Cachorros

Saiba como evitar mordida de cachorro em outro e o que fazer nessa situação

Publicado em 24 de janeiro de 2022

Tempo de leitura: 4min

Embora as mordidas dadas por cães pequenos a outros pets não representem riscos maiores, todo ataque com perfuração pode infeccionar, prejudicando a saúde e o bem-estar do animal. Você sabe como agir em caso de mordida de cachorro? Continue a leitura para saber mais.

cachorro caminhando.

Quando a mordida de cachorro é realmente perigosa?

Ao pensar em um cachorro sendo mordido por outro, a principal preocupação é com os pets de grande porte, que possuem uma arcada dentária mais robusta. Algumas raças, como Pitbull, Rottweiler e Pastor Alemão, são conhecidas por uma mordida forte, capaz de causar muitos danos. 

Segundo a Dra. Valéria Correa, médica-veterinária da Petz, existem alguns riscos associados aos ataques. “A mordida de cachorro pode ser superficial, causando perfurações pontuais, ou penetrantes, gerando grandes dilacerações de pele e músculos, assim como esmagamento”, destaca. “No entanto, qualquer mordida de cachorro pode provocar uma infecção”.

Nesse sentido, a Dra. Valéria aponta que as feridas penetrantes são mais perigosas que as lesões por uma mordida de cachorro superficial. Isso porque introduzem bactérias naturais da boca do cão profundamente na pele, o que dificulta a limpeza e podem causar infecções se não forem contidas.

Meu pet foi mordido por outro cachorro, o que devo fazer?

Como visto, um dos principais perigos da mordida de animal é o desenvolvimento de uma infecção. Por esse motivo, de acordo com a Dra. Valéria, a primeira coisa a fazer nessas situações é lavar a ferida com água e sabão. “Se houver sangramento, o local deve ser comprimido até que a hemorragia seja estancada”, completa.

Feitos os primeiros socorros, o ideal é levar o peludo ao veterinário para uma avaliação mais detalhada das lesões. O especialista determina a gravidade do caso e adota as medidas necessárias, como estancar o sangue, realizar uma limpeza mais profunda do local e receitar um antibiótico para mordida de cachorro.

médicos-veterinários examinando e dando injeção em cachorro.

“Alguns pacientes precisam de cuidados intensivos e internação nos primeiros dias para controlar a infecção e os danos causados pela briga”, explica a veterinária. Nessas horas, a Dra. Valéria diz que é importante certificar-se de que o seu filho de quatro patas esteja imunizado contra a raiva. 

A mordida de cachorro vacinado evita que o outro pet pegue raiva ou transmita doenças para humanos. Se for possível, também procure saber sobre o histórico de saúde do outro cão envolvido.

Tratamento da mordida de cachorro em outros cães

O tratamento da mordida de cachorro em outros cães vai depender da gravidade de cada caso. “É sempre necessário realizar uma limpeza profunda no ferimento, pois o risco de infecção é grande”, diz a Dra. Valéria. 

Em seguida, o veterinário verifica se houve comprometimento de musculatura, nervos e fratura óssea. “Se ele considerar que a ferida está limpa, e o risco de infecção é baixo, a lesão poderá ser suturada”, diz. Mas a veterinária explica que, em algumas situações, o risco de infecção permanece alto mesmo com a limpeza. 

Nesses casos, a lesão deve ser mantida aberta para que limpezas periódicas sejam feitas onde o cachorro mordeu até que a cicatrização ocorra naturalmente. “Quase sempre são utilizados antibióticos e analgésicos como protocolo para o tratamento de mordida de cachorro”, finaliza a especialista.

Como separar dois pets que estão brigando?

Até aqui, esclarecemos algumas dúvidas sobre o que fazer após a mordida de cachorro em outro. Mas como agir no momento da briga para separar os cães e evitar lesões mais sérias?

De maneira geral, a Dra. Valéria explica que a melhor maneira de separar dois cães é tentar chamar a atenção deles para outra coisa. Para isso, é possível usar truques como jogar água ou fazer barulhos com palmas e assovios. Mas lembre-se de tomar cuidado nesse momento, evitando que o pet te morda por impulso. 

Já em casos mais difíceis, em que o cachorro continua a morder, é possível tentar puxá-lo pelo rabo e erguer as patas traseiras, balançando-as. “Assim, ele se concentra em não cair e solta o outro cão”, diz a Dra. Valéria.

cachorro tentanto morder o outro.
Agora que você sabe o que fazer em situações de mordida de cachorro em outro, continue acompanhando o blog e as redes sociais da Petz para mais informações sobre saúde e bem-estar animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog