Cachorros

“Meu cachorro não quer comer e está fraco”: o que fazer?

Publicado em 18 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

O apetite desempenha um papel importante na manutenção da saúde do cachorro, fazendo com que o pet tenha vontade de se alimentar para repor as energias. Por isso, é inevitável buscar a resposta para: “o que fazer quando meu cachorro não quer comer e está fraco”?

cachorro deitado na caminha

Sintoma comum a uma série de doenças, a falta de apetite debilita ainda mais a saúde do cachorro, dificultando o combate à patologia e ao tratamento. Porém, ao contrário do que muitos acreditam, a anorexia nem sempre está relacionada a problemas de saúde. 

Isso porque ela também pode indicar letargia decorrente do calor, entre outros motivos. Mesmo assim, é importante ficar atento para o pet não passar muito tempo sem comer. Se você está pensando “meu cachorro está tremendo e fraco”, saiba o motivo a seguir.

O que pode ser quando o cachorro perde o apetite?

Não é incomum que tutores relatem: “meu cachorro não quer comer”, já que diversos fatores podem fazer com que um cãozinho perca o apetite. Começando pelas causas de origem não patológica, algumas raças caninas possuem o chamado apetite seletivo, ou seja, escolhem mais o alimento que desejam comer. 

Nesse sentido, são frequentes os casos de tutores que não resistem aos olhares pidões e têm o hábito de oferecer muitos petiscos e outros alimentos ao cachorro. Além de serem prejudiciais para a saúde do pet, por serem ricos em sódio e gordura, esses mimos contribuem para o cão não se interessar pela comida. 

Outra situação em que o cão pode sentir menos vontade de comer é no verão (quando a temperatura está muito elevada). Assim como os humanos, os cachorros também sentem moleza e menos vontade de comer nos dias quentes, podendo pular uma ou outra refeição. 

Já no que diz respeito às doenças, a falta de apetite é um sintoma comum à maior parte delas, e você precisa ficar atento ao pensar: “meu cachorro não quer comer e está fraco”. Para saber se a anorexia do seu amigo é decorrente de algum problema de saúde, comece respondendo às seguintes perguntas.

Houve alguma mudança na rotina do cachorro? 

Mudança de casa, chegada de um novo animal ou membro da família, como um bebê, impactam o emocional do seu cachorrinho e podem diminuir o apetite.

O dia está muito quente? 

Quando o cachorro não quer comer, as temperaturas muito altas podem ser o principal motivo, já que o pet fica mais letárgico, o que reduz o apetite. Assim, deixe água fresca à disposição do seu peludinho e procure mantê-lo em local fresquinho e arejado.

cachorro com olhar triste deitado de lado

O cachorro tem o hábito de comer só na sua presença?

A ansiedade por separação é uma das causas comportamentais mais comuns quando o cachorro não quer comer. Nesse caso, o pet pode passar o dia inteiro sem comer, deixando para se alimentar apenas à noite, quando o tutor chega em casa. 

Além da falta de apetite, o pet apresenta outros sintomas?

Vômitos, diarreias, febre, dor, perda de peso, mudanças de comportamento e outras alterações indicam que há algo de errado com a saúde do cachorro. Ao observar um ou mais desses sintomas, procure um veterinário com urgência. 

Há quanto tempo o pet está sem comer?

Mesmo que, a princípio, não tenha nada de errado com a saúde física do cachorro, o jejum prolongado pode desencadear problemas mais sérios, como a hipoglicemia. A persistência da falta de apetite também pode ser sinal de que o pet está sentindo algum desconforto na hora da refeição. 

O que fazer quando o cachorro não quer comer e está fraco?

Muitos tutores relatam: “meu cachorro não come e está fraco”. Ainda mais se o amigo de quatro patas pertence a uma raça de pequeno porte, como Maltês e Yorkshire, mais propensas ao apetite seletivo. 

“De forma geral, todas as doenças podem se manifestar com o sintoma de perda de apetite. Quando não se sente bem, o animal deixa de comer por enjoo, dor, febre, entre outros”, diz a Dra. Camila Lozano, médica-veterinária da Petz. 

“Se for identificado que, de fato, se trata de falta de apetite (não apenas apetite seletivo), é muito provável que algo não esteja bem com o pet”, a doutora alerta os tutores.

O tratamento para abrir apetite de cachorro doente vai depender da origem do problema. Em alguns casos, o veterinário pode recomendar mudanças na alimentação com o uso de rações úmidas medicamentosas para fortalecer o organismo do pet e estimulá-lo a comer. 

Já quando é constatado que o cachorro não quer comer por uma questão comportamental, procure seguir algumas dicas.

  • Estabeleça um horário para as refeições. Isso ajuda a evitar que o cão fique “enrolando” na frente da ração, deixando de se alimentar;
  • Proporcione uma rotina com passeios, diferentes atividades físicas e mentais, além de uma alimentação saudável. O gasto de energia estimula o apetite;
  • Ofereça petiscos a seu amigo com moderação. Para os treinamentos e as brincadeiras, prefira opções que possam ser partidas em pequenos pedacinhos. Além de estragar o apetite, o excesso de petiscos contribui para problemas como obesidade;
  • Verifique se o local escolhido para o comedouro é realmente adequado. É importante que o espaço seja limpo, tranquilo e distante do lugar em que o pet faz as necessidades;
  • Acostume o cachorro a passar um tempo sem você desde filhote e garanta que ele tenha o que fazer na sua ausência para evitar a ansiedade por separação.

cachorro deitado ao lado do pote de ração

Na dúvida, nunca deixe de buscar a ajuda de um veterinário. Se tiver procurando um incentivo extra para fazer seu cachorrinho comer, conte com a gente! Acesse o site da Petz e confira um catálogo completo com rações ricas e nutritivas.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog