Bem-Estar

Entenda os riscos da picada de formiga em cachorro

Publicado em 18 de junho de 2021

Tempo de leitura: 4min

O risco de que o pet seja mordido por algum animal altamente peçonhento, como escorpiões e algumas aranhas, é algo que preocupa os tutores. No entanto, no dia a dia, também é preciso estar atento à picada de formiga em cachorro

picada-de-formiga-em-cachorro

Afinal, dependendo da quantidade de picadas, além da sensibilidade de cada pet, o quadro pode evoluir para algo mais grave, como o choque anafilático. Entenda em que situações isso pode ocorrer, como reagir à picada de formiga em cachorro e o que fazer

Afinal, a picada de formiga é perigosa para o cachorro?

De acordo com a Dra. Juliene Moura de Oliveira Silva, médica-veterinária da rede Seres, as picadas de formiga representam um risco leve para a saúde dos cachorros.

Porém, isso não significa que não seja importante adotar medidas a fim de evitar a picada de formiga no cachorro. Além de causar desconforto, a lesão pode ser perigosa em alguns casos, como quando o pet recebe um grande número de mordidas.

“No caso de animais peçonhentos, o número de picadas pode influenciar a quantidade de veneno inoculado. Consequentemente, isso se refletirá no grau de intoxicação e na gravidade dos sinais clínicos”, explica a veterinária. 

Portanto, por mais que o veneno de uma formiga não seja tão perigoso quanto o de outros animais, em grande quantidade, pode ser perigoso. Assim, a picada de formiga em cachorro terá sintomas e consequências graves.

Outro ponto destacado pela veterinária é a sensibilidade de cada cachorro. “Alguns cães podem ser mais sensíveis à toxina liberada na picada, apresentando reações alérgicas graves”, alerta. 

Entre os fatores individuais que podem influenciar a gravidade das reações sistêmicas, a especialista destaca: idade, doenças respiratórias, cardíacas e alérgicas preexistentes, como a atopia. 

picada-de-formiga-em-cachorro

Como saber se o cachorro foi picado por uma formiga?

A não ser que você presencie a ocorrência, pode ser difícil identificar qual inseto que deu origem à picada. Isso porque, com algumas exceções, os sintomas dessa lesão são muito parecidos. Entre eles, a Dra. Juliene destaca: inchaço, coceira, vermelhidão e dor no local ferida. 

Quanto ao local, as picadas costumam ocorrer principalmente no focinho, nos lábios e na gengiva. No entanto, não é raro que afetem as patas. Nesses casos, outro sintoma frequente é a lambedura constante do local. Vale lembrar que, em casos mais graves, o pet pode apresentar outros sinais, como vômitos, tremores e salivação excessiva. 

O que fazer em caso de picada de formiga em cachorro?

Ao ser picado por uma formiga, é possível que seu amigo de quatro patas não apresente reação alérgica. Por outro lado, ao observar um ou mais dos sintomas mencionados acima, procure um médico-veterinário com urgência. 

Isso é importante para entender a gravidade da situação, restabelecer o bem-estar do pet o mais rápido possível e saber como tratar picada de formiga em cachorro.

Conforme explica a Dra. Juliene, o tratamento da picada de formiga em cachorro é sintomático. “Pode ser necessária a aplicação de anti-histamínicos e corticoides tópicos para controlar a coceira e a inflamação local”. 

Nunca utilize remédio para picada de formiga em cachorro como pomadas de uso humano ou qualquer outro medicamento sem prescrição de um médico-veterinário. Além de não resolver o problema, o uso indiscriminado desses produtos pode acabar piorando o quadro de alergia ou intoxicação. 

picada-de-formiga-em-cachorro

Para cuidar de uma picada de formiga em cachorro, é preciso analisar muito bem a situação. Em casos de sintomas graves, procure a ajuda da Petz: estamos prontos para auxiliar o seu amigão. Continue acompanhando nosso blog para ficar ainda mais informado!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog