Cachorro filhote pode comer ração de cachorro grande?

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 4, 2020

Alimentação
Cachorro filhote pode comer ração de cachorro grande?
Tempo de leitura: 4 minutos

Será que cachorro filhote pode comer ração de cachorro grande adulto? Conforme a idade avança, torna-se cada vez mais comum a queixa de que, no passado, era possível comer mais sem se preocupar com peso, colesterol, etc. Já com o passar dos anos, parece que qualquer mudança na alimentação logo é sentida pelo corpo.

filhote de husky siberiano esperando a ração

De fato, nosso organismo passa por diversas mudanças ao longo da vida, ora precisando de mais, ora de menos energia. Além disso, os dentes de crianças e idosos não são tão fortes quanto os de um adulto, entre outras diferenças. Com isso, a alimentação também deve ser readequada de acordo com as necessidades, por isso é essencial saber quando trocar a ração de filhote para adulto

“Assim como nós, seres humanos, os animais também têm diferentes necessidades ao longo de sua vida”, reforça a Dra. Renata Alves, médica-veterinária da clínica Seres do Alto da Boa Vista, em São Paulo. A seguir, conversamos com ela sobre a alimentação dos pets.

Por que a alimentação do cachorro deve mudar ao longo da vida?

Quem já conviveu com um filhote de cachorro sabe que, apesar de muito fofos, eles podem dar muito trabalho. Curiosos, eles adoram correr e explorar o ambiente e parecem incansáveis durante as brincadeiras. 

Por outro lado, um cão idoso já não tem o mesmo pique e pode preferir dedicar uma parte maior de seu dia ao sono. Ou seja, um cão filhote gasta muito mais energia, por isso existe ração para cachorro filhote que atende às suas necessidades.

“Um pet filhote, que brinca e corre bastante, necessita de nutrientes diferentes de, por exemplo, um cão idoso, mais letárgico e com prováveis doenças metabólicas e articulares”, alerta a Dra. Renata. Ela lembra que cães idosos são mais propensos ao ganho de peso e a problemas de saúde, como artrites, artroses, entre outros.

Alterar a alimentação do pet conforme essas mudanças vão acontecendo é importante para manter o equilíbrio do organismo, garantindo a quantidade necessária de energia e de nutrientes, como vitaminas e minerais, de acordo com cada fase. Por isso, é preciso consultar um médico-veterinário para saber até quando dar ração de filhote para cachorro.

As necessidades nutricionais de um filhote

Quando falamos em necessidades nutricionais de filhote, duas palavras são muito importantes: energia e crescimento. “Eles são rápidos, brincalhões e muito agitados, por isso, gastam muita energia, sendo que esta precisa ser recuperada rapidamente”, diz a Dra. Renata.

Nesse sentido, a veterinária diz que a alimentação dos pets nessa etapa deve conter doses maiores de gordura, proteína, vitaminas, minerais e fibras. Isso vale tanto para as rações, que devem ser específicas para filhotes, levando em conta também o porte do cachorro, como para a alimentação. Esta deve ser sempre recomendada por um veterinário.

beagle adulto comendo ração

Por que não pode dar ração de cachorro grande para filhote?

Para saber se pode dar ração de adulto para filhote, a médica-veterinária explica: “Um filhote que come ração de adulto pode crescer com deficiência de diversos nutrientes que são de grande importância para seu desenvolvimento”, alerta a Dra. Renata. 

É o caso, por exemplo, de proteínas — fundamentais para o desenvolvimento dos tecidos, por exemplo —, além de uma série de vitaminas e minerais que promovem uma alimentação saudável. Lembre-se de que o cálcio é essencial para o desenvolvimento dos ossos, a vitamina A para a saúde dos olhos, etc.

Além da composição do alimento, a Dra. Renata Alves lembra que o próprio formato da ração deve ser levado em conta. “A ração de adulto para filhote pode ser prejudicial também devido ao seu tamanho, já que o grão é grande demais para os dentinhos pequenos do filhote. 

Por esse motivo, a tabela que se encontra na embalagem da ração (com indicação de idade para dar ração de filhote, porte e até de raça) deve ser seguida conforme as recomendações”, diz. 

Como impedir que o filhote coma a ração de um cão adulto (e vice-versa)?

Oferecer a ração mais indicada de acordo com porte e faixa etária é o primeiro passo para garantir uma alimentação adequada às necessidades de um filhote. Mas e quando se tem mais de um cachorro em casa, como impedir que um coma a ração do outro?

Quando há comedouros e espaços separados para comer, muitos cães acabam respeitando o espaço uns dos outros. Por outro lado, se um de seus cãezinhos está com dificuldade para entender que deve comer apenas em seu comedouro, a Dra. Renata diz que o ideal é estabelecer um horário diferente para a alimentação de cada um, mantendo o outro pet em local separado. 

Ela destaca, também, que quem tem mais de um pet em casa deve sempre ficar atento e observar se todos eles comem sua respectiva porção. Por fim, da mesma maneira que cães filhotes, cães jovens e adultos também têm necessidades específicas. 

filhote de cachorro esperando a ração

Agora que sabe se cachorro filhote pode comer ração de cachorro grande, confira no blog da Petz outras dicas que garantem a longevidade e bem-estar do seu amigo de quatro patas!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *