Cachorros

Geriatria veterinária: como saber quando seu pet pode precisar da especialidade?

Publicado em 02 de julho de 2019

Tempo de leitura: 4min

A idade chega para todo mundo, inclusive para cães e gatos. E, com ela, vêm também algumas mudanças. Por isso, é comum que pets idosos se tornem um pouco mais preguiçosos e tranquilos. E, nesses casos a geriatria veterinária pode ajudar os tutores na hora de entender melhor as necessidades desses pets.

geriatria veterinaria pet

Portanto, confira a seguir tudo sobre essa especialidade e como ela é fundamental. E, aproveite para entender o estado geral de saúde e as chances que os pets possuem de desenvolver certas doenças.

O que é e qual é a importância da geriatria veterinária?

O passar dos anos é responsável por nos trazer uma série de coisas boas. Mas, por outro lado, tanto para nós quanto para os pets, a velhice também tem os seus percalços.

Afinal, é nessa fase que as células do organismo estão mais envelhecidas. O que, por sua vez, pode resultar em deficiências em diversos órgãos essenciais. Entre eles, o coração, rins, fígado e outros.

E, é justamente para entender esse conjunto de alterações que afeta o organismo do pet idoso que existe a geriatria veterinária. Graças ao conhecimento especializado, os geriatras veterinários são os profissionais mais indicados para restabelecer o equilíbrio do organismo do pet.

Além disso, o veterinário geriatra também tem capacidade para propor mudanças de hábito capazes de garantir mais longevidade e qualidade de vida ao pet.

Quando procurar um geriatra veterinário?

Levar seu cãozinho ou gato a clínicas veterinárias ao menos uma vez por ano é fundamental. Até porque, somente um veterinário é capaz de dar orientações precisas, de acordo com o estado de saúde de cada pet.

Porém, mesmo com esse cuidado, é importante ficar atento à chegada da terceira idade, já que o ideal é reforçar os cuidados a partir desse momento.

Nesse sentido, vale destacar que o início da velhice varia de acordo com o pet. E, no caso dos cachorros, o porte tem um papel importante na rapidez com que envelhecem.

geriatria veterinaria 1

De acordo com estudos, cães maiores envelhecem mais rápido, por volta dos 8 anos. Já os de pequeno porte demoram mais para chegar à terceira idade, com envelhecimento estimado a partir dos 12 anos.

Seja como for, fique atento aos sinais de que seu pet já não é mais tão novo:

  • Surgimento de pelos brancos e de manchas;
  • Pelos menos brilhantes e macios;
  • Dificuldade de locomoção;
  • Cansaço excessivo e sonolência;
  • Maior sensibilidade ao frio;
  • Olhos esbranquiçados e opacos;
  • Mau-hálito;
  • Dificuldade de mastigação;
  • Deficiência auditiva e visual.

Como você deve ter notado, são mudanças que afetam a qualidade de vida do seu amiguinho de quatro patas.  Por isso, ao perceber qualquer um desses sinais, procure o médico-veterinário para fazer um check-up completo!

De quanto em quanto tempo levar o pet a um geriatra?

Em geral, especialistas recomendam que os pets passem por exames gerais ao menos uma vez por ano. Porém, durante essa fase, eles estão muito mais propensos a desenvolver complicações.

Por isso, de acordo com a médica-veterinária e gerente de clínicas da Petz, Dra. Karina Mussolino, o ideal é que cães idosos passem por cuidados geriátricos em intervalos menores. Cerca de uma vez a cada seis meses.

geriatria veterinaria cachorro

Entre os principais exames solicitados pela geriatria canina estão: ecocardiograma, hemograma, glicose, função renal, função hepática, raio-X, ultrassonografia e triglicérides.

Lembre-se que eles podem variar de acordo com o exame físico, durante a consulta e com o histórico individual de cada pet. Para quem gostou de saber mais sobre a geriatria veterinária, continue acompanhando nosso blog para mais informações sobre as diferentes especialidades.  Se precisar, agende uma consulta com um de nossos especialistas na clínica Petz mais próxima a você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog