Com quantos dias o cachorro pode tomar água? Descubra

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 30, 2021

Cachorros
Com quantos dias o cachorro pode tomar água? Descubra
Tempo de leitura: 4 minutos

Se um cachorrinho adulto já dá um pouco de trabalho, imagina criá-lo logo depois de nascer, não é mesmo? Mesmo que a fofurice seja um encanto à parte, esse é um animalzinho indefeso que ainda não consegue cuidar de si mesmo. Mas mesmo que o leite materno supra todas as suas necessidades, com quantos dias o cachorro pode tomar água?

com quantos dias o cachorro pode tomar água

Assim como qualquer ser vivo, a água é uma substância essencial, mas, assim como nós, os filhotinhos não tomam água logo que nascem. Se você é um pai de pet de primeira viagem e ainda por cima tem um bebezinho em casa, saber como cuidar de um cachorro recém-nascido é um desafio, mas tudo vale a pena no final.

Pronto para aprender como cuidar desses animaizinhos e o que dar para o filhote de cachorro recém-nascido, mesmo que não seja água? Leia o conteúdo abaixo e não tenha dúvidas de que está dando o seu melhor no cuidado do seu mais novo companheiro. Veja.

Quando dar água para um filhote de cachorrinho?

Nos primeiros dias de vida, o cachorrinho não precisa de nada além do leite da sua mãe, afinal, todos os nutrientes essenciais são produzidos durante a gestação. Mesmo se o seu bebezinho for órfão, existem fórmulas que você compra que possuem nutrição parecida.

“Mas então, com quantos dias o cachorro pode tomar água?”. Depois do desmame. Assim que o seu bebezinho deixar de mamar e ficar curioso quanto a outros alimentos, o mais indicado é você deixar sempre disponível um pote com água fresca.

De maneira geral, o cachorro filhote pode tomar água somente depois da terceira semana de vida, mas é importante ficar atento aos seus hábitos, afinal, cada animalzinho é único e tem seu próprio tempo.

Além disso, se a água for introduzida muito cedo, há chances de que o desmame aconteça antes do que é necessário. Assim, influencia na absorção de nutrientes.

“Mas a água não é importante?”. É verdade que ela é essencial, já que os seus nutrientes são indispensáveis para a manutenção da saúde, porém, é preciso saber com quantos dias o cachorro pode tomar água sem que haja algum problema. 

É hora de introduzir a alimentação também

Se você perceber que já é hora de introduzir a água na alimentação do seu mais novo companheiro, lembre-se que também é preciso dar comida de cachorro filhote. Isso porque o leite materno já não é tão atrativo, e a fonte de nutrientes inicial não fará mais o seu papel.

com quantos dias o cachorro pode tomar água

É importante lembrar que isso pode ser feito tanto com ração molhada como sólida. O recomendado é que você escolha aquelas que foram feitas para filhotes, por isso, sempre dê preferência a essas fórmulas.

Quantidade ideal de água para oferecer por dia

Agora que você já sabe com quantos dias o cachorro pode tomar água, a próxima questão é: qual a quantidade ideal para oferecer no dia a dia? A resposta segue uma fórmula simples: os cães precisam de 15 a 30 ml a cada 0,5 kg.

Isso quer dizer que, se o seu animalzinho tem 9 kg, a quantidade ideal de água é de 300 a 600 ml. Para manter a saúde do cachorro, o veterinário é o profissional certo para pedir ajuda na manutenção dos nutrientes do seu bebê.

Mineral, filtrada ou de torneira?

Mas e quanto ao tipo de água, qual é a melhor? Talvez a primeira resposta que venha à mente é a da torneira, não é mesmo? Afinal, essa é a água que a maioria dos donos de pets dão para os seus companheiros, mas é bem assim.

Para evitar a contaminação por conta do cloro e outros minerais que estão presentes na água encanada, o melhor é oferecer água mineral ou até mesmo filtrada, já que elas tendem a ser mais puras que a de torneira.

Depois de adulto, existe uma quantidade ideal?

Na verdade, existe! Porém, a cada raça ou características de um animal essa informação muda, por isso, é importante ter um acompanhamento veterinário constante.

Agora, se você quer uma resposta mais genérica, lá vai: fique atento ao peso e às condições do seu animalzinho. Os quilos, a idade, a frequência de atividades físicas e o costume alimentar influenciam muito. A seguir, separamos alguns fatores que podem impactar a quantidade de ingestão de água.

Doenças

A saúde do seu cãozinho é um fator muito importante para determinar a quantidade de água ideal, afinal, um cachorrinho com depressão, por exemplo, tende a ingerir menos líquido.

Por isso, se você percebeu que o seu companheiro de quatro patas está rejeitando a vasilha de água ultimamente, fique atento! Se continuar por mais de uma semana, o melhor é procurar uma clínica.

Clima

O clima também pode aumentar a sede do seu pet. Em dias quentes, por exemplo, é normal que o seu cão se sinta mais ofegante e procure grandes quantidades de água. Assim, fique preparado para oferecer o que ele está buscando.

Medicamentos

Sabia que alguns remédios tiram ou aumentam a sede? Sim, é possível. Assim, se o seu cachorrinho estiver passando por um tratamento, preste atenção no comportamento dele e sempre busque a orientação de um profissional veterinário de confiança.

com quantos dias o cachorro pode tomar água
Pronto para cuidar de um filhotinho? Se sim, saiba que no site da Petz você encontra diversos artigos para criá-lo com saúde para logo estar correndo pela casa. Acesse e confira.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *