Bem-Estar

Reação alérgica em cachorro: conheça os perigos

Publicado em 11 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

O cão é curioso por natureza, e isso vem da ancestralidade: um traço que deixa a personalidade dele ainda mais charmosa! Porém, mesmo sendo saudável que ele explore os ambientes, às vezes, pode se expor a riscos que podem causar a reação alérgica em cachorro

cachorro segurando flores com a boca.

Para você aprender a evitar todos os tipos de alergia na pele do amigo de quatro patas, convidamos uma especialista para tirar dúvidas. Continue lendo para entender mais sobre a reação alérgica em cachorro!

O que é a reação alérgica em cachorro

A alergia em cachorro é uma resposta exagerada do corpo que ocorre quando o organismo reage a alguma substância considerada uma ameaça. Apesar de ser um mecanismo de defesa, a reação alérgica é um pouco descontrolada.

O corpo faz de tudo para expulsar o possível perigo e evitar maiores danos. No entanto, durante essa ação, podem ocorrer algumas complicações. É importante ressaltar que as regras não são muito claras para a reação alérgica em cachorro.

Como cada indivíduo é único, um item que possivelmente provoca crises de alergia em um cão pode não fazer nada em outro peludo. Então, é comum acontecer de ter um animal alérgico e o outro não na mesma casa.

Causas da alergia em cães

As reações alérgicas nos amigos peludos podem ocorrer por diferentes motivos, conforme explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Anna Carolina: “muitos fatores ambientais podem desencadear uma reação alérgica em cães”. Ainda segundo a veterinária, as causas mais comuns são:

  • poeira;
  • produtos de limpeza;
  • flores e plantas;
  • picadas de insetos.

Entre os itens acima, os produtos de limpeza merecem atenção especial. Eles são os campeões entre as causas de reações alérgicas em cães. Então, na hora da faxina, é melhor deixar seu filho de quatro patas confortável em outro cômodo.

Tenha cuidado redobrado no enxágue desses produtos, pois resquícios deles são suficientes para causar a reação alérgica em cachorro. A recomendação é passar um pano com o produto e outro só com água.

Os perigos da reação alérgica em cachorro

As reações alérgicas variam em grau de severidade de acordo com a causa e a resposta imunológica do pet à agressão. Porém, veterinários reforçam o perigo de uma dermatite alérgica tratada incorretamente.

Segundo a Dra. Anna Carolina, o tutor precisa ficar atento para perceber os sinais de que o pet está com alergia. “Cada reação alérgica terá sintomas particulares”, explica.

Mesmo que a resposta seja individual, é possível atentar-se a alguns sintomas que ocorrem na maioria dos cães em uma crise alérgica. Segundo a veterinária, os sinais mais regulares são:

Ao notar que o amigo peludo apresenta qualquer um dos sintomas acima, o veterinário deverá ser procurado o mais rápido possível, pois a crise de coceira pode evoluir rapidamente para um inchaço.

cachorro filhote sentado em gramado.

Segundo estudos, uma reação alérgica não tratada corretamente pode levar até à morte do animal ou resultar em problemas como a dermatite canina. No entanto, conforme afirma a Dra. Anna Carolina, o atendimento imediato garante grandes chances de recuperação do pet.

O melhor tratamento para alergia em cães

Quando um veterinário encontra um cachorro com muita coceira, realiza uma avaliação para identificar a possível causa do problema e saber como agir.

Segundo a nossa especialista, o tratamento para curar a incômoda dermatite alérgica pode envolver inúmeras etapas, porém, a administração de antialérgicos injetáveis é a terapia mais comum. Esse tipo de medicação age mais rapidamente e oferece boas chances de recuperação. 

A veterinária também ressalta os perigos dos remédios humanos, como polaramine, para um cachorro alérgico. O antialérgico para cachorro deve ser receitado por especialistas com a dosagem correta.

De acordo com estudos, o uso de medicamentos de uso humano está entre as principais causas da intoxicação em cachorros. Por isso, não acredite em receitas mágicas da internet: elas podem mascarar os sintomas e atrapalhar o diagnóstico correto, prejudicando a saúde do cão. 

Saiba como evitar a reação alérgica

Como a reação alérgica varia muito de acordo com a quantidade, a substância e o organismo do pet, é difícil prever as consequências desse problema. Assim, o melhor é prevenir que o peludo entre em contato com os alérgenos. Para isso, a Dra. Anna Carolina passou algumas dicas que podem ajudar.

  • Deixe os produtos de limpeza seguros e bem longe dos bichinhos de estimação. Ao limpar uma região, não os deixe chegar perto e certifique-se de enxaguar bem o chão;
  • Caso utilize água sanitária ou cloro, isole o cachorro no momento da aplicação. Deixe o pet afastado do local algumas horas após a utilização dos produtos e areje bem o lugar para secar;
  • Se perceber uma abelha ou uma formiga por perto, mantenha seu pet longe. Os cachorros são curiosos e podem morder ou querer brincar com insetos! Assim, o melhor é afastá-los;
  • Por mais que ele peça, não dê comida de humanos para seu filho de quatro patas. Muitos dos itens comuns, como cebola, podem fazer mal para os cães;
  • Utilize rações de marcas conhecidas e confiáveis, dando preferência pelo tipo premium. Assim, você diminui as chances de uma alergia alimentar no animal.

cachorro triste olhando para o horizonte.

Seguindo as dicas acima, você consegue evitar a reação alérgica em cachorro! Se precisar levar seu amigo a um veterinário, lembre-se de que a Petz conta com unidades bem equipadas e com ótimos profissionais! Procure a clínica mais próxima!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog