Cachorro vomitando espuma branca: qual é a causa?

Postado por PETZ, em 28/09/2021

Cachorros
Cachorro vomitando espuma branca: qual é a causa?

O esforço necessário para expelir alguma substância não é nada agradável. Não bastasse isso, os vômitos ainda são sinal de que há algo de errado com o organismo. Por isso, ao se deparar com um cachorro vomitando espuma branca, é natural se perguntar o que pode estar acontecendo com o peludo e o que fazer para ajudá-lo.

cachorro deitado na rua e abatido

No caso do cachorro vomitando espuma branca, uma das preocupações dos tutores é a dificuldade de identificar outros elementos do vômito. Assim, é mais complicado saber a causa do problema. 

Mas não se desespere! Em geral, desde que seja um evento esporádico, um cachorro vomitando espuma branca não costuma ser uma emergência médica. Já se o vômito se tornar recorrente ou vier acompanhado de outros sintomas, procure um veterinário rapidamente.

Afinal, o que pode ser quando o cachorro vomita espuma branca?

Quando o cachorro vomita espuma branca, nosso primeiro instinto é limpar tudo, de preferência olhando para o outro lado. Porém, sempre que for possível, é interessante driblar o nojo e tentar analisar alguns aspectos do material expelido, a fim de relatar ao veterinário. 

“O aspecto do vômito auxilia na identificação de qual órgão pode estar comprometido, além de indicar se há mais alterações associadas”, explica o Dr. Rafael Fonseca, médico-veterinário da Petz. 

Nesse sentido, Rafael diz que, além da coloração, outros aspectos podem ser observados e relatados ao veterinário. Alguns deles são a presença de sangue, ração digerida ou quaisquer corpos estranhos no vômito branco. 

O veterinário diz que cachorro vomitando gosma branca semelhante à espuma acende um sinal de alerta, já que isso pode estar associado a problemas graves, como a intoxicação alimentar. Por isso, é importante estar atento e saber o que fazer!

cachorro doente

Por outro lado, isso também pode ser resultado de quadros menos alarmantes, como a ingestão excessiva de saliva decorrente de náuseas. Daí a importância de ficar atento a outros aspectos do cachorro vomitando espuma branca, assim como à presença de demais sintomas!

Os principais problemas de saúde associados ao vômito com espuma branca

Apesar da aparência preocupante, a espuma branca no vômito do cão nada mais é do que o resultado da mistura de saliva com substâncias gástricas. A aparência esbranquiçada surge devido ao ar que se agrega à mistura a partir do vômito. Abaixo, confira as causas mais comuns para cachorro vomitando espuma branca.

  • Indigestão: quando algo não cai bem no estômago do seu amigo, o organismo dele pode tentar expulsar a substância;
  • Refluxo gástrico: quando o cão come rapidamente ou em quantidade exagerada, o alimento pode acabar retornando ao esôfago, misturado ao suco gástrico, o que pode ser confundido com o vômito com espuma branca;
  • Torção gástrica: mais comum em cães de grande porte, o problema ocorre quando o pet come muito rápido, em especial depois de ter passado bastante tempo sem comer. Como resultado da torção, um dos sintomas é a tentativa mal-sucedida de vomitar juntamente da expulsão da saliva acumulada;
  • Obstrução gastrointestinal: assim como a torção, a obstrução leva a tentativas de vômito acompanhadas de saliva acumulada, portanto, com espuma branca;
  • Infecções, inflamações estomacais ou intestinais: o vômito com espuma branca pode ser um dos sintomas de doenças que afetam o sistema gastrointestinal, como gastrite, cinomose e parvovirose;
  • Intoxicação alimentar: algumas substâncias presentes em plantas e produtos de limpeza podem provocar reações adversas graves em seu cãozinho, levando à intoxicação e resultando no cachorro espumando.

Algumas causas são relativamente pouco preocupantes e passageiras, como é o caso do refluxo e da indigestão. Outras colocam em risco a vida dos cachorros e requerem atenção veterinária imediata, a exemplo de intoxicações, torção gástrica e obstrução gastrointestinal.

Quando o vômito de cachorro é preocupante?

Não sabe se o vômito do seu amigo de quatro patas está ou não associado a um problema grave? Na dúvida, não perca tempo! Procure um veterinário quanto antes. Antes de entrar em desespero, vale a pena observar se o pet apresenta outros sintomas, como os descritos a seguir.

  • Cachorro vomitando espuma branca e com diarreia com ou sem sangue;
  • Inchaço abdominal;
  • Falta de apetite;
  • Letargia,
  • Cachorro vomitando espuma branca e tremendo.

Caso o pet apresente um ou mais desses sintomas, leve-o ao veterinário. Esse é um dos pontos sobre o que fazer quando o cachorro está vomitando muito. Lembrando que, para agilizar o diagnóstico, vale a pena responder a algumas perguntas, como as apresentadas abaixo. 

  • Há quanto tempo o pet vem apresentando esses sintomas?
  • Ele comeu alguma coisa diferente?
  • Houve alguma mudança de rotina?
  • Quais são outras características do vômito?

De acordo com o Dr. Rafael Fonseca, não é necessário levar uma amostra do vômito para ser analisada na consulta. No entanto, ele recomenda que, se for possível, tire uma foto da mistura, pois isso pode ajudar o veterinário no diagnóstico.

cachorro doente

Então, se o seu cachorro está vomitando espuma branca, não pense duas vezes depois de analisar a situação: os centros da Petz estão prontos para receber o seu peludo e cuidar muito bem dele!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *