Categories: Alimentação

Cachorro pode comer a casca da melancia ou só a polpa? Descubra!

Quem não gosta de uma melancia geladinha no calor do verão brasileiro? Nossos pets também amam! Essa fruta é saudável e tem poucas calorias, mas será que cachorro pode comer a casca da melancia? Descubra lendo este artigo!

A melancia tem sua safra entre os meses de novembro e fevereiro e é muito consumida no Brasil, sendo uma das frutas favoritas do país. Com todo esse sucesso, não é de se espantar de querermos oferecer a fruta também para nossos cães.

Os cães podem comer todas as partes da melancia?

A pergunta que o tutor acaba fazendo é, se possível, servir a fruta toda. Bem, a resposta é não. Embora possa parecer divertido ver o cão quebrando um grande pedaço da fruta, a casca de melancia e suas sementes podem trazer alguns malefícios para o animal.

Então, a resposta para a pergunta “cachorro pode comer casca de melancia?” é não. A casca contém muita fibra em sua composição, o que pode causar gases, constipação e até mesmo uma obstrução intestinal, uma vez que os cães não mastigam.

Já as sementes em excesso também serão uma grande fonte de fibra, podendo causar os mesmos problemas que a casca de melancia para cachorro. Claro que, sem querer, podemos dar uma ou outra semente, e o máximo que pode acontecer é vermos essas sementes nas fezes do pet.

Mas a melancia faz mal aos cães?

Não, o cachorro pode comer melancia sem problemas, desde que seja a polpa e sem as sementes — e com moderação! Entenda todos os benefícios dessa fruta deliciosa e hidratante:

  • ela é rica em potássio, cálcio, ferro e fósforo;
  • possui muitas vitaminas, como a C, B6 e A;
  • 92% de sua composição é de água;
  • a melancia não tem colesterol;
  • cada 100 g têm somente 30 kcal;
  • é quase zero gordura!

Como compartilhar essa maravilhosa fruta com o cachorro

Agora que você já sabe que o cachorro pode comer casca de melancia e passar mal, descasque a fruta e retire o máximo de sementes. Corte a polpa em pedaços pequenos e sirva ao pet.

Você pode fazer sorvete de melancia: corte a polpa, coloque no liquidificador com um pouco de água de coco e bata bem. Coloque em forminhas de gelo, leve ao freezer por duas horas e está pronto! Sirva os cubinhos como petiscos nos horários mais quentes do dia.

Quanto de melancia que pode ser dada ao dia para o cão?

A quantidade de melancia para cachorro não pode ultrapassar o valor de 15% das calorias diárias do cachorro. Por exemplo, um cão de 10 kg, de nível de atividade média, deve ingerir em torno de 600 kcal diárias.

Se o máximo é 15% de 600, temos que 90 kcal de melancia serem oferecidos ao dia. Sabendo que 100 g de melancia têm 30 kcal, o cachorro do nosso exemplo pode comer até 300 g da fruta por dia.

Caso o tutor não tenha uma balança de cozinha em casa, faça a seguinte proporção: uma xícara de melancia cortada em cubos tem aproximadamente 45 kcal. Então, no nosso caso, seriam duas xícaras de polpa ao dia, mas não ofereça tudo isso de uma vez!

Faça pequenas porções, duas a três vezes ao dia. No caso do sorvete, a água de coco acrescenta algumas calorias a mais, por isso, forneça por volta de 200 g ao dia para o cachorro do nosso exemplo.

Se o cachorro nunca comeu melancia, dê apenas um pequeno pedaço e observe se as fezes dele amolecem ou se ele apresenta vômitos. Caso essas alterações ocorram, é melhor não dar mais melancia para ele.

Outras frutas que podem ser dadas aos cães

Você já aprendeu que o cachorro pode comer casca de melancia e ter problemas gastrointestinais. Que tal ter uma lista de outras frutas que podem ser parte da dieta do pet? As frutas para cachorro são uma ótima fonte de vitaminas, fibras e minerais. Algumas podem ser oferecidas com a casca, mas nenhuma pode ser dada a eles com as sementes.

As bananas são ricas em potássio, cobre, biotina, fibras e pobre em colesterol e sódio. Os cães amam banana, e você pode oferecê-la congelada nos dias mais quentes. A maçã e a pera são frutas que os cachorros também gostam e são tão saudáveis quanto a banana.

O melão é tão rico e cheio de água quanto a melancia, mas um pouco mais calórico. O mamão também pode ser dado aos cães, mas, na primeira vez, ofereça um pouco e veja se não desanda o intestino dele.

O morango e a manga são frutas que os cães gostam muito, mas modere na dose por causa da quantidade de açúcar que elas contêm. O pêssego é rico em vitamina A e fibras, mas não dê o pêssego em conserva, pois é conservado em uma calda açucarada.

Gostou de saber que o cachorro pode comer casca de melancia e passar mal? Então, continue acompanhando o blog da Petz e fique por dentro de todas as novidades do mundo pet, confira!

marianapucci@gearseo.com.br

Recent Posts

Receita de bolo para cachorro: duas receitas para a comemoração desse dia especial

Que os cachorros são os melhores amigos do homem todo mundo já sabe, mas agora…

20 horas ago

Cera preta no ouvido do cachorro, o que pode ser?

Assim como qualquer animal, os cães também têm um pouco de cera de ouvido. Porém,…

2 dias ago

Por que seu cão come tanto e o que fazer para diminuir o problema

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Cachorro gordo e guloso. O que para muita gente…

2 dias ago

Manual do gato sociável

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Eles podem parecer durões, distantes e com instinto de…

2 dias ago

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus…

3 dias ago

Entendendo a lisencefalia: o que os tutores precisam saber

A lisencefalia, ou lissencefalia, é uma doença neurológica que pode afetar os cães e, mais…

4 dias ago