Cachorro pode comer beterraba?

Postado por PETZ, em Atualizado em Feb 11, 2021

Alimentação
Cachorro pode comer beterraba?
Tempo de leitura: 3 minutos

Quando o assunto é alimentação saudável, os primeiros alimentos de que muita gente se lembra são as verduras, frutas e legumes. Como consequência, muitos tutores acreditam não haver problemas em oferecer esse tipo de alimento aos cães, perguntando-se, por exemplo, se cachorro pode comer beterraba

No entanto, saiba que as coisas não são tão simples assim. Algumas frutas, verduras e leguminosas são prejudiciais e até tóxicas para os cães. Além disso, mesmo alimentos permitidos podem desencadear problemas de saúde quando consumidos em excesso. Continue lendo e descubra se cachorro pode comer beterraba!

Afinal, pode dar beterraba para cachorro?

O cachorro pode comer beterraba crua ou cozida, mas para cães cuja alimentação é baseada em rações comerciais de qualidade, em geral, não é recomendado oferecer o alimento.

Isso porque as rações já são desenvolvidas com todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo dos cães sem necessidade de qualquer tipo de suplementação.

Outro bom motivo para evitar dar beterraba para cachorro é que dependendo do estado de saúde do seu amigo, ela pode contribuir para o surgimento ou piora de problemas de saúde.

Começando pelos problemas renais, a beterraba é muito rica em oxalato, substância associada ao surgimento de pedras nos rins e na bexiga em cães predispostos ao quadro. Já a acidez da beterraba pode irritar o sistema gastrointestinal de indivíduos mais sensíveis. 

Por fim, como diversas outras raízes tuberosas, a beterraba também é muito rica em açúcares. Em grandes quantidades, contribui para aumento de peso e problemas de saúde, como diabetes.

Beterraba na alimentação caseira

O fato de a beterraba ser potencialmente prejudicial à saúde dos cachorros não quer dizer que ela nunca possa ser oferecida a eles. Em alguns casos específicos, pode dar beterraba para cachorro, como quando é incorporada na alimentação caseira prescrita por veterinário.

Cachorro pode comer beterraba cozida ou crua, mas isso só é possível pois a beterraba é muito rica em fibras e em minerais, como cálcio e fósforo. Porém, é importante notar que a beterraba não é um alimento usual para a alimentação dos cães. 

Além de rica em açúcares e em oxalato — cujos riscos já vimos neste texto —, a principal vitamina da beterraba é justamente a vitamina C. Esta já é sintetizada naturalmente pelo organismo dos cães no fígado, a partir da glicose. 

Seja como for, não apenas no que diz respeito à beterraba, mas a todos os alimentos, é indispensável que a dieta à base de refeições caseiras seja prescrita por um veterinário, de preferência especialista em nutrição. 

Sendo assim, cachorro filhote pode comer beterraba, adultos e seniores também, mas somente com a autorização de um veterinário. Do contrário, é grande a chance de seu amigo acabar sofrendo com o excesso e/ou com a falta de determinados nutrientes.

Meu cachorro comeu beterraba, e agora?

Se o seu amigo de quatro patas acabou comendo beterraba acidentalmente, não é preciso entrar em desespero. Ao contrário de outros alimentos, como as uvas, a beterraba não é tóxica para os cães. Mesmo assim, fique atento a possíveis reações adversas. 

Como visto, a acidez da beterraba pode provocar desconfortos gastrointestinais, como diarreia e dores abdominais. Falando da eliminação do alimento pelo organismo, o pigmento presente na beterraba tende a deixar as fezes e a urina mais avermelhadas. 

Vômitos e/ou diarreias acompanhados de outros sintomas, como prostração, falta de apetite persistente, perda de peso e outros, podem ser sinal de obstrução intestinal (mais comum nos casos em que a beterraba é ingerida crua). Em caso de suspeita, um veterinário deverá ser consultado imediatamente. 

Gostou de saber se cachorro pode comer beterraba? No blog da Petz, veja outros alimentos indicados e proibidos para os cães e outros animais. Assim, você garante toda a saúde necessária!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *