Cães Nutrição

Vitaminas para cachorro – Conhecendo seus benefícios | Petz

Publicado em 30 de maio de 2017

Tempo de leitura: 4min

Como conscientes tutores de animais, nos preocupamos em providenciar o melhor cuidado aos nossos pets, incluindo: um ambiente seguro para seu desenvolvimento, exercícios regulares, acesso a água fresca, comida saudável e adequada para o pet e muito carinho. No entanto, e sobre vitaminas para cachorro e suplementos?

Nossos bichinhos precisam deles, e se precisam, quando utilizar? Enquanto apenas seu veterinário pode fornecer as informações adequadas sobre este tópico, aqui vamos dar algumas informações sobre vitaminas para cachorro.

Diferentes tipos de vitamina para cachorro

Conhecendo as vitaminas para cachorro

As vitaminas são divididas, geralmente, em dois grupos: hidrossolúvel e lipossolúvel, ou seja, solúvel em água e solúvel em gordura, respectivamente. Conheça um pouco mais sobre cada grupo:

  • Entre as vitaminas hidrossolúveis estão as do complexo B e a muito conhecida vitamina C. Essas vitaminas se encontram principalmente na corrente sanguínea, não ficando armazenadas no corpo, de maneira que elas passam pelo organismo rapidamente.
  • As vitaminas lipossolúveis incluem as vitaminas A, D, E e K. Elas funcionam de maneira diferente, ficando estocadas no corpo em tecido adiposo e no fígado.

Os suplementos para cachorro são encontrados em diferentes formas: líquidos, aditivos solúveis em água, com sabores, entre outros.

Encontre vitaminhas e suplementos clicando aqui!

Usos das vitaminas e suplementos em pets

As vitaminas são essenciais para o organismo dos humanos e dos pets. Elas ajudam em diferentes funções do corpo: mantém o sistema imune forte e a visão funcionando bem, por exemplo. Os suplementos auxiliam em variados tipos de problema, como no alívio de dores em juntas e quadril ou melhorando a digestão.

Suplementos, como probióticos e ómega, são frequentemente utilizados para melhorar a saúde dos pets em diferentes áreas. Alguns suplementos para cães melhoram as condições da pele e pelo, outros reduzem os sintomas da artrite ou agem no sistema digestivo. Óleo de peixe, fonte de ômega, auxilia na melhora da artrite e alergias, e pode ainda deixar o sistema imune mais forte.

Os suplementos também podem aliviar o estresse, nervosismo e ansiedade de separação quando possuem efeitos calmantes. Alguns ajudam a evitar que cães comam as próprias fezes ou de outros cães. Filhotes, grávidas ou lactantes muitas vezes necessitam de suplementos para atender necessidades únicas dessas fases.

Apenas seu veterinário é capaz de orientar quanto as melhores vitaminas para cachorro para a saúde do seu pet.

Pet olhando para colher cheia de vitaminas para cachorro

Suplementos e vitaminas são mesmo necessários para o pet?

Na maioria das vezes, se o seu cachorro possui uma boa saúde e ingere ração completa e balanceada para as necessidades dele, suplementos adicionais geralmente não são necessários.

As rações comerciais são feitas para atender às demandas básicas do seu pet, se baseando na fase de vida na qual ele se encontra. Acrescentar vitaminas ou suplementos desnecessários a dieta do seu cãozinho pode causar desequilíbrio ou até mesmo uma overdose acidental.

Enquanto o excesso de vitaminas C e do complexo B pode ser facilmente eliminado pelo organismo do seu bichinho – por serem hidrossolúveis -, as vitaminas lipossolúveis em excesso podem causar danos ao pet por se acumular no organismo.

Caso você acredite que seu pet sofre com uma deficiência de vitaminas, consulte seu veterinário para saber qual é a melhor vitamina ou suplemento para o seu pet e a situação dele. Por serem de difícil diagnóstico, a deficiência de vitaminas deve ser determinada por um veterinário que irá introduzir um suplemento vitamínico para pet.

Caso você suspeite que seu pet apresenta algum problema nutricional consulte os especialistas da Petz para te auxiliar na melhor escolha para ele.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

2 comentários em "Vitaminas para cachorro – Conhecendo seus benefícios | Petz"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog