Alimentação

Cachorro pode comer melancia?

Publicado em 01 de setembro de 2020

Tempo de leitura: 5min

É difícil resistir ao olhar pidão de um cachorro. E não é para menos. Estudos sugerem que a expressão dos cães na hora de nos pedir alguma coisa foi incorporada ao longo do tempo, com o objetivo de nos amolecer. O problema é que, muitas vezes, o tutor não sabe quais são os alimentos liberados para cães. Por exemplo, cachorro pode comer melancia?

tutora com melancia ao lado do cachorro

Melancia para cachorro: pode ou não pode?

Cachorro pode comer melancia, pois se trata de uma fruta muito saudável para esses pets, rica em água e nutrientes. Não à toa, é comum encontrar quem recomende oferecer melancia para cachorro no verão, o que ajuda a refrescar o cão.

Composta por 92% de água, a melancia também é uma ótima opção para manter o pet hidratado. O aumento do consumo do líquido, por sua vez, contribui para diminuir os riscos de problemas urinários, promovendo o bom funcionamento dos rins e do organismo. 

De quebra, apesar de sua doçura, a fruta ainda é um alimento pouco calórico, podendo ser oferecida como petisco inclusive para cães obesos. Por este e outros motivos, cães podem comer melancia. Ademais, se for o caso, converse com um médico-veterinário para orientações de como ajudar seu pet a perder peso do jeito certo.

Benefícios da melancia para os cães

A alegria dos pets ao comer um alimento tão saboroso e saudável como melancia já é um baita benefício. Não bastasse isso, a fruta ainda é rica em uma série de nutrientes que fazem muito bem para a saúde do pet. Dentre eles, podemos destacar:

  • Vitamina A: substância lipossolúvel, é importante principalmente para a manutenção de uma boa visão. Também ajuda no bom funcionamento dos sistemas ósseo e muscular, além de contribuir para pele e pelagem mais bonitas,
  • Vitamina B6: é reconhecida por participar de dezenas de reações químicas essenciais ao bom funcionamento do organismo, estando ligada à síntese de diversos aminoácidos. A deficiência dessa vitamina pode causar desde enfraquecimento da imunidade até problemas neurológicos.

É importante destacar que, imprescindíveis para o organismo canino, esses nutrientes já estão presentes nas rações de qualidade. Logo, se você proporciona ao pet uma alimentação balanceada, não é necessário fazer a suplementação dessas vitaminas. Nesse caso, a melancia faz mal para cachorro quando oferecida em excesso.

Já no caso da água, presente em abundância na melancia, ela pode ser muito útil para promover a hidratação nos dias mais quentes, ou para cães que não têm o costume de ingerir o líquido com tanta frequência. Assim, pode dar melancia para cachorro, pois ajuda a evitar problemas renais. 

melancia cortada

Como oferecer melancia para cachorro?

De maneira geral, a melancia é uma fruta muito saudável para os cães. No entanto, assim como ocorre com outros alimentos, ela também pode se tornar prejudicial. Assim, tudo depende da maneira como é administrada. A seguir, separamos algumas dicas de como dar melancia para cachorro:

  1. Remova casca e sementes: caso se pergunte se cachorro pode comer casca de melancia, saiba que essa parte do alimento contém substâncias tóxicas. Já as sementes de frutas são uma grande causa de obstrução intestinal;
  2. Corte a fruta em pedaços semelhantes, proporcionais ao tamanho do pet. Isso facilita a apreensão do alimento e evita a deglutição sem a prévia mastigação;
  3. Sirva apenas frutas frescas! Pedaços que não foram consumidos logo após terem sido servidos deverão ser descartados;
  4. Ofereça o alimento com moderação. Lembre-se de que uma dieta balanceada já contém todos os nutrientes fundamentais à saúde do seu pet. Além disso, o açúcar presente nas frutas pode aumentar o risco de problemas como sobrepeso e diabetes. O ideal é que a fruta sirva de petisco, não substituindo a dieta principal,
  5. Seja criativo nas receitas! A melancia pode ser servida em temperatura ambiente, congelada, como um picolé, e até com outras frutas.

Receita para cachorro: picolé de melancia

Perfeita para os dias quentes, cachorro pode comer melancia, inclusive, como picolé. Este é um jeito diferente de oferecer alimentos para o pet. Muitos se divertem com as lambidas e as mordidas dadas no alimento geladinho. Preparar esse alimento é muito fácil. Você vai precisar de:

  • Melancia sem semente cortada em cubos,
  • Água ou água de coco.

Comece batendo a melancia no liquidificador. Acrescente a quantidade desejada de água até obter uma consistência homogênea pastosa. Além de saudável e ótima para repor nutrientes em casos de desidratação, a água de coco ainda adiciona um sabor especial à receita. Considere-a.

Despeje o conteúdo do liquidificador em forminhas pequenas para picolé. Caso não tenha essa opção em casa, use forminhas de gelo. Depois, é só levar ao freezer e esperar o picolé congelar.

cachorro olhando para pedaço de melancia

Agora que sabe se cachorro pode comer melancia, confira o blog da Petz para outros conteúdos sobre bem-estar animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog