Pode usar remédio humano para otite canina?

Postado por PETZ, em Atualizado em Feb 22, 2021

Cachorros
Pode usar remédio humano para otite canina?
Tempo de leitura: 4 minutos

Quando o pet adoece, a primeira preocupação é garantir a recuperação da saúde dele. No entanto, gastos com consultas e medicamentos muitas vezes acabam nos pegando de surpresa, nos fazendo perguntar se tudo bem oferecer um medicamento de humano. Por exemplo, pode usar remédio humano para otite canina?

cachorro no veterinário

Causado por bactérias, a otite pode trazer muitos incômodos aos peludos.  Por isso, continue lendo e descubra se é indicado oferecer remédio humano para otite canina, quais são os riscos e qual o melhor remédio para otite canina

Afinal, remédio humano para otite canina faz mal?

De acordo com a Dra. Juliana Sanz, médica-veterinária da rede Seres: “Diversos medicamentos humanos podem ser usados nos cães, pois o princípio ativo será o mesmo de um fármaco de uso veterinário”.

No entanto, a especialista destaca que um dos motivos pelos quais os veterinários costumam dar preferência aos remédios específicos para cães tem a ver com a dosagem. 

“A quantidade (de ativo) presente nos medicamentos para humanos pode ser superior ao que é recomendado para a espécie, raça e peso em questão”, diz. Uma dosagem inadequada pode contribuir para a piora do problema, aumentando a resistência de micro-organismos ou mesmo levando a quadros de intoxicação.

Lembrando que no caso da otite canina, na ausência de tratamento ou se houver um tratamento inadequado, o que está em jogo é a audição do cachorro, um dos principais sentidos do seu amigo de quatro patas. Por isso, é importante verificar com o especialista a medicação para otite canina.

Em alguns casos, o veterinário poderá recomendar o uso de remédio humano para tratar otite canina. Vai depender das particularidades de cada caso. Tanto remédios de uso humano quanto aqueles específicos para cães devem ser administrados somente com prescrição veterinária. 

Melhores medicamentos para tratamento da otite em cachorro

Mas qual remédio para otite de cachorro é mais indicado? Segundo a Dra. Juliana Sanz, o tratamento envolve principalmente fármacos otológicos.

“Os medicamentos de uso veterinário mais indicados para tratar a dor de ouvido são os fungicidas, acaricidas e antibióticos de uso tópico, ou seja, para ‘pingar’ diretamente no ouvido do pet”, diz.

“Eles servem respectivamente para diminuir a população de fungos (leveduras), ácaros e bactérias, que, em pequena quantidade, são normais no ouvido do cão”. 

Muitos dos medicamentos para tratamento da otite canina já reúnem esses três tipos de ação: antiparasitária, antifúngica e antibiótica, além da ação anti-inflamatória para alívio da dor. Somente um veterinário, após avaliação do quadro, poderá determinar o fármaco mais indicado.

cachorro doente e triste

Quanto à aplicação, é preciso seguir cuidadosamente as orientações referentes à dosagem e à frequência. A Dra. Juliana explica que, no caso das soluções otológicas, a aplicação deve ser feita pingando a quantidade indicada de gotas dentro do ouvido do cachorro.

“Em seguida, faça uma massagem agradável na orelha do pet para ajudar na penetração do produto no canal auditivo dele, que é bastante longo”, orienta a veterinária.

Nunca utilize medicamentos sem prescrição

Nunca medique seu amigo com remédio humano para otite canina sem antes passar por um veterinário. Além do risco de superdosagem, é preciso pensar também que a metabolização de certas substâncias pelo organismo dos cachorros é muito diferente da nossa.

Nesse sentido, alguns remédios de uso humano muito comuns no nosso dia a dia, como ibuprofeno e paracetamol, são tóxicos para cães e gatos, e podem inclusive causar a morte do pet medicado. 

Mas mesmo ao administrar medicamentos de uso veterinário, a Dra. Juliana alerta que é preciso ter cuidado. Ela destaca que um dos maiores riscos de usar remédios de ouvido sem prescrição veterinária e de maneira inadequada é criar uma “resistência” ao produto.

“Aquela dor de ouvido que talvez tivesse grande sucesso de tratamento com o medicamento prescrito adequado pode se tornar um problema complicado”, completa. Ou seja, só um médico veterinário pode indicar o remédio humano para otite canina ou qualquer outro problema.

Melhor prevenir do que remediar

Ao perceber sintomas de otite no seu amigo, leve-o o quanto antes para uma consulta com o veterinário a fim de obter um antibiótico para ouvido de cachorro. Entre os principais sinais clínicos da doença estão: chacoalhar de cabeça, tentativas de coçar as orelhas com as patas e mau cheiro nos ouvidos. 

E já que prevenir é o melhor remédio, antes de verificar a necessidade de um antibiótico para dor de ouvido de cachorro, fique atento e procure seguir algumas dicas de como evitar a otite canina:

  • Faça periodicamente uma higienização adequada do ouvido do cachorro, de acordo com as orientações do médico-veterinário;
  • Durante o banho, utilize protetores auriculares para evitar a entrada de água no conduto auditivo ou verifique se o local em que o pet toma banho tem essa cautela;
  • Seque bem a região das orelhas após o banho. No caso de cães com orelhas pendulares, observe se elas não ficam molhadas após o uso do bebedouro,
  • Não peça para remover os pelos das orelhas durante a tosa. Os pelos são importantes para ajudar a proteger o conduto auditivo.

cachorro preto deitado doente

Após conferir tudo sobre remédio humano para otite canina, continue acompanhando o blog da Petz para mais informações sobre como preservar a saúde do seu amigo de quatro patas!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *