Alimentação

Quais são os alimentos que cachorro não pode comer? Descubra aqui!

Publicado em 01 de novembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

A alimentação canina demanda muitos cuidados. Por isso, é muito importante que todo tutor tenha em mente quais são os alimentos que cachorro não pode comer e o que pode fazer parte da dieta dos peludos. Muitas vezes, não esperamos o que pode trazer malefícios à saúde deles!

cachorro olhando para café em cima da mesa

É normal que nós, como humanos, nos sintamos um pouco incomodados com a dieta repetitiva dos cachorros e queiramos dar um toque especial, oferecendo comidas diferentes. No entanto, nem sempre o que damos para os pets vai, de fato, fazer bem para o amigo de quatro patas.

Saiba mais sobre os alimentos que cachorro não pode comer e como montar uma rotina alimentícia saudável para o seu bichinho no conteúdo a seguir! Preparamos diversas dicas para que o seu pet se alimente da melhor maneira possível.

Alimentos proibidos para cachorro

Quem é apaixonado por pets sabe como é difícil resistir quando eles nos olham com aquela carinha de pidões. Mas acredite: dependendo do que você estiver comendo, há bons motivos para resistir à tentação.

Isso porque uma série de alimentos adequados ao nosso consumo podem ser tóxicos para os pets, mesmo quando consumidos em pouca quantidade. Intoxicação e até mesmo condições mais graves, como problemas cardíacos e renais, podem resultar das comidas que cachorro não pode comer.

Isso explica porque  cachorro não pode comer chocolate e outros alimentos ultraprocessados. Doces e salgados também ficam de fora da lista do que deve ser adicionado à dieta dos peludos.

Outros alimentos proibidos para cachorros são dois temperos que nós adoramos: o alho e a cebola. O café, outra parte fundamental do dia a dia de tantas pessoas, também não deve ser oferecido para os pets.

Por falar nisso, carambola, abacate e macadâmia também são algumas das frutas que cachorro não pode comer. Mesmo as frutas permitidas, como maçã, melancia e caqui, devem ser oferecidas sempre sem sementes.

O perigo dos ultraprocessados

Quando o assunto são os alimentos que cachorro não pode comer, muitos tutores já conhecem a lista dos alimentos proibidos por conta da toxicidade que apresentam. No entanto, diversas outras comidinhas aparentemente inofensivas também devem ser evitadas.

Como mencionamos anteriormente, os alimentos açucarados ou ultraprocessados, como bolos, bolachas, doces (mesmo sem chocolate) e congelados não podem ser oferecidos ao peludo. Apesar de serem uma delícia para nós, humanos, podem fazer um grande mal à saúde dos pequeninos.

dois cães olhando para câmera em cima da mesa

Nesse sentido, a médica-veterinária da Petz, Dra. Juliana Bondino, diz que muitos cães podem apresentar quadros de vômitos e diarreias ao ingerirem alimentos com os quais não estão acostumados.

“A ingestão de alimentos gordurosos pode, ainda, levar à pancreatite, uma inflamação do pâncreas que prejudica muito a saúde do pet”, alerta a especialista.

“Além disso, há o risco da obesidade, que é considerada uma doença e pode causar sérios prejuízos ao animal. São casos de problemas articulares, diabetes, predisposição a problemas cardíacos e dificuldades respiratórias”, completa.

Atenção às lixeiras abertas e aos alimentos caídos no chão!

Diversos tutores já passaram por essa situação desagradável. Depois de uma festa ou churrasco em casa, o pet começa a passar mal, apresentando vômitos e diarreias.

Isso ocorre porque, nessas ocasiões, é comum que visitas desavisadas ofereçam o que cachorro não pode comer. Isso sem contar os alimentos que caem no chão ou que ficam dando sopa na lixeira.

Quando o evento incluir alimentos tóxicos para os cachorros, converse com as visitas para que redobrem a atenção. Dependendo da situação, é preferível deixar o pet de fora da festa do que correr o risco de ele apresentar uma intoxicação alimentar.

“O cachorro pode comer a comida e roubar o alimento do lixo ou que caiu no chão”, reforça a Dra. Juliana. “Mas o que mais vemos são as próprias pessoas oferecendo os alimentos aos pets”.

Lembre-se de que mesmo alimentos não tóxicos podem fazer muito mal para a saúde dos cães a longo prazo. Por isso, prefira sempre oferecer o que cachorro pode comer com certeza, como ração e petiscos que foram feitos especialmente para ele.

Criando uma dieta saudável

A melhor maneira de se assegurar que o seu bichinho está comendo o que lhe fará bem é consultando um médico-veterinário e criando uma dieta para o pet. Seguindo as orientações do profissional, você poderá oferecer apenas aquilo que o seu bichinho precisa para estar bem alimentado.

Caso queira mudar tal dieta, é fundamental fazer uma visita ao consultório novamente para entender como fazer essa mudança da maneira correta. Em caso de suspeita de ingestão de alimentos que cachorro não pode comer, leve o bichinho o mais rápido possível a uma clínica veterinária!

cachorro deitado em lençol perto de comidas

Gostou de descobrir mais sobre a alimentação dos peludos? Então fique de olho nos demais conteúdos que nós postamos aqui, no blog da Petz! São diversas informações para você ter o melhor cuidado com o seu bichinho.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog