Cachorro com olho vermelho: veja as causas mais comuns
Publicado em 30 de julho de 2025Tempo de leitura: 5min

Um cachorro com olho vermelho provoca muitas dúvidas. Vale ressaltar que o quadro é comum e pode significar desde irritações leves até problemas sistêmicos que comprometem o bem-estar do pet. Confira, a seguir, como ajudá-lo e como prevenir que o problema piore.
Principais causas
O cão com os olhos vermelhos indica que a saúde ocular ou sistêmica do animal está com alguma questão, das mais simples até as graves. Portanto, isso não é uma doença em si, mas um sintoma. Confira abaixo algumas das causas mais comuns.
Conjuntivite
A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, uma camada que reveste a parte interna das pálpebras e a esclera (a parte branca do olho), deixando o cachorro com olho vermelho e dolorido. A dor pode ser tanta que, em alguns casos, o animal fica de olho fechado ou semifechado para evitar que a pálpebra se movimente e incomode mais ainda.
Nos cães, as causas mais comuns de conjuntivite são as alergias, os traumas nos olhos e na cabeça e as infecções locais ou sistêmicas. Por isso, é preciso primeiro identificar qual é a origem da doença para depois tratar, seguindo a recomendação do médico-veterinário.
Olho seco
Você notou seu cachorro com olho vermelho e remelando. O que fazer? Muito provavelmente, ele está com olho seco. Essa enfermidade, também chamada de ceratoconjuntivite seca, é muito comum nos cães e mais ainda nos braquicefálicos.
O que acontece nessa doença é que as glândulas produtoras da lágrima vão atrofiando. Assim, ocorre o comprometimento da fabricação desse lubrificante do olho. Como consequência, há mais geração de remela e o olho fica muito vermelho.
Não para por aí. O ressecamento ocular pode favorecer o surgimento de outras condições, como a úlcera de córnea. Se não for tratada a tempo, a complicação pode evoluir para a perfuração da córnea, provocando o extravasamento do conteúdo ocular. Isso pode levar à perda da função do olho ou, em casos mais graves, à perda total do órgão.
Úlcera de córnea
Para elucidar melhor o olho seco e ajudar na compreensão do problema, convém explicar o que é a úlcera de córnea: uma ferida na camada mais externa do olho, a que podemos tocar com os dedos.
Além do olho seco, a úlcera de córnea pode surgir por outras formas de ressecamento do olho, como o uso de secadores e sopradores. O pet que fica com a cabeça para fora do carro também pode apresentar ressecamento e feridas.
Outras formas comuns de a úlcera de córnea aparecer são as brincadeiras entre animais ou com objetos que podem afetar os olhos, assim como passeios em mata fechada.
Glaucoma
Sim, os animais de estimação também podem ter glaucoma. Esse mal que afeta a visão das pessoas tem as mesmas causas nos pets. Se você observar o cachorro com olho vermelho e maior que o normal, pode estar diante desse problema.
Existem basicamente três formas de glaucoma nos cães. Com a evolução da condição, o inchaço do olho comprime as estruturas ao redor da região, podendo afetar o nervo óptico e deixar o animal cego de forma irreversível.
Produtos de limpeza ou banho
Caso o pet volte do banho e você note o olho do cachorro vermelho em volta, pode ser que algum produto usado na higiene tenha caído nos olhos dele. Já se você limpou a casa e notou esse sintoma, o animal pode ter entrado em contato com um item de limpeza.
Em ambos os casos, é preciso ter cuidado, pois o problema pode evoluir para uma conjuntivite ou até para uma úlcera de córnea, agravando a condição da saúde ocular do animal.
Quando o olho vermelho é sinal de algo grave?
Diante de tantas enfermidades que podem afetar o olho do cão e se agravar a ponto de ele perder a visão, não é exagero dizer que um cachorro com olho vermelho demanda muita atenção.
Por isso, se você notar o animal com esse sintoma, com as pálpebras inchadas ou com remela em abundância e amarelada, leve-o para um pronto atendimento veterinário. Quanto antes ele for socorrido, maiores serão as chances de recuperação e menores as de sequelas.
O que fazer ao perceber o olho do cachorro vermelho?
Agora que você já sabe o que pode ser cachorro com olho vermelho, confira o que é possível fazer para ajudar o animal. É preciso limpar a região com um algodão úmido em soro fisiológico, mas somente por fora, sem cutucar o olho do pet.
Jamais pingue qualquer colírio para cachorro com olho vermelho, a não ser que ele tenha sido prescrito por um veterinário para esse caso específico. Caso contrário, isso pode agravar o problema e atrasar o correto tratamento.
Como são feitos o diagnóstico e o tratamento?
Com tantas causas para o olho vermelho, o diagnóstico e o tratamento devem ser individualizados. Afinal, para cada condição específica, existe uma conduta do profissional.
Pode ser necessário realizar exames somente no olho ou uma busca mais ampla por doenças sistêmicas. Após o diagnóstico, o médico-veterinário indicará o tratamento, que pode incluir colírios para animais e higienização da área.
Cuidados diários para prevenir problemas oculares
Para a prevenção dos problemas oculares, realize a limpeza diária da região com produtos específicos para pets. Com isso, você sempre vai conseguir observar os olhos do animal. Isso é ainda mais importante para raças com pré-disposição a condições oculares, como:
- Shih-Tzu;
- Pug;
- Bulldog Francês;
- Lhasa Apso;
- Cocker Spaniel.
Saiba mais sobre os cuidados com seu pet no blog da Petz
Agora você sabe da gravidade de um cachorro com olho vermelho. Se quiser conferir mais sobre saúde animal com dicas confiáveis e orientações úteis, explore o blog da Petz. Ao perceber qualquer alteração nos olhos do cão, conte com a clínica veterinária Seres para obter um atendimento profissional.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Deixe um comentário