Alimentação

Alimentos para cachorro: a ração muda de acordo com a raça?

Publicado em 16 de fevereiro de 2019

Tempo de leitura: 4min

Que atire a primeira pedra o tutor que nunca teve dúvida na hora de comprar a alimentos para cachorro! Afinal, mesmo dentro de uma única categoria de ração, como a super premium, é possível encontrar diversas opções.

Nesse cenário, como saber se a melhor ração para o pet é aquela voltada para o porte e a idade, ou a outra, desenvolvida especificamente para a raça dele?

Embora a dieta para cães deva sempre ser recomendada por um médico-veterinário, nós conversamos com um especialista para descobrir o que muda entre as rações.

alimentos para cachorro

Ração para raças: por que elas são desenvolvidas?

Quem caminha pelos corredores da Petz vê diversas opções de rações desenvolvidas para diferentes raças de cão e gato. Pode parecer frescura, mas há muita ciência por trás disso.

“A necessidade surgiu quando pesquisadores observaram que a nutrição pode ajudar a tratar ou a prevenir doenças que são recorrentes em raças puras”, explica o Dr. Eduardo Braghirolli, médico-veterinário especialista em nutrição e metabologia animal.

Como exemplo, ele cita o caso do Pastor Alemão, raça com tendência a desenvolver problemas articulares, com destaque para a displasia coxofemoral. “Quando corretamente formulada e suplementada, uma ração pode auxiliar no tratamento desse problema”, diz o Dr. Eduardo.

Outro exemplo é o caso de raças com maior predisposição a desenvolver problemas de pele, como o cocker spaniel e o Shih-Tzu. Segundo o especialista, essas e outras raças se beneficiam de dietas formuladas com níveis mais altos de ômega e de determinadas vitaminas e minerais.

alimentos para caes

Ração para raça x ração para porte: qual é mais indicada?

As rações específicas para raças sempre são consideradas super premium. Isso significa que, para produzi-las, são utilizados somente ingredientes de alta qualidade, o que garante a esses produtos uma ótima digestibilidade e um eficiente aproveitamento.

Já as rações formuladas conforme o porte do animal podem ser standard, premium ou super premium, tendo variados níveis de qualidade dos componentes e de eficiência de absorção.

E na comparação de uma super premium destinada a um determinado porte com uma ração elaborada para a raça do animal? Qual delas leva vantagem?

“As rações de raças específicas são o que há de melhor quando o assunto é tecnologia nutricional e atendimento a necessidades específicas”, diz o Dr. Eduardo. “Por isso, sempre que for possível optar por uma dieta específica para a raça, eu recomendo que os tutores façam isso.”

alimentos para cao

Posso oferecer a ração de determinada raça para um cão de outra raça?

Essa é uma tentação frequente, afinal, se o produto pode estimular a circulação sanguínea e favorecer o crescimento de pelos de um golden retriever, por exemplo, por que seria diferente com um SRD de pelo longo?

De acordo com o nutrólogo, no entanto, a prática é arriscada e deve ser evitada. Isso porque, por terem níveis mais altos de determinados nutrientes, o uso prolongado dessas rações pode ter o efeito contrário em raças que não precisam desses aportes nutricionais. “Excessos, quando não necessários, se tornam prejudiciais”, diz o Dr. Eduardo.

De fato, o correto é que, antes de o tutor aderir a um determinado tipo de ração para cachorro, todos os cães sejam avaliados por médicos-veterinários, mesmo que sejam de raças para as quais há alimentos no mercado, já que as necessidades variam entre os indivíduos, de acordo com os hábitos e estado de saúde deles.

Agende agora uma consulta na clínica Petz mais próxima a você e garanta a saúde e bem-estar de seu pet! Não deixe de adquirir as melhores opções de alimentos para cachorro no nosso Pet Shop on-line. Aproveite!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog