Cachorros

Como dar banho em Shih-Tzu e deixar o pelo macio?

Publicado em 11 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 5min

O Shih-Tzu é conhecido por ser muito companheiro, acompanhando o tutor por onde quer que ele vá pela casa. Esse cãozinho superamável e carinhoso também é ótimo com crianças e outros animais. Por isso, aprenda como dar banho em Shih-Tzu e torne esse momento único na amizade de vocês!

Rosto de cão da raça Shih Tzu

Foi-se o tempo em que dava banho no cachorro com a mangueira no quintal. Atualmente, existem tantas novidades e informações técnicas sobre a pelagem da espécie que isso pode confundir o tutor, mas não se preocupe! Continue nos acompanhando e aprenda tudo sobre o banho em Shih-Tzu.

A pelagem do Shih-Tzu

O Shih-Tzu é uma das raças de cães com pelagem considerada longa. Esse tipo de pelagem tem crescimento contínuo, como o cabelo humano, e não passa pelo processo de troca sazonal, ou seja, os pelos não caem e crescem conforme a época do ano.

Isso também é um dos motivos para o Shih-Tzu ser uma raça bastante popular, afinal quem é que não se incomoda com a queda dos pelos de alguns cães? Com essa raça, não existe esse problema, com exceção dos indivíduos com problemas de pele.

Ela possui pelagem dupla, também conhecida como pelagem primitiva, ou seja, apresenta o pelo primário, mais longo e mais visível, e o secundário ou subpelo, fininho e abundante, debaixo do pelo primário. Esse subpelo não deve ser removido nunca!

Cuidados com os olhos

O Shih-Tzu é um cão braquicefálico, ou seja, possui os olhos mais “saltados” que os outros cães. Isso os tornam mais sensíveis aos produtos e equipamentos usados no banho.

Por isso, na hora do banho, tome muito cuidado para que não entre nenhum produto no olho dele. Mesmo aqueles que são indicados como não irritantes para os olhos podem causar irritação em um Shih-Tzu mais sensível. Essa é uma recomendação importante sobre como dar banho em Shih-Tzu.

Para limpar os olhos do peludo, use as loções de limpeza dos olhos de uso veterinário, específicas para essa finalidade. Molhe um algodão para cada olho e limpe-os no sentido de dentro para fora.

Na hora da secagem, jamais direcione o jato de ar do secador diretamente para os olhos do animal. Essa é uma recomendação importantíssima sobre como dar banho em Shih-Tzu, pois evita a temível úlcera de córnea.

Cuidados com os ouvidos

Já ouviu falar que o cão pode ter dor de ouvido se cair água dentro dele? Isso não é uma lenda! O canal auditivo dos cães é bem profundo. Quando entra no ouvido, a água pode se alojar em uma região mais funda, difícil de secar, causando dor de ouvido e otite.

Shih Tzu olhando para câmera

Para evitar esse problema, coloque algodão hidrofóbico (ou parafinado) nos ouvidos do peludo antes do banho e certifique-se de mantê-lo no lugar durante todo o procedimento. Quando eles chacoalham a cabeça, o algodão pode sair “voando”.

Outra dica sobre como dar banho em Shih-Tzu é não jogar água em abundância na cabeça, justamente para evitar que ela entre nos ouvidos, mesmo com a proteção do algodão.

Pré-lavagem

Antes de começar, faça uma boa escovação com uma rasqueadeira, para retirar os pelos mortos e nós. Esse processo ativa a memória dos fios, deixando-os alinhados. Faça esse procedimento com a pelagem seca ou com a ajuda de um fluido desembaraçador.

O banho

Vamos começar falando sobre como dar banho em Shih-Tzu filhote. Faça os procedimentos acima com bastante gentileza, afinal é a primeira vez do bebê. Use produtos específicos para filhotes e dispense o condicionador se o pelo ainda for curto.

Se você quer saber quando pode dar banho em filhote de Shih-Tzu, saiba que isso pode ser feito em casa desde que ele é pequeno, assim que ele se ambientar no novo lar. Já se for em pet shop, o ideal é esperar que ele esteja vacinado.

Escolha um local abrigado de ventos, use um tapete emborrachado para o cãozinho não escorregar e água morna. Comece molhando-o nos pezinhos e suba lentamente, deixando a cabeça por último. Passe o xampu delicadamente e enxágue-o muito bem. Seque com a toalha e, depois, com o secador.

Se o pet já é adulto, é possível incluir nesse banho o condicionador, para deixar os pelos mais macios, e o creme abrilhantador, que é um segredinho de pet shop sobre como dar banho em Shih-Tzu e deixar o pelo brilhante.

Banho e tosa do Shih-Tzu

O banho e tosa em Shih-Tzu é um procedimento comum nos pet shops e deve ser realizado por um profissional especializado. Não tente realizar a tosa em casa, pois a inexperiência pode machucar e traumatizar o pet.

Também não peça ao profissional para fazer uma tosa geral na máquina. Esse procedimento só é recomendado em último caso, em animais com a pelagem muito embolada ou em casos especiais de algumas doenças de pele e feridas.

Shih Tzu deitado em grama

Com nossas superdicas sobre como dar banho em Shih-Tzu, o peludo vai receber muitos elogios! Se quiser uma ajudinha no momento de deixar o peludo limpinho, agende no nosso aplicativo um horário para seu amigão ficar limpo e cheiroso. Saiba mais sobre outros conteúdo incríveis como este aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog