Cachorros

Cachorro pode comer pimenta? Descubra se os sabores picantes são permitidos!

A pimenta é um alimento transformador! Bastam algumas gotinhas e pronto: o prato ganha muito mais sabor! Mas e os pets, será que podem aproveitar essa delícia? Cachorro pode comer pimenta

Apesar de ser amplamente utilizada em diversas de nossas preparações, devemos lembrar que o organismo dos peludos é muito diferente. Alguns alimentos comuns em nosso cardápio podem ser tóxicos para nossos amigos. Por isso, aprenda mais sobre a alimentação dos cães e se cachorro pode comer pimenta a seguir!

Pode dar pimenta para cachorro?

Quem tem um peludo em casa sabe que nossos amigos são curiosos e comilões! Entre as visitas à dispensa, adoram afanar alguns alimentos que nem sempre são indicados para sua dieta. Será que pimenta e cachorro são uma boa combinação?

A Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária da Petz, explica que os tutores devem ficar alertas. Pimenta faz mal para cachorro, sendo um alimento perigoso que está terminantemente proibido para os cães. 

Por isso, se seu pet é do tipo ousado, que gosta de se arriscar na hora da merenda, fique atento. Não pode dar pimenta para cachorro em hipótese alguma! Mantenha o alimento longe do peludo.

Os perigos da pimenta

Há diversos motivos para manter a pimenta longe do seu amigo de quatro patas. Para começar, vale ressaltar que esse não é um de seus sabores favoritos. De uma maneira geral, a pimenta é muito forte para os cães, tanto que alguns repelentes de animais utilizam sabores picantes para manter os pets longe! 

Muitos tutores perguntam: “Meu cachorro pode comer pimenta? Ele gosta do sabor!”, mas mesmo que seu amigo goste de sabores picantes, as pimentas estão proibidas. E se você está se perguntando o que acontece se o cachorro comer pimenta, a intoxicação devido ao alimento traz diversos sintomas nesses pets, como: 

  • Diarreia;
  • Gases;
  • Dores estomacais;
  • Vômitos.

Além disso, as pimentas contêm um elemento chamado capsaicina, que é responsável por aquela sensação de ardor. Apesar de um ardidinho combinar perfeitamente em alguns pratos, essa é uma substância irritante. Para os cães, seus efeitos podem ser ainda mais fortes. 

Pimenta pode ser usada para adestrar?

Sabendo que a pimenta é um alimento que muitos cachorros não gostam, algumas vezes surge a ideia de utilizá-la para o adestramento. Em alguns casos, tutores se perguntam se pode dar pimenta para cachorro parar de roer móveis, por exemplo. 

Quem busca um cão de guarda também se pergunta se dar pimenta para cachorro deixa ele bravo. Aqui, devemos fazer um alerta importante: a pimenta oferece riscos para a saúde dos pets e nunca deve ser oferecida como forma de castigo. 

Na verdade, especialistas explicam que o adestramento deve ser realizado pelo reforço positivo, jamais por punição ou tortura. Se você está buscando um bom cão de guarda ou seu pet está com problemas comportamentais, procure um adestrador profissional. Esse é um assunto que deve ser tratado por um especialista. 

Um adestramento ruim pode trazer transtornos para a saúde física e mental do cachorro e, em alguns casos, torná-lo antissocial e até mesmo perigoso. Nossos amigos de quatro patas merecem tudo de bom, inclusive quando o assunto é adestramento!

Um prato sem tempero

Os chefs-celebridades sempre avisam: comida boa precisa de tempero! Mas, como vimos, para os cães a história é bem diferente. Não são só as pimentas que estão proibidas para os cachorros. A Dra. Ana Paula explica que os temperos, de uma forma geral, devem ser evitados. 

Até mesmo o sal, elemento fundamental em nossa dieta, pode trazer riscos para a saúde dos peludos. Se você estiver pensando em oferecer uma alimentação natural para seu amigo, aumentando a quantidade de legumes, frutas e outros alimentos, consulte um veterinário especializado em dieta para cães. Já as rações são equilibradas e podem ser oferecidas sem medo. 

Agora você já sabe se cachorro pode comer pimenta e pode cuidar ainda melhor do seu amigo de quatro patas! Aqui, no blog da Petz, sempre postamos dicas sobre alimentação e nutrição para que os bichinhos estejam saudáveis. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Seu pet não te dá sossego? Saiba o que fazer

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Ser tutor de um pet significa mais do que…

2 horas ago

Descubra se peixe pode comer ração de cachorro

Os pets aquáticos não exigem tanta interação, porém, isso não significa que podemos relaxar nos…

2 horas ago

Seu gato também precisa de exercícios!

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Nas últimas décadas, a popularidade dos gatos como animais…

7 horas ago

Alerta: cachorro com corrimento amarelo!

O cachorro com corrimento amarelo pode ser motivo de preocupação para muitos tutores, principalmente os…

8 horas ago

Cachorro com olho inchado: conheça os riscos e a importância da atenção veterinária

A saúde ocular dos cães é muito importante para o bem-estar animal. Um cachorro com…

1 dia ago

Instinto felino: gato sabe quando a dona está grávida?

Os amantes dos felinos juram de pés juntos que eles têm um sexto sentido muito…

1 dia ago