Cachorros

Alimentos para cachorro: a ração muda de acordo com a raça?

Que atire a primeira pedra o tutor que nunca teve dúvida na hora de comprar a alimentos para cachorro! Afinal, mesmo dentro de uma única categoria de ração, como a super premium, é possível encontrar diversas opções.

Nesse cenário, como saber se a melhor ração para o pet é aquela voltada para o porte e a idade, ou a outra, desenvolvida especificamente para a raça dele?

Embora a dieta para cães deva sempre ser recomendada por um médico-veterinário, nós conversamos com um especialista para descobrir o que muda entre as rações.

Ração para raças: por que elas são desenvolvidas?

Quem caminha pelos corredores da Petz vê diversas opções de rações desenvolvidas para diferentes raças de cão e gato. Pode parecer frescura, mas há muita ciência por trás disso.

“A necessidade surgiu quando pesquisadores observaram que a nutrição pode ajudar a tratar ou a prevenir doenças que são recorrentes em raças puras”, explica o Dr. Eduardo Braghirolli, médico-veterinário especialista em nutrição e metabologia animal.

Como exemplo, ele cita o caso do Pastor Alemão, raça com tendência a desenvolver problemas articulares, com destaque para a displasia coxofemoral. “Quando corretamente formulada e suplementada, uma ração pode auxiliar no tratamento desse problema”, diz o Dr. Eduardo.

Outro exemplo é o caso de raças com maior predisposição a desenvolver problemas de pele, como o cocker spaniel e o Shih-Tzu. Segundo o especialista, essas e outras raças se beneficiam de dietas formuladas com níveis mais altos de ômega e de determinadas vitaminas e minerais.

Ração para raça x ração para porte: qual é mais indicada?

As rações específicas para raças sempre são consideradas super premium. Isso significa que, para produzi-las, são utilizados somente ingredientes de alta qualidade, o que garante a esses produtos uma ótima digestibilidade e um eficiente aproveitamento.

Já as rações formuladas conforme o porte do animal podem ser standard, premium ou super premium, tendo variados níveis de qualidade dos componentes e de eficiência de absorção.

E na comparação de uma super premium destinada a um determinado porte com uma ração elaborada para a raça do animal? Qual delas leva vantagem?

“As rações de raças específicas são o que há de melhor quando o assunto é tecnologia nutricional e atendimento a necessidades específicas”, diz o Dr. Eduardo. “Por isso, sempre que for possível optar por uma dieta específica para a raça, eu recomendo que os tutores façam isso.”

Posso oferecer a ração de determinada raça para um cão de outra raça?

Essa é uma tentação frequente, afinal, se o produto pode estimular a circulação sanguínea e favorecer o crescimento de pelos de um golden retriever, por exemplo, por que seria diferente com um SRD de pelo longo?

De acordo com o nutrólogo, no entanto, a prática é arriscada e deve ser evitada. Isso porque, por terem níveis mais altos de determinados nutrientes, o uso prolongado dessas rações pode ter o efeito contrário em raças que não precisam desses aportes nutricionais. “Excessos, quando não necessários, se tornam prejudiciais”, diz o Dr. Eduardo.

De fato, o correto é que, antes de o tutor aderir a um determinado tipo de ração para cachorro, todos os cães sejam avaliados por médicos-veterinários, mesmo que sejam de raças para as quais há alimentos no mercado, já que as necessidades variam entre os indivíduos, de acordo com os hábitos e estado de saúde deles.

Agende agora uma consulta na clínica Petz mais próxima a você e garanta a saúde e bem-estar de seu pet! Não deixe de adquirir as melhores opções de alimentos para cachorro no nosso Pet Shop on-line. Aproveite!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como saber se o cachorro está com doença do carrapato e o que fazer

Algumas enfermidades causadas por ectoparasitas são graves e causam uma variedade de sintomas debilitantes. Aprenda…

13 horas ago

Como secar leite de gato? Confira!

Amamentar os filhotes é um desafio para qualquer mamãe, ainda mais quando a ninhada é…

13 horas ago

Como saber se o cachorro está com dor de ouvido?

Cuidar adequadamente de um cão é uma tarefa que vai muito além de dar uma…

15 horas ago

Conheça algumas plantas tóxicas para gatos

Apesar de serem carnívoros, os felinos gostam de comer algumas plantinhas porque elas ajudam a…

2 dias ago

Veja como montar um terrário para hamster!

Esse é um animal de estimação muito legal de se ter. Ele interage muito com…

2 dias ago

Linguagem corporal do cachorro: uma excelente forma de comunicação!

A linguagem corporal do cachorro é uma forma muito eficiente de comunicação. Por causa do…

2 dias ago