Cachorro pode comer frango? Respondemos à pergunta

Postado por PETZ, em 18/09/2020

Alimentação
Cachorro pode comer frango? Respondemos à pergunta

Tanto é verdade que cachorro pode comer frango que se trata de um ingrediente muito comum nos alimentos industrializados específicos para eles: é só reparar na embalagem de petiscos e rações que compramos para cães.

frango cru

Também na alimentação caseira, o frango costuma ser um alimento importante no preparo das refeições. De fato, ele é rico em proteínas e uma série de outros nutrientes necessários ao organismo do pet. 

Não bastasse isso, é fácil de preparar, relativamente mais acessível e, no caso do peito, ainda é pouco gorduroso em relação à carne vermelha. A seguir, vamos descobrir como preparar e qual é a melhor maneira de servir frango para cachorro.

Faz mal dar frango para cachorro?

Cachorro pode comer frango, mas, dependendo do preparo do alimento e da maneira como o ingrediente entrará para a dieta do cachorro, pode fazer mal. Além disso, alguns cães podem ter alergia às proteínas das aves.

A carne do frango é um ingrediente saudável e muito comum nas alimentações para cães. O mesmo não pode ser dito a respeito de certos ingredientes e técnicas utilizadas em seu preparo. É o caso, por exemplo, do óleo usado em frituras e de alimentos saudáveis para nós, mas tóxicos para os cães, como é o caso do alho e da cebola. 

A maneira como o frango é introduzido na dieta canina também influencia o impacto que ele terá na saúde do pet. Isso porque o cachorro pode comer moela de frango, por exemplo, mas as rações comerciais de qualidade já fornecem todos os nutrientes fundamentais ao organismo deles. 

Nessa situação, incrementar a dieta com frango não apenas é desnecessário, como pode contribuir para aumentar o consumo de calorias e de gorduras — consequentemente ampliando os riscos para obesidade, problemas no coração, no fígado, entre outros. No entanto, cachorro pode comer frango como petisco, desde que com moderação.

Já para aqueles que desejam implementar a alimentação caseira, o frango para cachorro pode, sim, ser um grande aliado. Porém, é importante salientar que, para aderir esse tipo de dieta, é imprescindível consultar e seguir à risca as orientações de um médico-veterinário especialista em nutrição canina. 

Tenha em mente que os cães domésticos são uma espécie onívora, que depende de alimentos muito variados para uma nutrição completa. Ao trocar a ração por frango ou achar que cachorro pode comer fígado de galinha sem orientação, ocasionará deficiências graves, que podem levar a alterações sérias na saúde do pet.

O que é melhor para o cachorro: frango cru ou cozido?

Diferentemente do que acontece com a carne vermelha, que muitos gostam mal-passada, para nós, é impensável comer frango cru. Por outro lado, não é preciso ir muito longe para saber que, no caso dos cachorros, a situação muda de figura. Afinal, é famosa a relação dos lobos com as galinhas. 

Em casa e com os cães domésticos, contudo, o contexto é diferente. De acordo com o Dr. Eduardo Braghirolli, médico-veterinário especialista em metabologia e nutrologia animal, o grande problema é que, para ser uma prática segura, oferecer alimentos crus demanda uma série de cuidados, nem sempre fáceis de seguir no dia a dia.

Cachorro pode comer frango cru, no entanto, esse alimento precisa ser congelado por, no mínimo, sete dias no freezer, a -8°C. Depois de fornecido, as sobras devem ser descartadas após 20 minutos, entre outras medidas”, diz. Isso é importante para eliminar patógenos que podem ser nocivos, inclusive, para seres humanos.

Nesse sentido, a carne cozida não só é mais prática, como também mais segura e garante uma vida mais longa ao alimento. Sendo assim, pode dar frango para cachorro, mas dê preferência a esse método de preparo.

frango assado

Como preparar frango para cachorro?

Segundo Eduardo, cachorro pode comer frango, mas a maneira mais saudável de prepará-lo é cozinhá-lo na água ou no vapor. Para isso, não é preciso utilizar panelas ou utensílios específicos. Pode usar os acessórios que você tem em casa e usa para preparar comida para você.

Como cachorro pode comer frango cozido, atente-se aos temperos. O veterinário diz que eles podem, sim, ser usados para realçar o sabor dos alimentos, porém, muitos deles devem ser adicionados após o cozimento, não durante. Do contrário, podem acabar perdendo nutrientes importantes.

Ervas como alecrim, manjericão, orégano fresco e salsa são boas opções para temperar os alimentos dos cães. Antes de incorporá-las à dieta, contudo, converse com um veterinário. Dependendo do estado de saúde do seu amigo, algumas delas podem não ser indicadas.

O que fazer com o osso de frango?

Por conta da abundância de carne e do baixo teor de gordura, o peito de frango é uma das melhores partes da ave para servir ao filho de quatro patas. Mas e quanto aos ossinhos, que eles tanto gostam de roer, é possível aproveitá-los e oferecê-los ao pet?

Osso de frango para cachorro faz mal, conforme explica Eduardo Braghirolli. Em tese, alguns ossos do alimento até podem ser oferecidos. O problema é que os perigos são tantos que o melhor é não arriscar. “Os ossos mais perigosos são os da asa, do pé, da coxa e da sobrecoxa”, diz o especialista. 

Por serem muito frágeis, esses ossos podem quebrar, tornando-se pontiagudos e causando problemas como lacerações das gengivas, obstrução intestinal, das vias aéreas e perfurações no sistema gastrointestinal. Porém, mesmo ossos mais firmes e tidos como seguros oferecem riscos, dependendo do preparo. 

“O aquecimento muda a estrutura da composição dos ossos, provocando lascas que causam acidentes. Por outro lado, os ossos crus podem ser fontes de contaminação por bactérias e parasitas”, alerta o veterinário. 

cachorro com a boca aberta

Agora que sabe se cachorro pode comer frango, confira o blog da Petz para outros conteúdos de bem-estar e saúde animal!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *