Alimentação

O que você precisa saber sobre comedouro interativo

Ser um tutor apaixonado é estar antenado às novidades que chegam no mundo dos pets. O mercado está superabastecido de produtos para atender aos animais da melhor forma. Um deles é o comedouro interativo, pensado para impedir que, ao se alimentar, o bichinho coma porções grandes de uma vez só.

Em outras palavras, se você percebe que a comida está sumindo do potinho rapidamente, o comedouro interativo é uma pedida. Afinal, ao comer rapidamente, o cachorro pode ficar acima do peso.

Assim, se você quer ajudar o seu companheiro a não passar por problemas de saúde por conta dos quilos extras, este artigo é para você! A seguir, confira os benefícios do comedouro interativo para a saúde e analise se essa aquisição realmente vale a pena.

Para que serve um comedouro interativo?

Como o próprio nome diz, esse tipo de comedouro foi pensado para interagir com o animal na hora da alimentação, apresentando obstáculos que não o deixam pegar uma grande quantidade de ração ao mesmo tempo.

Também chamado de comedouro lento interativo, ele serve como quebra-cabeças para os bichinhos. Afinal, para o pet comer, é preciso conseguir tirar o grão de ração do obstáculo.

Sabia que o comedouro interativo para pet também é uma excelente maneira de entreter o seu peludinho? Isso porque o item é capaz de estimular o cérebro do animal, já que ele precisa resolver o desafio para ser recompensado com o aperitivo.

Esse é comedouro interativo porque, fisicamente, é uma espécie de tigela com pontas que dividem a área onde a ração é colocada. Essas pontas atuam como obstáculos que dão um pouco de trabalho aos cães, impedindo que eles ingiram porções excessivas.

Comer de maneira errada pode resultar em obesidade

Nas últimas décadas, foi possível registrar um aumento expressivo de cães com sobrepeso ou obesos, chegando a 30% a 50% em diversos países. É o que mostra a tese de doutorado da Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária.

As causas são velhas conhecidas, inclusive por nós, seres humanos: alimentação inadequada e falta de exercícios físicos. O fato de o animalzinho comer além do necessário e não gastar o excesso das calorias o torna obeso e propenso a doenças ósseas, cardíacas, circulatórias, hepáticas e pancreáticas.

Nesses casos, o grande desafio dos tutores é fazer com que o cãozinho ou o gatinho se controle e se alimente na medida certa. Portanto, o comedouro interativo para cães e gatos é uma saída para superar esse desafio, e o melhor: sem sofrimento.

Esse tipo de comedouro também colabora para tirar o animal do sedentarismo, já que o esforço físico despendido para ter acesso ao alimento pode se transformar em uma brincadeira, que exige gasto energético diário.

Saiba como o comedouro pode ser bom para cães ansiosos

O comedouro interativo também possibilita que animais ansiosos comam mais pausadamente, evitando transtornos alimentares. Mastigar e engolir a ração sem pressa pode parecer atos difíceis para muitos cães e gatos, mas, como vimos, não é impossível.

Uma das causas para a obesidade nos animais é o hábito de comer muito rápido. Isso pode gerar vários transtornos, como má digestão, vômitos e gases. Ingerir o alimento muito rapidamente deixa o pet propenso ao inchaço alimentar — quando engole o ar junto da comida — provocando o bloqueio respiratório.

O comedouro interativo para gatos e cachorros pode ser um forte aliado no combate a esse mau hábito alimentar. Com obstáculos no acesso à comida, a “hora do rango” tende a se prolongar, assim como os atos de mastigar e engolir.

Diferenças entre brinquedo e comedouro interativo para cães

Pode até parecer que os brinquedos que permitem a adição de alimentos na parte interna e o comedouro interativo são a mesma coisa, mas não é verdade. Ambos estimulam o gasto de energia, porém a finalidade não é a mesma.

Diferentemente dos brinquedos, nos comedouros especiais, a comida fica à disposição do pet, mesmo que ele ainda precise se esforçar para acessá-la. Nesse sentido, por mais que pareça diversão, o objetivo do cão é se alimentar.

Diante de tantos benefícios, você já deve ter percebido que a aquisição desse tipo de comedouro para cachorro é um grande investimento para a saúde física e mental do seu pet, não é mesmo? 

Ele transforma a alimentação diária em um momento prazeroso por ser desafiador, educativo, ensinando o seu amigo fiel a ter mais controle sobre os impulsos, e saudável, fazendo com que a ingestão da comida ocorra na medida certa.

Interessante, não é mesmo? Assim, agora que você já sabe o que é comedouro interativo, que tal ter um em casa e estimular o seu companheiro peludinho? A gente pode ajudar!

No site da Petz, você encontra diversos modelos de comedouro interativo e muitos outros acessórios incríveis para o seu bichinho. Acesse a nossa plataforma e encontre tudo de que precisa para o seu animalzinho viver feliz, saudável e descansado.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Periquito pode comer pepino? Como garantir uma alimentação balanceada?

Quem é apaixonado por aves gosta de ver o animal bem, com penas de cores…

9 horas ago

Canário-belga pode comer alface? Descubra de uma vez por todas!

Amantes de verduras e de aves podem se deparar com a dúvida: canário-belga pode comer…

1 dia ago

Canário-belga pode comer pepino e outros legumes?

Se você é tutor de uma ave, já deve ter se perguntado algumas vezes sobre…

2 dias ago

Por que os gatos não gostam de algumas pessoas? Descubra!

Ao contrário do que muitos acreditam, os felinos são sociáveis, sim, e gostam de estar…

3 dias ago

Mundo dos mamíferos: descubra por que coelho arranca pelo!

Observar que um animal tão peludinho e fofo está ficando careca é preocupante, ainda mais…

4 dias ago

Cachorro com barriga inchada, o que pode ser?

Cachorro com barriga inchada pode deixar o tutor preocupado, e não é para menos. Afinal,…

5 dias ago