Categories: Alimentação

Cachorro pode tomar chá de espinheira-santa?

Você já ouviu falar que os cães podem receber remédios alternativos? Isso acontece algumas vezes, mas exige o acompanhamento do médico-veterinário. Porém, essa possibilidade levanta algumas dúvidas sobre o que oferecer. Por exemplo, é possível querer saber se cachorro pode tomar chá de espinheira-santa.

Às vezes, quando um chá oferece alívio, é comum achar que a bebida vai ter o mesmo efeito nos companheiros caninos. Porém, nem sempre é assim. Isso porque eles possuem um sistema digestivo completamente diferente do humano e não lidam do mesmo jeito com alguns alimentos.

Por isso, entender se o cachorro pode tomar chá de espinheira-santa é importante antes de oferecer a bebida ao seu animalzinho. Assim, caso você esteja em dúvida e queira saber mais sobre o assunto, podemos ajudar!

No conteúdo a seguir, falamos sobre os efeitos do chá para cachorro, além de mostrar como a espinheira-santa pode ser boa ou não para o cão. Dê uma olhada e fique por dentro do assunto.

O chá de espinheira-santa faz mal?

Se for oferecido em pouca quantidade, o cachorro pode tomar chá de espinheira-santa. Isso porque, em excesso, o metabolismo do pet pode não lidar muito bem com a bebida, exigindo uma visita ao veterinário.

Assim, a regra é sempre moderação! Inclusive, caso você faça chá de espinheira-santa em pouca quantidade para o seu cachorrinho, a bebida vai agir como uma proteção gástrica extra. Porém, para um animal com estômago mais sensível, uma dica é consultar o veterinário antes de qualquer decisão.

Além disso, o cachorro pode tomar chá de espinheira-santa sem qualquer tipo de adoçante. Isso quer dizer que você não deve acrescentar nada ao líquido, deixando ele da maneira mais orgânica e saudável possível.

Quais chás podem ser ingeridos por cachorros?

Essa informação é pouco conhecida entre os tutores de cães, mas o cachorro pode tomar chá. Porém, como mencionado, a moderação é a peça chave para qualquer tipo de adição na alimentação do animal.

Em alguns casos, além de ser um mimo, a bebida pode até ser recomendada, sabia? Isso porque o chá de ervas pode trazer efeitos benéficos à saúde dos pets, principalmente se ele for indicado pelo médico-veterinário. Veja quais são as opções a seguir.

  • Hortelã: combate o mau hálito, ajuda a descongestionar as vias aéreas e otimiza a digestão;
  • Erva-doce: alivia os gases e ajuda na ansiedade;
  • Boldo: possui ação laxante, combate os gases e estimula a produção de bile;
  • Gengibre: é anti-inflamatório, analgésico e termogênico;
  • Moringa: regula a glicemia e controla a pressão arterial;
  • Valeriana: contém ação sedativa;
  • Neem: alivia a gastrite e oferece efeito cicatrizante e imunoestimulante;
  • Canela: controla a glicemia;
  • Melissa: ajuda na insônia e acalma.

Além de todos esses tipos, o chá de camomila para cachorro é uma excelente opção. Principalmente se você tem um cão ansioso, que sofre de insônia ou problemas digestivos.

Chás proibidos aos cães

O cachorro pode tomar chá de espinheira-santa e outras ervas. Porém, é importante saber que algumas opções precisam ficar afastadas. Pegue o lápis e o papel para anotar as seguintes dicas:

  • os chás que possuem cafeína precisam ser evitados, já que aumentam a frequência cardíaca e podem causar intoxicação. Entre eles, estão: chá-verde, chá-preto, chá-mate e chimarrão;
  • as infusões também precisam ser evitadas, principalmente aquelas que contêm chocolate ou cacau.

Como servir?

Servir um pouco é o ideal para o cachorro. Porém, qual é essa medida? O mais indicado é consultar o médico-veterinário. Contudo, caso você queira uma dica, veja a nossa sugestão abaixo:

  • cachorros até 5 kg: 30 mL;
  • cachorros de 5 kg a 10 kg: 50 mL;
  • cachorros de 10 kg a 20 kg: 80 mL;
  • cachorros acima de 20 kg: de 100 mL a 120 mL.

Em relação à quantidade por semana, você pode oferecer de duas a três vezes. Contudo, ao notar que o seu animalzinho não aceitou muito bem a erva, é melhor escolher outro tipo de bebida.

Chás podem ser usados topicamente

Você sabia que os chás também podem ser usados de outras formas pelos cachorros? Sim! Principalmente em tratamentos mais específicos, como a limpeza dos ouvidos ou dos olhos.

Inclusive, isso pode ser feito no primeiro banho do filhote. Isso porque as ervas oferecem um efeito calmante para a pele do cachorrinho, ainda mais ao escolher o chá ideal para o tipo de procedimento.

Agora, para lavar os olhos ou os ouvidos do animal, saiba que o chá oferece propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e antialérgicas. Não há nada melhor, não é mesmo?

Essa é uma solução natural para deixar o seu cachorrinho feliz, limpinho e saudável. Assim, é possível oferecer vários benefícios para o seu cachorro com o chá de espinheira-santa e outras ervas.

Quer saber mais sobre o mundo pet? Acesse o nosso blog! Agora, caso esteja interessado em um espaço dedicado ao seu cãozinho, com produtos só para ele, conheça o site da Petz. Nele, você encontra um universo feito exclusivamente para os animais.

marianapucci@gearseo.com.br

Recent Posts

Receita de bolo para cachorro: duas receitas para a comemoração desse dia especial

Que os cachorros são os melhores amigos do homem todo mundo já sabe, mas agora…

18 horas ago

Cera preta no ouvido do cachorro, o que pode ser?

Assim como qualquer animal, os cães também têm um pouco de cera de ouvido. Porém,…

2 dias ago

Por que seu cão come tanto e o que fazer para diminuir o problema

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Cachorro gordo e guloso. O que para muita gente…

2 dias ago

Manual do gato sociável

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Eles podem parecer durões, distantes e com instinto de…

2 dias ago

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus…

3 dias ago

Entendendo a lisencefalia: o que os tutores precisam saber

A lisencefalia, ou lissencefalia, é uma doença neurológica que pode afetar os cães e, mais…

4 dias ago