Cachorros

Cachorro vomitando espuma branca: saiba as causas

Publicado em 04 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

O esforço necessário para expelir alguma substância não é nada agradável. Não bastasse isso, os vômitos ainda são sinais de que há algo errado com o organismo. Por isso, ao se deparar com um cachorro vomitando espuma branca, é natural se perguntar o que pode estar acontecendo com o peludo e o que fazer para ajudá-lo.

Cachorro labrador preto deitado no chão entre as pedras e a grama.

No caso do cachorro, uma das preocupações dos tutores é a dificuldade de identificar outros elementos do vômito. Assim, é mais complicado saber a causa do problema.

Contudo, não se desespere! Em geral, desde que seja um evento esporádico, um cachorro vomitando espuma branca não costuma ser uma emergência médica. Já se o vômito se tornar recorrente ou vier acompanhado de outros sintomas, procure um veterinário rapidamente.

Afinal, o que pode ser quando o cachorro vomita espuma branca?

Se ao ver o cachorro vomitando, seu primeiro instinto é limpar tudo, de preferência olhando para o outro lado, espere um pouco. Tente driblar o nojo e analisar alguns aspectos do vômito para relatar ao veterinário.

“O aspecto do vômito auxilia na identificação de qual órgão pode estar comprometido, além de indicar se há mais alterações associadas”, explica o Dr. Rafael Fonseca, médico-veterinário da Petz.

Nesse sentido, Rafael diz que, além da coloração, outros aspectos podem ser observados e relatados ao veterinário. Alguns deles são a presença de sangue, ração digerida ou quaisquer corpos estranhos no vômito branco.

O veterinário diz que cachorro vomitando gosma branca semelhante à espuma acende um sinal de alerta, já que isso pode estar associado a problemas graves, como a intoxicação alimentar. Por isso, continue lendo este artigo para saber o que fazer!

Os principais problemas de saúde associados ao vômito com espuma branca

Apesar da aparência preocupante, a espuma branca no vômito do cão nada mais é do que o resultado da mistura de saliva com substâncias gástricas. A aparência esbranquiçada surge devido ao ar que se agrega à mistura a partir do vômito, semelhante à clara em neve.

Abaixo, confira as causas mais comuns para cachorro vomitando espuma branca, lembrando que outras doenças podem causar esse tipo de reação e trazer malefícios para a saúde do peludo.

  • Indigestão: quando algo não cai bem no estômago, o organismo pode tentar expulsar a substância do órgão, provocando o vômito com essa espuma;
  • Ingestão de grama ou mato: às vezes, o cão come mato quando está com algum desconforto abdominal, com o objetivo de expulsar do estômago o que possivelmente o está incomodando;
  • Jejum prolongado: o cachorro vomitando espuma pela manhã é comum após o animal ficar sem comer por muito tempo, principalmente em raças de pequeno porte;
  • Colapso de traqueia: estreitamento dos anéis traqueais faz com que o cão agitado tenha tosse seca, com engasgos que estimulam o vômito, “cuspindo” uma espuma branca;
  • Torção gástrica: mais comum em cães de grande porte que se alimentam somente uma vez ao dia. O cão tenta vomitar, mas não consegue, pois o estômago está torcido;
  • Ingestão de corpos estranhos: qualquer alimento inadequado ao cão pode irritar a mucosa gástrica, provocando náusea e vômito com espuma branca;
  • Obstrução gastrointestinal: assim como a torção, leva a tentativas de vômito acompanhadas de saliva acumulada, com espuma branca. É muito sério, pois pode necrosar o intestino;
  • Infecções, inflamações estomacais ou intestinais: vômito com espuma branca pode ser um dos sintomas de doenças que afetam o sistema gastrointestinal, como gastrite, cinomose e parvovirose;
  • Agitação: é comum um cachorro vomitar espuma depois de ficar correndo, brincando e pulando. Isso se deve à própria excitação e não é preocupante desde que o animal fique sem nenhum mal-estar depois do ocorrido;
  • Intoxicação alimentar: algumas substâncias presentes em plantas e produtos de limpeza podem provocar sérios problemas no cãozinho, levando à intoxicação e resultando no cachorro espumando.

Cachorro husky deitado ao lado da cadeira de madeira.

Algumas das causas de cachorro vomitando espuma branca são pouco preocupantes e passageiras, como é o caso do refluxo e da indigestão. Outras colocam em risco a vida dos cachorros e requerem atenção veterinária imediata, como intoxicações, torção gástrica e obstrução gastrointestinal.

Quando o vômito de cachorro é preocupante?

Sempre que perceber que o cachorro vomitando espuma branca está mais quieto que o normal, não quer se levantar quando você chama ou apresenta os sintomas abaixo, não perca tempo! Procure ajuda veterinária imediatamente.

  • Vômitos que não param ou contêm sangue;
  • Inchaço e dor abdominal;
  • Falta de apetite;
  • Letargia;
  • Cachorro vomitando espuma branca e com diarreia;
  • Tremor corporal.

Se perceber esses sintomas no cachorro, leve-o ao veterinário, pois eles indicam que algo mais grave está acontecendo. Lembrando que, para ajudar no diagnóstico, vale a pena pensar em algumas questões, como as apresentadas abaixo.

  •  Há quanto tempo o pet vem apresentando esses sintomas?
  •  Ele comeu alguma coisa diferente, roubou algo na cozinha?
  •  Ele revirou o lixo?
  •  Houve alguma mudança de rotina?
  • Quais são outras características do vômito?
  •  Ele sai para a rua sozinho?

De acordo com o Dr. Rafael Fonseca, não é necessário levar uma amostra do vômito para ser analisada na consulta, mas se o tutor tirar uma foto da mistura pode ajudar o veterinário no diagnóstico.

Cachorro com pelo marrom deitado em sofá vermelho.

Essas são as causas mais comuns de cachorro vomitando espuma branca. Gostou de conhecê-las? Se quiser comprar brinquedos seguros, procure as lojas da Petz. Lá, você encontra tudo para os melhores cuidados do seu cão.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog