Cães Nutrição

Alimentação de cachorro: como prevenir deficiência nutricional

Publicado em 06 de janeiro de 2020

Tempo de leitura: 5min

Imagine só ter que escolher um único prato para comer todos os dias. Qual seria a sua escolha? Lasanha? Pizza? Ou quem sabe algo mais saudável? Decisão difícil, não é mesmo? Pois quando falamos de alimentação de cachorro, é basicamente essa a decisão que tomamos. Afinal, nossos amigos peludos comem um mesmo prato todos os dias: a ração.

Por isso, é ainda mais importante conhecer bem a nutrição do seu filho de quatro patas. Afinal, uma dieta desregulada pode levar a problemas como a deficiência nutricional, que compromete a saúde dos pets.

Se você quer saber mais sobre alimentação do seu melhor amigo para que ele fique sempre feliz e saudável, continue conosco.

Cachorro comendo ração em um comedouro.

Deficiência proteica na alimentação de cachorro

A proteína é um macronutriente fundamental na alimentação do cachorro. Isso porque, além de ser uma ótima fonte de energia, ela trabalha na construção constante de músculos, ossos e cartilagem.

Como esses tecidos se desgastam naturalmente, a proteína se torna essencial! Além disso, o organismo do pet utiliza proteína para uma série de outras funções, desde liberação de hormônios até atividades cerebrais. Ou seja, uma deficiência proteica pode ser um problema grave.

A maioria dos alimentos industrializados traz as proteínas necessárias para o bom funcionamento do organismo do pet.

Sintomas da deficiência proteica

Mesmo com todos esses cuidados com cachorro, seu amigo pode desenvolver deficiência proteica a partir de doenças, como problemas nos rins ou intestino. Nesses casos, mesmo que a proteína seja ingerida, o organismo tem problemas em utilizá-la da maneira correta.

Os principais sintomas de uma deficiência proteica em cachorros são:

  • problemas de pele;
  • perda de peso;
  • apatia;
  • imunidade baixa,
  • problemas comportamentais.

No entanto, somente um veterinário saberá analisar se esses sintomas correspondem à deficiência de proteína ou quais são as verdadeiras causas.

Caso o pet esteja com um problema de saúde, a ração para cachorro talvez tenha que ser personalizada, como a medicamentosa. Além disso, é fundamental tratar a causa inicial do problema, ou seja, aquilo que resultou na deficiência de proteína.

Deficiência de vitaminas

As vitaminas, por sua vez, são chamadas micronutrientes. Mas não se deixe enganar pelo nome! Uma alimentação de cachorro rica em vitaminas é essencial para um bom funcionamento do organismo.
Existe uma série de vitaminas necessárias para a saúde de seu amigo peludo, entre elas:

  • A: relacionada à visão e à pele;
  • D: regula o metabolismo do cálcio e do fósforo;
  • E: reduz o envelhecimento celular precoce;
  • K: participa da coagulação do sangue e da metabolização das proteínas,
  • Complexo B: antioxidante, auxilia o sistema nervoso, a pele e a replicação celular, contribuindo para o crescimento dos tecidos

Viu como as vitaminas são importantes? A simples falta de vitamina D pode comprometer seriamente a qualidade de vida de seu pet. No entanto, não há motivos para preocupação. Assim como as proteínas, as vitaminas são obtidas em rações de qualidade.

“Os minerais e vitaminas são adicionados na ração através do premix”, explica o médico-veterinário da Petz, Dr. Felipe Gabriel. “É uma mistura homogênea de micronutrientes, simplificando a pesagem e melhorando a precisão das quantidades”, complementa.

Cachorro com um osso na boca

Sintomas da falta de vitaminas

Problemas no estômago, intestino ou rins, porém, podem atrapalhar o metabolismo dessas vitaminas. Entre os sintomas mais comuns da deficiência de vitaminas em cães, especialistas destacam:

  • imunidade baixa;
  • problemas de pele;
  • queda de pelos;
  • mudança na cor da língua;
  • apatia;
  • desmaios,
  • problemas neurológicos.

Como as vitaminas possuem diversas funções, tudo vai depender do tipo de nutriente faltante. O veterinário poderá notar a deficiência através de exame de sangue e outros testes.

O tratamento poderá envolver um suplemento de vitaminas e ração medicamentosa. Caso seja necessário, o veterinário também deverá tratar a causa inicial da deficiência de vitaminas no pet.

Ração: a melhor opção

A alimentação de cachorro é muito importante para a sua saúde. No entanto, temos sorte de encontrar ótimas opções de ração para cães de alta qualidade, que oferecem tudo que nossos amigos de quatro patas precisam.

Conforme explica o médico-veterinário especialista em nutrologia e metabologia animal, Dr. Eduardo Braghirolli, as rações são alimentos completos.

“Se estivermos falando de um alimento industrializado, de boa qualidade, não precisamos nos preocupar, pois eles são completos e balanceados”, afirma.

Ou seja, na hora em que estiver escolhendo o alimento ideal do seu filho de quatro patas, lembre-se que a melhor ração para cachorro é aquela com todos os nutrientes que ele precisa para ter uma vida saudável e feliz.

Cachorro pegando alimento da mão de uma pessoa.

Cuidando da alimentação do cachorro

Para nós pode parecer sem graça comer a mesma coisa todos os dias, mas a ração é o alimento ideal para nossos os pets. Na verdade, estudiosos relatam que uma boa ração é mais eficaz que qualquer outro alimento.

Esses produtos são preparados por especialistas, que colocam em sua composição tudo que seu amigo precisa. Com a ração, você tem a certeza que seu filho de quatro patas está ingerindo tudo o que precisa.

Ah, e não se preocupe com o sabor: os cães adoram uma boa ração! Se for variar a alimentação de cachorro, o ideal é oferecer um petisco, sempre com moderação.

Não se esqueça também de realizar visitas regulares ao veterinário para acompanhar a saúde de seu melhor amigo.

Quer garantir a melhor alimentação de cachorro para o seu filho de quatro patas? Na Petz você encontra uma grande variedade de rações e petiscos para todos os gostos! Acesse nossa loja virtual ou procure a unidade mais próxima a você!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog