Playground para gatos: construa um incrível!

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 4, 2020

Bem-Estar
Playground para gatos: construa um incrível!
Tempo de leitura: 4 minutos

Sabemos que os gatos precisam gastar sua energia para se sentirem felizes. Que tal transformar sua casa num verdadeiro parque de diversões? Pensando nisso, preparamos uma lista com tipos de playground para gatos super fáceis de montar!

gato olhando para a frente

Seu pet vai adorar um playground para gatos!

Um novo ambiente com bastante espaço para seu gatinho brincar seria super legal, né? Além de você conseguir personalizar os brinquedos que quer montar, pode deixá-lo de acordo com a decoração da sua casa e fazer em tamanhos diferentes. Use a imaginação, são infinitas possibilidades!

Opte por instalar o playground para gatos em um cômodo da casa que seu pet frequenta bastante, assim, tem mais chances de ele se apegar e aproveitar o ambiente. Se houver dificuldade de ele se adaptar, coloque erva de gato em pontos estratégicos do novo acessório. Dessa forma, ele se acostuma aos novos brinquedos mais facilmente!

Prateleiras

As prateleiras para gatos são um dos itens mais fáceis de fazer, afinal, você só precisará de madeira, suporte e tinta. Para cortar no tamanho ideal, vá até uma loja de marcenaria e diga como quer. Em alguns casos, o marceneiro cortará no momento da compra. 

Faça um desenho com medidas exatas das prateleiras e a distância de uma para a outra, e considere os tamanhos pensando nas dificuldades do seu gato. Se ele for mais velho ou obeso, por exemplo, dê preferência para distâncias menores entre um e outro.

Para a instalação das prateleiras, você vai precisar de parafuso, bucha e suporte de fixação. Opte por aquele que achar mais bonito e seguro, e não se preocupe com design, pois há diversas opções no mercado. Com certeza você vai achar um que é a sua cara!

Nichos

Não se prenda somente às prateleiras. Além delas, existem muitas opções de brinquedos para instalar e fazer o playground para gatos dos sonhos. Uma boa ideia é você instalar um nicho, que é basicamente uma casinha fixada em um lugar alto.

gato em cima da prateleira

Peça para um marceneiro criar de acordo com o que você quer, desde o design até o acabamento escolhido. Ele consegue, por exemplo, colocar forro interno com espuma que serve de caminha, ou instalar corda ao redor para seu felino usar como arranhador.

Caso você não sinta muita segurança em instalar o nicho para gatos, negocie com um profissional. Não se esqueça de garantir a proteção do seu bichano. Portanto, escolha itens de qualidade, bons profissionais, e faça uma pesquisa detalhada do que deseja.

Circuito de parede

Ao projetar o ambiente para o playground, se quiser que ele fique completo e cheio de opções, considere instalar um circuito para gatos. É perfeito para quem tem mais de um bichano, já que eles conseguem circular em um espaço maior e correr de um canto para o outro.

Depois de instalar as prateleiras e nichos, se a distância calculada entre eles for muito grande e não sair como planejado, instale o circuito de parede para gatos. Dessa maneira, não vai ser necessário retirar nenhum item e você consegue manter seus peludos um perto do outro.

Varie entre distâncias curtas e longas de circuitos, instalando pelo menos um de cada. Assim, seu filho de quatro patas vai ter bastante espaço para aproveitar. Tenha em mente o lugar onde quer instalar e se vai ficar confortável para você e seu pet.

Passo a passo: arranhador de gatos

Agora que você sabe como decorar sua casa com o playground para gatos, vamos te ensinar um passo a passo super simples de como fazer um arranhador. Nesse tutorial, você vai poder instalar seu arranhador de gatos em cima do kit nicho para gatos, no circuito ou prateleira.

Você vai precisar de: 

  • 30 metros de Sisal;
  • Cola de madeira, 
  • Pedaço de madeira do tamanho desejado,
  • Quatro parafusos,
  • Tesoura.

Como fazer:

Na hora de fazer o arranhador, considere um lugar onde o gato vai poder usar o objeto sem grandes dificuldades. Atente-se para comprar uma madeira com um 3/4 de tamanho da base desejada. Agora vamos ao passo a passo:

  1. Com a tesoura, faça várias tiras no sisal, todas do mesmo tamanho (dez a quinze centímetros maior que a madeira usada para fazer o arranhador); 
  2. Escolha um dos lados da madeira e pincele com cola;
  3. Cole uma por uma das tiras onde você pincelou a cola, sempre se atentando para ajustar e deixar o mais apertado possível;
  4. Na parte de trás da madeira, onde ainda não há nada, pincele com cola cinco centímetros de cada ponta. Em seguida, use os centímetros que sobraram do sisal para cobrir a parte com cola, atentando-se para deixar partes iguais nas duas pontas. Esse passo é só para deixar mais resistente, não há necessidade de cobrir toda a madeira;
  5. Deixe secar, 
  6. Depois de seco, com o auxílio de uma furadeira, faça um furo nas quatro pontas da madeira e instale na base desejada. 

Pronto, agora você tem um arranhador para usar no seu playground!

gato brincando com arranhador

Quer ficar por dentro de dicas para o seu bichinho se divertir? Aqui no blog da Petz você sempre encontra as melhores informações. Confira!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *