Bem-Estar

Por que cachorro gosta de dormir encostado no dono?

Publicado em 22 de abril de 2022

Tempo de leitura: 5min

Quando o assunto é comportamento animal, muitos tutores gostam de entender como funciona a psicologia dos pets. O estudo desse assunto pode ajudar a responder várias dúvidas comuns sobre alguns hábitos dos bichinhos. Por exemplo, por que cachorro gosta de dormir encostado no dono?porque cachorro gosta de dormir encostado no dono 3

Esse comportamento fofo é supercomum e tem uma explicação. Para te ajudar a descobrir a resposta para essa pergunta, preparamos um conteúdo completo sobre o tema. Continue lendo para descobrir porque os cachorros gostam de dormir com os donos. Vamos lá?

Afinal, por que cachorro gosta de dormir encostado no dono?

É muito comum que os amigos de quatro patas se aconcheguem perto de seus tutores na hora de dormir. Seja nos pés, na barriga ou até em cima do corpo, os peludos sempre dão um jeito de se aproximar. Mas por que será que isso acontece?

Muita gente pensa que o motivo por que cachorro gosta de dormir encostado no dono é algum tipo de comportamento dominante ou possessivo. No entanto, a verdade é que esse hábito não passa de uma demonstração de afeto e carinho do animalzinho com relação ao seu tutor.

Os cãezinhos também são conhecidos como animais sensitivos. Isso significa que eles conseguem perceber quando os tutores estão ansiosos, tristes ou com raiva, por isso, tentam se aproximar deles para demonstrar apoio e consolá-los.

O comportamento canino é muito complexo, mas é possível encontrar semelhanças entre os hábitos dos cães e dos humanos. Assim como os bebês, os filhotes também têm a necessidade de se sentir seguros e protegidos pelos pais. Por isso, eles tendem a se aconchegar mais perto dos tutores nessa fase.

Outro motivo que também pode explicar por que cachorro gosta de dormir encostado no dono é carência. Quando o tutor não está muito presente no dia a dia, o cão pode deitar em cima dele para tentar chamar a atenção ou suprir sua necessidade de atenção, que não foi sanada ao longo do dia.

Durante o inverno, o colo dos tutores também é um local quentinho e confortável que os cachorros encontram para se aconchegar e dormir melhor. Por isso, essa também pode ser uma explicação para esse tipo de comportamento, principalmente nos dias mais frios do ano. 

Cachorro dormindo nos pés do tutor: o que pode significar?

Imagine a cena: você está sentado no sofá e, de repente, sente algo peludo deitando nos seus pés, que estão no chão. Essa é uma situação muito comum no dia a dia de qualquer tutor, não é mesmo? Mas você já se perguntou por que cachorro gosta de dormir nos pés?

Para além de uma simples demonstração de carinho, esse hábito dos amigos de quatro patas também é uma forma que eles têm para marcar território em seus tutores. Isso porque, ao se deitarem sob os pés, os cães deixam um cheirinho característico nessa parte do corpo.

Por conta do olfato muito desenvolvido desses animais, esse é um ato que serve para deixar claro aos outros pets que possam se aproximar do tutor que aquele humano já tem “dono”. 

Dormir com o cachorro tem algum risco?

Está se perguntando se dormir com cachorro faz mal? Não precisa se preocupar! Muita gente acha que deixar o peludo dormir na mesma cama que o tutor pode deixá-lo mimado, possessivo ou mesmo dominante.

No entanto, é preciso se desprender dessa ideia, já que dormir com o tutor não vai despertar ciúmes em cãezinhos que não têm problemas de mau comportamento. Muito pelo contrário: manter esse hábito no dia a dia é uma ótima forma de estreitar o vínculo entre o cachorro e seu dono.

porque cachorro gosta de dormir encostado no dono 2

Para os cães que já são ciumentos por natureza ou têm comportamentos associados à possessividade de forma geral, é preciso ter cuidado, já que essa característica pode ser intensificada depois que o animal pegar o hábito de dormir com o tutor.

O que os cachorros pensam sobre seus donos?

Outra dúvida sobre comportamento dos cães que pode surgir quando os peludos passam a dormir com os tutores é: o que os cachorros pensam sobre seus donos?

De acordo com pesquisas científicas, os cãezinhos desenvolvem uma relação de apego com seus tutores e passam a enxergá-los como membros da família. Isso tem um significado muito especial para eles. Afinal, o cachorro é um animal social e tem o costume de dormir em grupos da mesma espécie.  

Por isso, ao dormir com o tutor, o cachorro demonstra que confia nele no momento em que está mais vulnerável. Além disso, ele também treina seu olfato para reconhecer o cheiro, o que explica por que os bichinhos ficam tão felizes sempre que identificam seus humanos através do odor. 

Por mais complexo que possa ser o comportamento animal, não há dúvidas de que os cãezinhos enxergam os tutores com muito amor e sempre têm carinho para oferecer, e muitas vezes demonstram isso dormindo juntinho com os donos. 

porque cachorro gosta de dormir encostado no dono

E aí, gostou de saber por que cachorro gosta de dormir encostado no dono? Se você se interessa por cãezinhos e está em busca dos melhores produtos, aqui, no site da Petz, oferecemos uma ampla seleção de camas, brinquedos, rações e acessórios para cachorro. Venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog