Cachorros

Anemia em cães: descubra como ajudar o peludo!

Publicado em 20 de março de 2024

Tempo de leitura: 5min

Todo tutor adora ver seu pet brincando, animado e cheio de energia! Por isso, é normal que você fique preocupado ao notar que seu amiguinho de patas está abatido. A anemia em cães é um problema comum, que, além de causar apatia, pode trazer outras complicações.

Cachorro apoiado com a cabeça em mesa olhando pro lado

Portanto, perceber os sinais dessa condição é importante para garantir a saúde de seu amigo e agir o quanto antes. Pensando nisso, consultamos uma especialista no assunto, que explicou os principais sintomas de anemia em cães, o tratamento e o que fazer para evitá-la.

O que é anemia?

A anemia é uma condição caracterizada pela diminuição das células vermelhas do sangue, também conhecidas como hemácias ou glóbulos vermelhos. A função delas é transportar o oxigênio que respiramos para todo o corpo.

A diminuição da quantidade de hemácias faz com que o oxigênio não seja transportado corretamente, gerando uma série de complicações. Isso pode afetar quase todos os mamíferos. A anemia em cães pode ter diferentes origens e sempre merece a atenção profissional de um médico-veterinário.

Tipos de anemia em cães

A anemia representa a diminuição do número de hemácias. Porém, dependendo do tipo dessa condição, ela pode ter causas e tratamentos diferentes. Confira algumas classificações a seguir.

  • Anemia regenerativa hemorrágica: ocorre quando há hemorragia e o cachorro perde muito sangue. Geralmente, acontece após um trauma ou a ruptura de algum órgão. Ela é regenerativa porque a medula óssea, que produz as células vermelhas, está funcionando perfeitamente e é capaz de repor o estoque, desde que o sangramento seja contido.
  • Anemia regenerativa hemolítica: é caracterizada pelo rompimento e pela destruição precoce das hemácias, que acabam durando menos de 100 dias — tempo médio de vida delas – na circulação. Esse tipo de anemia é típico de doenças autoimunes e pode ser causado por leptospirose ou por intoxicações por cebola, por exemplo. A babesiose é outra causa bastante frequente de destruição de hemácias na circulação.
  • Anemia arregenerativa por depressão da medula óssea: ocorre quando a produção de hemácias está prejudicada por alguma doença. Erliquiose, inflamações sistêmicas e a falta da eritropoietina na doença renal crônica são exemplos de enfermidades que podem causar essa anemia.
  • Anemia arregenerativa por deficiência nutricional: é a mais comum e também a mais fácil de tratar. Acontece quando o organismo não recebe a quantidade ideal de nutrientes e, por isso, não consegue produzir hemácias suficientes.

Causas mais comuns de anemia

É importante lembrar que essa condição não é uma doença, mas a consequência de muitas enfermidades que podem afetar a produção de hemácias, destruí-las ou até mesmo consumi-las. Confira algumas causas da anemia em cães:

  • hemoparasitose;
  • pulgas;
  • vermes intestinais;
  • doença renal crônica;
  • leishmaniose;
  • síndrome de Cushing;
  • hipotireoidismo;
  • deficiência de ferro ou vitaminas.

como saber se o cachorro tem raiva

Sintomas da anemia em cães

Geralmente associamos a condição somente a desânimo e cansaço. Realmente, esses são os sinais de anemia em cães mais clássicos. No entanto, ela pode gerar outros sintomas nessa espécie, dependendo da gravidade e da origem. Os principais são:

  • apatia;
  • dificuldade em respirar;
  • aumento da frequência cardíaca;
  • dificuldade em realizar exercícios;
  • sangue nas fezes;
  • palidez das mucosas, mais facilmente notada na ocular.

Muitos tutores podem se perguntar se a anemia em cães pode matar. Dependendo da causa, ela infelizmente pode levar o peludo ao óbito. Por isso, é muito importante investigar o que está causando a deficiência de hemácias para direcionar o melhor tratamento.

Apesar de a anemia ser uma condição, e não uma doença, ela precisa ser tratada igualmente. Ao perceber qualquer sintoma citado acima no seu amigo de patas, leve-o a um médico-veterinário o mais rápido possível.

Diagnóstico da anemia

Para diagnosticar a anemia em cães, o hemograma é o exame mais comum, rápido e barato a ser realizado. Com ele, é possível fazer a contagem dos glóbulos vermelhos e classificar a condição.

No entanto, esse exame só vai apontar a anemia e o tipo. Para determinar a causa, o médico-veterinário pode pedir mais exames, para analisar a função medular ou a renal, por exemplo.

Tratamento da anemia

O tratamento da anemia em cães é definido a partir da causa, corrigindo o problema que leva à queda dos glóbulos vermelhos do cachorro. Muitas vezes, infelizmente, as pessoas usam remédios caseiros ou suplementos para tratar os pets.

Contudo, devemos lembrar que a medicação sem prescrição pode levar a problemas graves e mascarar os sintomas da doença de base. Então, como curar anemia em cachorro?

Primeiro, a cura depende do diagnóstico correto. Por isso, leve seu pet para uma consulta com um veterinário. Depois, siga as prescrições do profissional e retorne conforme as orientações.

Prevenção: sempre a melhor escolha

Se você quer garantir que seu filho de patas tenha uma saúde de ferro, o melhor é prevenir. As consultas regulares ao veterinário são importantes para que pequenas alterações sejam identificadas mais precocemente.

“A realização da medicina preventiva é a melhor forma de evitar a anemia. Práticas como vacinação, controle de ectoparasitas e alimentação adequada são essenciais para o bem-estar do cachorro”, explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Mayara Gonzaga Ramos.

cachorro deitado em tapete olhando pra frente

Nas clínicas veterinárias das lojas da Petz, você encontra uma equipe dedicada e atenciosa, pronta para cuidar da anemia em cães ou outras doenças do jeito que eles merecem. Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog