Polivitamínico para cães: nutrientes para seu melhor amigo

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 18, 2019

Bem-Estar
Polivitamínico para cães: nutrientes para seu melhor amigo
Tempo de leitura: 3 minutos

Todos sabem que a nutrição é um ponto importante para uma boa saúde. Assim, é comum que os tutores fiquem preocupados com a alimentação do seus filhos de quatro patas. Uma alternativa para quem está querendo dar um reforço nesse procedimento é o polivitamínico para cães.

Mas como ele funciona? Será que cachorros precisam de vitaminas? Consultamos uma especialista e tiramos todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!

O que são vitaminas?

Sempre ouvimos falar sobre vitaminas e o quanto elas são importantes. Mas você sabe o que elas são? Segundo a médica-veterinária da Petz, Dra. Carolina Pozzebom, as vitaminas são nutrientes que auxiliam no funcionamento do organismo.

Como elas são de extrema importância para o metabolismo, é necessário obtê-las de outra forma, que não a nossa própria produção. “As vitaminas que não produzimos precisam ser ofertadas já prontas pelos alimentos”, afirma a veterinária.

Quais são as principais vitaminas para cães?

Nos rótulos das rações, sempre encontramos um monte de vitaminas para o cachorro ficar forte. Mas, quais são as principais e para que elas servem? A Dra. Carolina nos dá uma ajuda:

  • Vitamina A: encontrada na cenoura, batata e nas folhas. Ela é muito importante para a visão, pele e pelos do animal;
  • Vitamina C: outro nutriente popular. Essa vitamina aumenta a imunidade e combate os agentes do envelhecimento;
  • Cálcio: é o principal responsável pela manutenção dos ossos e dos dentes;
  • Fósforo: mineral essencial para o funcionamento das células, participa de vários processos do organismo;
  • Potássio: auxilia no funcionamento do coração e previne problemas arteriais,
  • Ferro: o ferro transporta o oxigênio do sangue para os músculos e é outro mineral importante para o organismo.

Falta de vitaminas: quais as consequências

Principalmente quando são alimentados com comida caseira, muitos pets sofrem de falta de vitaminas. Esse problema acontece quando o cachorro ingere poucos nutrientes, o que pode comprometer a saúde de seu amigo.

As principais doenças decorrentes de falta de vitamina para o cachorro comer são:

  • Hipovitaminose A: ocorre com a deficiência de vitamina A. Pode causar problemas de visão, levando até mesmo à cegueira. Outro sintoma comum é a baixa imunidade, deixando o pet mais suscetível a doenças;
  • Hipovitaminose B12: leva à anemia. O pet pode ficar com dificuldade de locomoção, dores, inflamações e problemas de pele;
  • Hipovitaminose C: é muito comum e está relacionado à falta de vitamina C, que causa cansaço, apatia e falta de energia. Em casos mais graves, pode originar o escorbuto, uma doença na qual o organismo fica extremamente frágil e ocorrem hemorragias, principalmente nas gengivas,
  • Hipovitaminose K: a deficiência de vitamina K é muito grave e causa hemorragias e problemas de cicatrização. Além disso, os ossos e unhas ficam mais frágeis. Em filhotes, pode gerar até mesmo problemas de formação óssea.

Lembre-se de que, ao notar qualquer sintoma, o ideal é sempre procurar um veterinário. Por meio de exames específicos, é possível saber se o problema decorre da falta de alguma vitamina. Nesse caso, o especialista irá recomendar o melhor tratamento.

Polivitamínico para cães somente com recomendação

Já sabemos que as vitaminas para cachorro crescer são importantes para o organismo, mas será que os pets realmente precisam de polivitamínico? De acordo com a Dra. Carolina, a administração desses nutrientes extras se dá apenas com a recomendação de um especialista, após exames específicos.

Nesses casos, é importante seguir a recomendação para evitar doenças graves. Porém, é válido lembrar que o excesso de vitaminas também pode causar problemas! Assim como os remédios, o polivitamínico para cães nunca deve ser utilizado sem o acompanhamento de um veterinário.

Está precisando comprar polivitamínico para seu filho de quatro patas? Na Petz, você encontra diversas opções de marcas conhecidas e qualidade comprovada! Busque em nossa loja on-line ou venha nos visitar na unidade mais próxima.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *