Cachorros

Será que cachorro pode tomar chá de camomila? Confira!

Você já sabe que ração de qualidade e água limpa são cruciais para a saúde dos pets. Porém, muitos tutores querem oferecer algum agrado saboroso que não faça mal. Quem é adepto de um chazinho pode ficar em dúvida se cachorro pode tomar chá de camomila.

Está comprovado que o chá de camomila é ótimo para as pessoas que desejam reduzir a ansiedade e relaxar após um dia exaustivo, mas será que ele também é benéfico para os animais? Saiba mais sobre esse assunto!

Cachorro pode tomar chá de camomila?

Venha descobrir logo se cachorro pode tomar chá de camomila! A resposta é: sim! Essa bebida pode ser um excelente calmante natural, que ajuda o pet a se sentir mais tranquilo.

Conheça os benefícios do chá de camomila para cachorro

O principal e mais conhecido benefício do chá de camomila é o efeito calmante, que pode ajudar cães agitados, ansiosos ou estressados a lidarem melhor com situações adversas.

Além disso, o chá de camomila trabalha para aliviar sintomas de problemas digestivos e cólicas causadas por gases. Também pode ser uma ótima alternativa para os bichinhos que sofrem com insônia, já que pode ajudá-los a dormir.

Chá de camomila serve como tratamento?

Pode dar chá de camomila para cachorro. Porém, ele não é um medicamento, ou seja, não funciona para curar ou tratar qualquer alteração relacionada a estresse, ansiedade, insônia. Ele também não é útil para tranquilizar cães mais agitados de forma definitiva.

O chá para acalmar cachorro é um auxiliar, que pode ou não ter efeito relaxante em cada indivíduo, não podendo ser substituto de nenhum outro tratamento prescrito pelo médico-veterinário.

Como preparar chá de camomila para o cachorro?

O preparo do chá de camomila para cachorro é similar ao consumido pelos seres humanos, adicionando a erva à água quente. A diferença é que ao chá servido para cães não pode ser adicionado açúcar ou outros ingredientes.

Além disso, fique atento à temperatura da bebida. Se estiver muito quente, ela pode queimar a boca do pet, então, o ideal é servi-la gelada, morna ou em temperatura ambiente.

Como oferecer chá de camomila para o cachorro?

Agora que você já sabe que cachorro pode tomar chá de camomila, chegou a hora de aprender como inserir essa bebida na dieta dele. O primeiro ponto de atenção é que ela deve ser servida em pequenas quantidades e com frequência moderada. Sugere-se que:

  • cães de até 5 kg: tomar até 30 ml, de duas a três vezes por semana;
  • cães de até 10 kg: tomar até 50 ml, de duas a três vezes por semana;
  • cães de até 20 kg: tomar até 100 ml, de duas a três vezes por semana;
  • cães acima de 20 kg: tomar até 150 ml de duas a três vezes por semana.

O chá de camomila pode causar algum efeito adverso?

Cada organismo é único, por isso, é importante estar atento a qualquer alteração que o pet possa apresentar após consumir o chá. A relevância de começar oferecendo pouca quantidade é exatamente para observar como o cãozinho irá reagir.

Se notar alguma reação alérgica, interrompa o uso da bebida na dieta do animal e consulte um veterinário para dar o melhor tratamento. Esse profissional também pode te ajudar a determinar a frequência com a qual o cachorro pode beber chá de acordo com sua necessidade.

Se notar que o cãozinho ficou muito sonolento ou relaxado demais, diminua a quantidade. Como dito, há pets que sentem o efeito com pouco chá, enquanto outros podem tomar bastante e não sentir nada.

Cachorro pode tomar qualquer chá?

Apesar de o chá de camomila ser benéfico para os cachorros, outros podem ter cafeína ou outras substâncias que fazem mal aos pets. Aliás, algumas ervas usadas para fazer a bebida são tóxicas para os animais, podendo causar:

  • vômito;
  • diarreia;
  • tremores;
  • aumento da frequência cardíaca;
  • arritmia;
  • convulsões.

O ideal é evitar os chás mais escuros ou com aspecto alaranjado. Na hora de comprar, é importante fazer a leitura do rótulo e garantir que não há nenhum ingrediente que possa causar reações nos bichinhos. Se tiver alguma dúvida, consulte seu veterinário de confiança.

Outros chás que o cachorro pode tomar

Apesar de alguns chás não serem indicados aos pets e fazerem mal, existem outros, como o chá de camomila, que podem ser oferecidos desde que se respeite a quantidade e o modo de preparo. O cachorro pode tomar chá de:

  • chá de boldo;
  • chá de hortelã;
  • chá de lavanda;
  • chá de gengibre;
  • chá de sucupira;
  • chá de quebra-pedra;
  • chá de neem;
  • chá de valeriana;
  • chá de calêndula;
  • chá de erva-doce.

Agora que você sabe que cachorro pode tomar chá de camomila, que tal preparar essa delícia para o amigo de patas?! Não se esqueça de que, no blog da Petz, há outras dicas e informações para compor e incrementar o cardápio do seu pet!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Cachorro pode comer bacalhau

Cachorro pode comer bacalhau? Esse peixe é rico em proteínas e ômega 3, nutrientes que…

18 horas ago

Cachorro pode comer coco

O coco é um fruto tropical que conquista paladares humanos, e caninos também! Mas será…

18 horas ago

Coelho pode comer tomate?

Você já se perguntou se coelho pode comer tomate? Essa dúvida é frequente entre os…

18 horas ago

Como cuidar de margarida

As margaridas são flores queridas por muitos. Símbolos de pureza, inocência e alegria, elas iluminam…

18 horas ago

Como evitar pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos são parasitas indesejáveis que podem trazer diversos problemas para nossos pets, como…

18 horas ago

Como plantar alface americana

A alface americana é uma das hortaliças mais populares do mundo, apreciada por suas folhas…

18 horas ago