Cachorros

Cachorro Corgi: 9 fatos para conhecer melhor esse nobre cãozinho

Publicado em 13 de setembro de 2019

Tempo de leitura: 4min

Todos já sabemos que ele é o queridinho dos amantes de pets. Além de ser adorável com as suas orelhas grandes e patas curtinhas. Dono de uma personalidade doce e brincalhona, o cachorro Corgi chama a atenção por onde passa!

caes corgi

Porém, você está prestes a descobrir que, além de tudo, a história da raça Corgi é cheia de fatos interessantes! Confira!

1. Existem duas raças diferentes de cachorro Corgi

Pois bem, o Welsh Corgi Pembroke e o Welsh Corgi Cardigan, apesar de já terem sido considerados os mesmos tipos de corgi, hoje são tidos como distintas. Isso porque, cada uma descende de diferentes ancestrais.

A semelhança entre eles vêm de uma série de cruzas durante o século XIX. Porém para identificá-los, basta observar que o Corgi Pembroke não possui cauda e apresenta orelhas pontiagudas, enquanto as orelhas do Cardigan são mais arredondadas.

2. Mais de 3 mil anos de história da raça Corgi

Há mais de 3 mil anos, uma tribo de guerreiros celtas levou cães de raça Corgis Cardigan primitivos para Cardiganshire, no País de Gales. Dessa forma, essa é a mais velha entre as duas variações de Corgis.

3. Cachorro Corgi Pembrokes: adorado por vikings

Por isso, acredita-se que o Corgi Pembroke é resultado da cruza entre Corgis Cardigan e cães Spitz. O Pembroke também é original do País de Gales e registros apontam que esses cães da raça Corgi foram grandes companheiros dos vikings que chegaram a essa região!

4. Corgi: um “Cachorro anão”

A origem do nome “Corgi” não poderia ser mais clara: em galês, “cor” significa “anão” e “gi” significa “cachorro”. Uma nomenclatura que cai muito bem nesse cãozinho de estatura baixa e com o corpo longo em relação ao seu tamanho. Sua altura varia entre 25 cm e 30 cm.

5. Inteligência de sobra para o cachorro Corgi

De acordo com o estudo publicado no livro “A inteligência dos cães: um guia sobre os pensamentos, emoções e vida interior dos nossos companheiros caninos”, do professor de psicologia Stanley Coren, os Corgis são a 11ª raça mais inteligente do mundo.

cao corgi

Como um cachorro inteligente, ele aprende comandos depois de cinco a 10 repetições e obedecem ao primeiro comando em 85% do tempo.

6. Os cachorros Corgis são verdadeiras joias da Coroa

Corgis são parte da Família Real Britânica há mais de 70 anos! A Rainha Elizabeth II já teve mais de 30 cães da raça desde pequena, transformando os Corgis em sinônimos da realeza.

Nas lojas de souvenirs oficiais da Coroa, espalhadas pela cidade de Londres é possível encontrar diversos itens inspirados no cachorro da Rainha da Inglaterra. Inclusive, alguns Corgis de pelúcia são vendidos junto com roupinhas, escovas e comedouros para cachorros!

7. Os Corgis são assunto sério no País de Gales

Antigamente, no País de Gales, os Corgis eram premiados pela sua lealdade, companheirismo e habilidades de pastoreio. As leis eram severas para aqueles que roubassem Corgis e nenhuma família era capaz de andar orgulhosa pelas ruas se seu Corgi não fosse treinado para apresentar uma série de truques.

8. Parentesco curioso: a relação com Huskies

Ainda que aparentemente muito diferentes, Corgis e Huskies Siberianos compartilham laços genéticos! Ambos fazem parte da família Spitz, caracterizada pelas orelhas e focinho pontiagudos.

Corgis podem até não puxar trenós, mas são tão determinados quanto seus primos siberianos!

9. O cachorro Corgi também é presença notável na política

Sutter Brown foi um Welsh Corgi Pembroke nomeado Primeiro Cão da Califórnia (EUA), quando seu tutor, Jerry Brown, foi eleito governador do estado em 2010.

Sutter era visto com frequência ao lado de Jerry Brown durante seus compromissos e costumava acalmar os ânimos de todos durante discussões políticas.

cachorro corgi pet

Além de tudo, ele também participou de sessões de terapia pet com, pelo menos, um senador da Califórnia!

Na Petz, você encontra tudo o que precisa para proporcionar o melhor ao seu cachorro Corgi. Acesse nosso Pet Shop on-line ou visite a loja mais próxima de você. Portanto, caso tenha um Corgi em casa e gostou de conhecer mais sobre ele, deixe seu comentário para gente!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog