»
»
»
Pastor-alemão

GUIA DE RAÇAS
Pastor-alemão

Neste guia você vai encontrar:

Instinto de lealdade e obediência

CBKC - Grupo 01

São cães fiéis, ágeis e de excelente faro

O cachorro Pastor-alemão certamente é um dos mais elegantes e ativos cães. Apesar de ser capaz de amedrontar quem não o conhece, é muito dócil com seus tutores e, se bem treinado, é brincalhão quando permitido.

Muito obediente, está sempre alerta para proteger a casa e a família, cumprindo sua fama de leal o tempo todo. Se acostumado desde cedo, pode ser uma excelente companhia a crianças e se dará muito bem com outros animais.

Certamente resignação e lealdade são suas principais características, mas são capazes de alegrar muito a casa com brincadeiras enérgicas e animadas!

Condição física

Antes de saber em detalhe tudo sobre Pastor-alemão, é importante ficar por dentro das necessidades que esse pet tem quanto à rotina. Por serem muito ativos, de caça e pastoreio, os Pastores-alemães precisam se exercitar diariamente, correr e fazer atividades que exijam sua inteligência e perspicácia para evitar o tédio. Caminhadas e brincadeiras com os tutores são ótimas práticas!

Está no DNA do cãozinho não se intimidar em hipótese alguma e, como um grande guardião, sempre está atento para avisar seus tutores sobre qualquer barulho incomum ou até mesmo uma invasão em seu lar.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Pastor-alemão

Média de Altura

Média de altura do Pastor-alemão

Média de Peso

Média de peso do Pastor-alemão

Nível de Fofura

Nível de fofura do Pastor-alemão

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Pastor-alemão

Destaques e curiosidades

Apesar de ter a necessidade de fazer atividades físicas diariamente, o Pastor-alemão tem um temperamento muito equilibrado, é dócil e muito obediente. Certamente, com um bom treinamento, não terá dificuldades no dia a dia com ele e tudo será muito divertido!

Os Pastores-alemães são cães corajosos, disciplinados, inteligentes e extremamente fiéis. Sempre em alerta, eles são capazes de defenderem com unhas e dentes seus tutores ao menor sinal de perigo. Por ser trotador, o cão aguenta bem esforços prolongados e exercícios físicos intensos. Seu excelente faro é muito útil para serviços policiais de rastreamento.

Herbert Hoover, então presidente dos Estados Unidos, também era amante da raça e em 1930 foi tutor do King Tut, que, inclusive, o ajudou a ter a imagem de alguém mais acessível. Os Pastores ficaram ainda mais populares no país por terem ajudado no salvamento de vítimas do ataque ao World Trade Center, em 2011.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o soldado americano Lee Duncan salvou um filhotinho de Pastor-alemão na França e o levou para Los Angeles, onde foi treinado e transformado em um dos cães mais famosos: o Rin Tin Tin. As diversas séries e filmes em torno da imagem do pet salvou a Warner Bros da falência.

Pastor-alemão guia raças

A História do Pastor-alemão

Origem

Há registros de um cão parecido com o Pastor-alemão, mas com pelos mais claro, na Alemanha no século XII. Mas somente 7 séculos depois que o capitão Max Von Stephantiz começou a cruzar cães pastores para alcançar uma raça que fosse atlética, inteligente e hábil.

Migração

A intenção era que a raça servisse como cão de pastoreio, mas com a industrialização da Alemanha, essa função tendia a desaparecer. Von Stephantiz então convenceu o governo alemão a utilizar o cão em trabalhos policiais e no serviço militar.

Ofícios

O Pastor-alemão serviu como mensageiro da Cruz Vermelha durante a Primeira Guerra Mundial, trabalhando no resgate, proteção, no abastecimento e como sentinela. Nesse período os americanos reconheceram a bravura e inteligência da raça e os adotaram também.

Reconhecimento

Após a guerra, tudo que remetesse aos alemães ficou estigmatizado e, em 1917, o American Kennel Club (AKC) não aceitou o nome da raça e, na Inglaterra, ele foi batizado de Alsatian Wolf Dog. Em 1931, a AKC voltou a utilizar o nome de Pastor-alemão e, em 1977, o British Kennel Club também.

Os descendentes dos Pastores-alemães

Von Stephanitz se dedicou a desenvolver ainda mais a raça para reduzir a tendência a mau comportamento e problemas bucais, por exemplo. Entretanto, os criadores de Pastor-alemão americanos prezavam a sua beleza. Porém, hoje em dia as habilidades da raça voltaram ao foco de seus criadores.

Pastor-alemão guia raças

Características físicas

O Pastor-alemão é bem vigoroso e musculoso, seus membros anteriores são retos e paralelos e os posteriores são levemente inclinados, com coxas bem potentes e jarretes desenvolvidas e firmes. A mordedura dessa raça é em tesoura, compondo um maxilar muito forte. Suas orelhas são eretas, pontiagudas e alinhadas, traduzindo sua atenção constante.

CA espécie pode ter pelos longos ou curtos, com camada dupla. Em ambos os casos têm subpelo e a pelagem é preta, com marcas marrom avermelhado, marrom e amarela, até a cinza claro. Pode ser preto unicolor ou cinza com um sombreado mais escuro e possui máscara e manto pretos.

Conheça rações para Pastor-alemão

Personalidade

Os Pastores são extremamente protetores com seus tutores e muito atenciosos, amam servir e tem uma forte tendência a obediência. No entanto, também são muito enérgicos e precisam gastar toda essa energia de maneira suficiente todo dia, em ambientes espaçosos ou fazendo exercícios.

Convivência

A característica de obediente e astuto fez do Pastor-alemão o cão ideal para trabalhos policiais, como rastreamento de pessoas e drogas ilícitas. Mas até hoje é a raça ideal para guardar um rebanho, sua função originária

Socialização

Além disso, é um excelente cão de companhia, extremamente fiel aos tutores, com temperamento firme e equilibrado. Lembre-se de que há mais chances de escolher um cão com tais características se adquirir em um canil Pastor-alemão confiável.

Muito brincalhão, realizar diversas brincadeiras com o pet pode ser uma das formas mais simples de socialização do animal com outras pessoas. Caso o seu cãozinho apresente dificuldades, é importante contar com um profissional para auxiliar no treinamento de interação.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Essa raça tem a tendência a perder pelos durante o ano todo e muda a pelagem duas vezes ao ano. Para isso, não há nenhuma solução que evite, entretanto é indicado que escove o cachorro de duas a três vezes por semana. Isso ajudará a remover os pelos soltos que podem ficar presos. Aqui, no Pet Shop da Petz, você encontra os melhores modelos de escova para que seu pet não fique incomodado.

Independentemente da raça, é aconselhável que acostume o pet ao processo de escovação desde pequeno, sempre com muito zelo e paciência, para que ele não acabe associando a prática a algo ruim ou um castigo.

Escovação dos Pelos do Pastor-alemão

Higiene

O banho é parte essencial na higiene de qualquer pet, entretanto deve-se ter cuidado com a frequência para não acabar removendo os óleos saudáveis e naturais dos pelos. No caso do Pastor-alemão, ele costuma ser um pet bastante limpo e inodoro, por isso é indicado que só dê banho nele quando realmente for necessário.

Geralmente os cães dessa raça mantêm as unhas em um tamanho bom só de correrem e brincarem em pisos mais ásperos, entretanto, se sua casa não tem essa disponibilidade, é recomendado que corte as unhinhas do pet para evitar incômodos e acidentes. Nunca se esqueça também de conversar com um veterinário para que ele avalie o caso do seu peludo e certifique de que os cuidados descritos aqui são suficientes para ele.

Verifique os ouvidinhos do seu pet semanalmente. Caso identifique sujeira, vermelhidão, ou um mau odor, leve a um especialista! Esses podem ser sinais de infecção. Mas, uma dica que pode ajudar a evitar problemas como esse é higienizar uma vez por semana a região utilizando um algodão umedecido com um produto suave e de pH equilibrado.

Os Pastores-alemães amam mastigar, sendo assim você pode oferecer a eles brinquedinhos que também ajudem a remover o tártaro, principalmente dos molares posteriores. Lembre-se de escovar os dentes com uma escova macia e pasta apropriada, afinal, isso auxiliará a manter as gengivas e dentes em boas condições.

Cuidados com a saúde do Pastor-alemão

Todo cachorro possui características morfológicas específicas que podem ser peças-chave para o desencadeamento de doenças. No caso do Pastor-alemão, as doenças mais comuns são displasia do quadril e do cotovelo.

Por isso é importante conversar com o criador para saber se os pais do seu filhotinho já tiveram alguma dessas e manter o acompanhamento de um veterinário. Com precauções e cuidados, seu amigão continuará disposto e saudável!

Escovação dos Pelos do Pastor-alemão

Higiene e Limpeza para Pastor-alemão

Alimentação

A saúde de qualquer bichinho é definida também por aquilo que ele come, por isso é muito importante escolher a dedo a ração para Pastor-alemão. Ela ajudará a manter os ossos, dentes, pelagem e unhas saudáveis, além de evitar que doenças acometam o seu melhor amigo.

Na hora da compra, prefira aquelas específicas para grandes portes e, se possível, para a raça do seu pet. Assim, todas as necessidades nutricionais serão supridas da melhor forma e seu peludo continuará disposto, ativo e saudável.

Acompanhamento

Cada fase da vida do pet exige um tipo de cuidado e até mesmo quando estão com alguma enfermidade a alimentação tem influência direta na recuperação, desenvolvimento e bem-estar do cãozinho. Sendo assim, é essencial que leve o seu Pastor-alemão frequentemente a consultas veterinárias, tanto para saber qual o alimento indicado quanto a porção ideal

Além da ração, oferecer petiscos pode ser uma ótima maneira de presentear e fazer um agrado para seu amigão. Além de serem deliciosos, podem servir como uma técnica de adestramento. Aqui você encontra ótimas opções!

Filhotes

Filhotes

Alguns cuidados são cruciais ao receber um filhote de Pastor-alemão como novo membro da família. Antes de tudo é importante lembrar que os pequenos têm uma necessidade de descanso maior e podem passar muito tempo dormindo. Por isso também é recomendado evitar brincadeiras que exijam muita energia.

Pode demorar alguns dias até que o pet fique bem à vontade no novo lar, por isso é essencial que dê muita atenção a ele e cuide para que ele não suba escadas sozinho — em nenhuma fase da vida — e fique próximo a fios de eletricidade. Não se esqueça também de conversar com um veterinário e providenciar as vacinas e vermífugos.

Dicas de adestramento

O Pastor-alemão é um dos cães mais inteligentes, ocupando a 3ª posição no ranking de inteligência canina, à frente de 76 raças. A listagem foi criada pelos norte americanos Dr. Stanley Coren e juízes de provas de obediência.

A forma como adestrar um Pastor-alemão geralmente é simples e funcionará como um condicionador de seu comportamento, ou seja, o cão pode ser muito perigoso e somente seu tutor poderá controlá-lo, ou um pet muito afetuoso com todos, doce, paciente, companheiro das crianças e muito protetor.

Outra característica da raça é que tem a tendência a latir, devido ao seu instinto de proteção, mas o ensinando a obedecer o comando de silêncio, isso não será um problema. Caso tenha escolhido terceirizar o adestramento, com um profissional, é importante que continue presente durante as etapas. Isso ajudará a criar vínculo e respeito maiores com o peludo.

Tudo sobre Pastor-alemão você encontra na Petz!

Agora que já conhece melhor sobre os Pastores-alemães, deve estar ansioso para adquirir tudo que o seu peludo precisa para ter ainda mais qualidade de vida e bem-estar, não é? Então está no lugar certo! O Pet Shop on-line da Petz disponibiliza um catálogo com artigos das melhores marcas do mercado pet e preços arrasadores. Não deixe de conferir!

Produtos mais comprados para o Pastor-alemão

Ração Royal Canin Pastor Alemão - Cães Adultos - 12kg
Ração Royal Canin Pastor Alemão - Cães Adultos - 12kg
Comprar
Ração Royal Canin Pastor Alemão - Cães Filhotes - 12kg
Ração Royal Canin Pastor Alemão - Cães Filhotes - 12kg
Comprar
Shampoo Sanol Dog Cães Citrus Grande Porte
Shampoo Sanol Dog Cães Citrus Grande Porte
Comprar
Comedouro Regulável Royale para Cães de Porte Grande Color
Comedouro Regulável Royale para Cães de Porte Grande Color
Comprar

Raças relacionadas

Pesquisa - Qual o seu pet?

Nome:
E-mail:
Cachorro
Gato
Outros