Saiba mais sobre as causas e os tratamentos para cachorro com diarreia

Postado por PETZ, em Atualizado em Aug 3, 2021

Bem-Estar
Saiba mais sobre as causas e os tratamentos para cachorro com diarreia
Tempo de leitura: 5 minutos

O tutor de um bichinho deve estar preparado para lidar com várias situações. Uma das mais comuns é cachorro com diarreia. É muito importante saber quais são as causas e como tratar o pet caso ele tenha esse desconforto no estômago, sempre contando com acompanhamento veterinário.

cachorro triste deitado

Para te ajudar a entender melhor sobre a diarreia em cachorro, o Blog da Petz separou todas as informações e dicas de cuidados com o bichinho. Afinal, o que mais queremos é que ele esteja sempre saudável e feliz. 

Mas, afinal, o que causa a diarreia?

Segundo o Dr. Ítalo Cássio, coordenador técnico da Petz e médico-veterinário especialista em emergência e terapia intensiva, as causas podem estar ligadas a: “verminoses, protozoários (giardíases), ingestão de corpo estranho, viroses (como a parvovirose), cinomose, gastroenterite de origem bacteriana (como a salmonela), alteração da microbiota (disbiose), alergias alimentares, entre outras”.

Além disso, para entender o que causa diarreia em cachorro, é importante avaliar a dieta diária do animal. Se essa rotina sofrer algum tipo de mudança brusca, pode acabar gerando desconforto no estômago do bichinho. Por isso, é essencial manter a alimentação dele sempre igual.

Como perceber que o cachorro está com diarreia?

Depois de entender as causas de diarreia em cachorro, está na hora de aprender a identificar os sintomas. O método mais fácil é avaliar as fezes do bichinho. Quando estão com esse problema por causa de mudanças na alimentação, elas têm uma aparência volumosa e mais pastosa. 

Agora, em casos ligados à giardíase, as fezes possuem mais volume, uma aparência parecida com a clara de ovo e um odor bem mais forte. A diarreia por intoxicação pode apresentar diferentes aspectos, já que compromete diferentes partes do intestino.

O Dr. Ítalo explica que “quando a mucosa é lesionada, pode haver melena — sangue digerido nas fezes, também chamado de fezes pretas — ou hematoquezia — hemorragia por via retal de cor avermelhada ou marrom”.

Outro detalhe que acaba dificultando a identificação do cachorro com diarreia é o tempo de duração da condição. Nos casos relacionados à alimentação, o desconforto costuma durar de 24 a 48 horas. Já em infecções por giárdia, a doença só para com o tratamento correto.

Quais riscos a diarreia traz para os cães?

O desconforto causado por essa doença é representado em sinais como cólicas intestinais, rigidez abdominal, gases e frequente vontade de fazer as necessidades. Isso por si só já consegue causar uma chateação no cachorro com diarreia, mas o risco não para por aí.

O Dr. Ítalo explica que “a perda de água pode provocar desidratação, com carência de micronutrientes, desencadeando desequilíbrio eletrolítico, com eliminação de proteínas, gorduras e carboidratos”. Ou seja, essa doença pode causar destruição e, em casos mais graves, levar o bichinho a óbito. 

cachorro com diarreia

Por isso, é importante que, ao identificar os sintomas, o tutor leve o bichinho a um veterinário. Ele poderá ensinar como hidratar cachorro com diarreia e qual dieta seguir em todos os tipos de casos relacionados a essa doença.

Como o diagnóstico da diarreia é realizado?

O diagnóstico do cachorro com diarreia é feito para identificar as causas e o tratamento adequado para cada caso. Todo esse procedimento começa com uma anamnese, ou seja, uma entrevista com o tutor, seguida de uma avaliação física e exames complementares.

O especialista diz que “geralmente, são solicitados exames de imagem, como ultrassom, para verificar se há lesões em alças intestinais, estômago e outros órgãos, além de testes de sangue para verificar o estado geral do paciente”. Uma das maiores aliadas é a avaliação das fezes (exame coproparasitológico).

Quais são os tratamentos para a diarreia?

Se você já se perguntou “o que dar para cachorro com diarreia?”, não se preocupe. Vamos te ajudar a entender quais são os melhores tratamentos. Tudo depende muito da causa que origina o problema. 

Remédios

É importante lembrar que as medicações devem ser sempre indicadas por um profissional. O tutor não pode dar remédios para o cachorro com diarreia sem saber se aquilo é prejudicial à saúde do bichinho.

O veterinário Dr. Ítalo explica que “no tratamento, nós auxiliamos o organismo do pet a eliminar esse agente por meio de enemas, antibióticos, quando necessário, e medicações que reduzem as cólicas e a sensibilidade abdominal, dependendo da causa da diarreia”.

Dieta

Se estiver pensando em mudar a dieta do bichinho, sempre procure a orientação de um veterinário. Como já mencionamos, uma alimentação diferenciada, inserida de forma brusca no cotidiano, pode levar a casos de cachorro com diarreia. 

É importante sempre deixar água fresca disponível para o bichinho. O Dr. Ítalo ainda dá uma dica valiosa: “água de coco é uma opção que os cães aceitam bem. Ela tem potássio e ajuda a repor a substância que está sendo perdida”.

Existe algum jeito de prevenir casos de diarreia?

Sim, existem algumas medidas para prevenir casos de cachorro com diarreia. O primeiro passo é sempre deixar a carteira de vacinação e a vermifugação do pet em dia. Aliado a isso, é importante levar o bichinho para check-ups anuais. 

Como citamos, é essencial manter uma dieta balanceada e sem mudanças muito drásticas. Existem vários produtos para complementar a alimentação do bichinho, como petiscos e bifinhos. Você também pode aprender algumas receitas especializadas para os pets, mas lembre-se: sempre com orientação médica!

cachorro deitado triste

Viu só? Não existe mistério na descoberta e no tratamento de cachorro com diarreia. Agora que você já entende tudo do assunto, por que não aproveita os produtos do pet shop on-line da Petz? Temos itens para você mimar o bichinho com tudo que ele merece. Se preferir, visite uma das nossas lojas físicas!

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *