Alimentação

Cachorro pode comer castanha de caju? Confira se é permitido

Publicado em 03 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

Será que o seu cachorro pode comer castanha de caju? Sabemos que elas são uma delícia e um ótimo petisco para o nosso dia a dia pelos benefícios que apresenta. Porém, na hora de cuidar da alimentação do seu pet pode surgir a dúvida quanto a essa oleaginosa. 

Cachorro labrador em gramado com a língua de fora

Para você ficar por dentro do assunto, acompanhe o conteúdo do blog da Petz e descubra se a castanha está entre as comidas que fazem mal para cachorro. É sempre bom ter em mente o que é permitido e o que é proibido para seu amigão de quatro patas!

Castanha de caju 

Você sabia que o caju não é o fruto do cajueiro? Aquilo é somente um pseudofruto. A castanha é a fruta real dessa árvore. Muito comum na região nordestina do Brasil, o nome dela significa “noz que se produz”, em tupi. 

Curioso, não é mesmo? A castanha é consumida no país todo por seus valores nutricionais e por ser um bom petisco na dieta. Além disso, é uma boa pedida em saladas e lanches. Os especialistas recomendam que a quantidade a ser consumida diariamente não pode ultrapassar cinco unidades. 

Benefícios da castanha

Já sabemos que ela é saborosa, agora vamos comentar um pouco sobre os benefícios que a castanha de caju tem. Confira:

  • é boa para o coração: aumenta o colesterol considerado benéfico e diminui o ruim;
  • ajuda o sistema imunológico: com as vitaminas A e E, junto ao zinco, ela aumenta a resistência do sistema imune;
  • cuida da pele e da memória: selênio, cobre e, novamente, a vitamina E favorecem os benefícios para a pele, cabelos e unhas. Esses nutrientes também ajudam a memória; 
  • previne o envelhecimento: os antioxidantes impedem que os radicais livres ajam no corpo, evitando os sinais do envelhecimento. 

Só coisa boa, né? É por isso que a castanha é sucesso por onde passa, e muita gente gosta de consumi-la diariamente. Mas e os nossos cãezinhos, será que cachorro pode comer castanha de caju e aproveitar os benefícios desse fruto? 

Castanha de caju para cães 

O cachorro pode comer castanha de caju, porém, é preciso seguir alguns pré-requisitos antes de oferecer o alimento para o seu peludo. Essa fruta contém uma substância que pode ser intoxicante para os peludos, chamada de Urushiol.

Ela é um verdadeiro perigo, e se o seu cãozinho entrar em contato com a substância, pode ser de extremo risco. Então, para retirar esse “veneno” e dar a castanha de caju para o cachorro ela precisa estar torrada. 

É preciso retirar a casca da castanha, prepará-la da maneira citada, sem sal, para que seja um alimento seguro para o peludo. Não é muito indicado fazer o cozimento da fruta, e vamos explicar o porquê.

Além de tomar cuidado com a substância tóxica presente na castanha, é preciso se atentar à quantidade oferecida a ele. Esse petisco é bastante gorduroso para os animais, contendo muitas calorias e potássio. 

Cachorro se alimentando em pote de ração

Isso, em grande quantidade no corpo do bichinho, pode acarretar em outras doenças, como aumento do colesterol, obesidade e problemas urinários. Então, pode dar castanha para cachorro, mas é preciso estar atento a diversos fatores. 

Nesse sentido, pode ser mais vantajoso escolher outras opções de petiscos e frutas que estão liberadas à vontade para os bichinhos. Aqui, no blog da Petz, você encontra vários alimentos permitidos para os cães, seja para pequenas ou grandes refeições. Tudo com orientação de um especialista!

Por fim, o estado de conservação da castanha de caju também deve ser observado atentamente. Verifique se não há mofo no alimento, pois ele costuma envelhecer rapidamente, estragando e não podendo ser consumido por ninguém. 

Castanha-do-Pará

A castanha-do-Pará tem algumas diferenças em relação à castanha de caju. A primeira tem mais fibras, cálcio e magnésio. A segunda não tem tantas calorias quanto a anterior. E o sabor das duas é incrível!

No entanto, em especial, a castanha-do-Pará é ainda menos indicada, pois pode causar doenças no estômago a longo prazo. Também é uma causa das gorduras presentes no alimento, sendo este um dos fatores que explicam porque o cachorro pode comer castanha de caju, mas bem moderadamente.  

Se puder, evite dar castanha para cachorro e, se quiser oferecer, opte por poucas quantidades da castanha de caju. Como dito anteriormente, o ideal é escolher outros petiscos para o seu amigo de quatro patas. 

Opções de petiscos

Que tal escolher oferecer para o seu cachorro petiscos como maçã sem casca, morango, brócolis cozido, o próprio caju puro, melão e melancia? Todos esses são permitidos e proporcionam muitos benefícios à saúde e à dieta do seu amigão!

Tudo sobre a alimentação dos cães está no blog da Petz!

Imagine poder acompanhar dicas de alimentação e muito mais para cuidar do seu peludo. Seria ótimo, não é mesmo? Aqui, no blog da Petz, é possível, pois você vai encontrar muitos conteúdos completos com tudo sobre os bichinhos domésticos, animais silvestres e muito mais.

Pote com castanha de caju

Agora você já sabe se o cachorro pode comer castanha de caju e quais são alguns dos petiscos seguros para ele. Aproveite e converse com o veterinário sobre qual seria a melhor dieta de acordo com as características do seu amigo de quatro patas. Cuide do seu bichinho com a ajuda da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog