Cachorros

Qual caixa de transporte animal é ideal? Confira

Publicado em 14 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Vai viajar com o seu pet ou precisa levá-lo ao médico-veterinário? Para garantir a segurança do trajeto, use a caixa de transporte animal. Essa é uma boa alternativa para cães que não se adaptam ao cinto de segurança. Muitas vezes, é a única escolha ao transportar um gatinho.

caixa-de-transporte-animal

Afinal, para passar horas com o felino no carro, durante uma viagem, por exemplo, é preciso garantir que ele esteja bem. Porém, a maioria não gosta de usar cinto de segurança, sem contar que é comum que o bichano se estresse durante o trajeto.

Como acostumar o pet com a caixa de transporte

Antes de colocar o bichinho ali e fechar a porta, é importante acostumá-lo com a caixa de transporte — ela deve ser associada a algo bom. Uma dica é deixá-la aberta em casa e, sempre que for dar um petisco para o animal, colocar o mimo na caixinha.

Outra boa dica é deixar os brinquedos e os cobertores favoritos do peludo na caixa. Assim, ele vai associar a caixa de transporte a algo positivo. Isso facilita a hora que você precisar usá-la para levar o pet para um passeio.

Quando ele se acostumar com a porta aberta, comece a deixá-la fechada por alguns segundos. Depois, abra-a e dê um petisco. Aumente o tempo da porta fechada gradualmente até que o animal ache normal ficar lá.

O que avaliar na hora de comprar uma caixa de transporte?

Quando for pesquisar sobre caixa de transporte animal, você vai encontrar as mais variadas marcas e modelos. Cada um tem vantagens, beleza e estilo. Entretanto, há alguns pontos que devem ser considerados na hora da aquisição.

Material

A maioria das caixas é feita de plástico duro, o que pode oferecer mais segurança. Porém, também há opções de tecido, que podem ser usadas quando o animal vai ser carregado no colo, como uma sacola ou uma mochila. Elas são indicadas apenas para animais muito calmos, que estejam acostumados a sair.

caixa-de-transporte-animal

Resistência

Esse é um dos pontos mais importantes. Afinal, a caixa de transporte de pets não pode quebrar no caminho. Por isso, confira se o material é realmente resistente. Um bom teste é ver a espessura e se a caixa fica bamba.

Ventilação

A caixa de transporte de pets deve ser ventilada. Para isso, além da porta ter grades, pequenas aberturas nas laterais são frequentes. Isso é importante para garantir o conforto do animal, além de servir como “janelas” para o pet.

Segurança da porta

A caixa de transporte animal também deve ser bem fechada e ter travas muito seguras para o bichinho não abrir com a patinha. Ao mesmo tempo, ela precisa ser facilmente fechada pelo tutor.

Além desses itens, é preciso ficar atento ao tamanho. Afinal, a caixa de transporte para cachorro grande é bem diferente de uma para gatinho! Então, como saber o tamanho certo da caixa de transporte?

Como escolher o tamanho da caixa?

O tamanho ideal da caixa de transporte animal é aquele que permite que o peludo se vire lá sem dificuldades. A altura deve permitir que o pet não esbarre as orelhas no teto quando estiver em pé ou sentado.

Como transportar cachorro ou gato no avião? Caso a sua intenção seja comprar uma caixa de transporte para viajar de avião com o animal para fora do país, é preciso seguir as regras da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), órgão regulador dos transportes aéreos:

  • meça o comprimento do pet (do nariz até a cauda) – medida A;
  • meça a distância do chão até o cotovelo – medida B;
  • meça a largura do pet (ombro a ombro ou onde ele for mais largo) – medida C;
  • meça a altura do chão até o topo da cabeça – medida D;
  • use a fórmula A+1/2B = comprimento da caixa de transporte;
  • Cx2 = largura da caixa de transporte;
  • D = altura da caixa de transporte.

Se a ideia é viajar pelo Brasil de avião com seu pet, cada empresa aérea pode ter as próprias regras sobre o tamanho da caixa de transporte e o peso do pet para ir na cabine ou no cargueiro. Entre em contato com a empresa aérea para tirar todas essas dúvidas.

Alternativa interessante para cada momento

Você pode ter mais de uma caixa de transporte para gato ou cachorro. Afinal, há especialidades que colaboraram para deixar cada momento mais tranquilo e seguro. Por isso, existem alguns tipos mais comuns:

  • caixa de transporte padrão: feita de plástico duro, pode ser usada a qualquer momento. Fique atento apenas ao limite de peso para cão ou gato;
  • caixa de transporte com rodas: é uma alternativa interessante para caminhar por longas distâncias;
  • caixa de transporte com materiais flexíveis: é indicada apenas para animais de pequeno porte, muito dóceis e calmos, levados no colo entre curtas distâncias.

caixa-de-transporte-animal

Gostou das dicas? Então, escolha a caixa de transporte animal ideal para o seu peludo. No site da Petz, temos as melhores opções para você escolher e aproveitar todos os momentos com o seu animalzinho. Confira!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog