. Sem falar que é de suma importância que o animal esteja com o telefone e o nome do tutor identificados na coleira.

Outro ponto que precisa ser visto é o tipo de caixa transportadora ideal para fazer a viagem. É imprescindível que ela tenha um tamanho que possibilite conforto ao animal, que não deixe vazar resíduos de urina ou fezes e que seja de fácil manuseio para limpá-la.

Viagem com o cão: o que levar?

Os cuidados com o pet também incluem escolher o que levar em uma viagem.  Afinal, ele vai precisar se adaptar ao novo lugar, mesmo que seja por poucos dias. Para isso, é importante pensar em tudo, como o brinquedo favorito do pet e o alimento que ele consome. 

Para te ajudar nesse processo, fizemos uma lista com coisas que você vai precisar em uma viagem com o seu cão. Guie-se por ela para fazer o check-in de tudo o que está levando quando o dia da viagem estiver próximo. Confira:

  • caminha e cobertores para o frio;
  • coleira (com identificação e o seu contato para emergência) e a guia para passeio;
  • potes para água e comida;
  • tapetes higiênicos ou jornais para o cão fazer as necessidades;
  • medicamentos que ele toma;
  • contato do veterinário dele, em casos de emergência. Vale a pena pesquisar endereços de clínicas próximas de onde vocês vão se hospedar;
  • verificar se existe alguma doença comum no local. Consulte o veterinário para saber como proteger o cão da melhor forma;
  • carteirinha de vacinação e vermifugação para comprovar a boa saúde do pet.

cachorro na areia

Regras gerais da ANTT

Ciente de todos os cuidados que serão necessários para garantir o bem-estar do pet, é hora de se informar sobre as regras da empresa que definem o que precisa para viajar com cachorro de ônibus

Confira abaixo algumas regras estipuladas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para viajar com cachorro no ônibus. São orientações gerais que permitirão uma viagem tranquila e segura para você e o seu amigo de quatro patas.

Viagens interestaduais

Para viajar com cachorro em ônibus interestadual é obrigatório apresentar o Atestado Sanitário para Trânsito de Cães e Gatos. O documento é fornecido pelo veterinário, que deve ser credenciado ao Conselho Regional de Medicina Veterinária da sua região. Importante que ele tenha sido expedido pelo menos 10 dias antes da viagem.

Vacinação

Para viajar com cachorro em ônibus o passageiro deve apresentar a carteira de vacinação do animal atualizada, principalmente com a sinalização de que tomou a vacina antirrábica.

Cão de pequeno porte

Só são aceitos nos ônibus de viagem cachorros de pequeno porte. O motivo é garantir que o conforto e a segurança dos passageiros sejam preservados. 

Empresas de ônibus possuem suas próprias regras

Essas são algumas regras que a ANTT sugere para que a viagem seja segura e tranquila para todos. Porém, cada empresa de ônibus possui suas próprias regras em relação ao transporte de animais. 

Por isso, você não poderá deixar de entrar em contato com a empresa que te vendeu a passagem para saber se pode viajar com cachorro no ônibus e quais as exigências. Faça isso o quanto antes para que nada seja esquecido.

Por exemplo, algumas empresas exigem que os cachorros façam a viagem sedados. Nesses casos, o veterinário deverá ser requisitado para orientar sobre o medicamento ideal para o seu pet e a dosagem que deverá ser administrada. 

Outra exigência que geralmente fazem é que o animal viaje em uma caixa transportadora no assento do lado e, para isso, será necessário comprar mais uma passagem. Mais um motivo para você entrar em contato com a empresa o quanto antes, não é mesmo?

Poderá ser obrigatório também que o tutor assine um termo de responsabilidade, assumindo os riscos que ameaçam o animal ao longo da viagem. Outro ponto que varia de empresa para empresa é a quantidade de animais que pode ser transportada na viagem.

cachorro olhando pela janela do ônibus

Agora que você já sabe que para viajar com cachorro no ônibus é necessário planejamento, aproveite nossas dicas e comece agora a se organizar. Caso precise renovar o estoque de ração ou de uma caixa transportadora nova, encontrará tudo na loja da Petz. Estaremos de portas abertas para te receber.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog