Castrar cachorro: conheça as muitas vantagens do procedimento

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 16, 2020

Bem-Estar
Castrar cachorro: conheça as muitas vantagens do procedimento
Tempo de leitura: 3 minutos

Castrar cachorro ou não castrar? Para muitos especialistas, um dos maiores problemas na criação de pets é a tendência de compará-los com seres humanos. Por exemplo, muita gente relaxa passando o dia inteiro em casa assistindo à televisão. Já um cachorro gosta mesmo é de brincar e de passear.

cachorro no veterinário

Quando o assunto é castração de cachorro. Especialmente em relação aos machos, muitos tutores ficam com dó, temendo privar o cão de um instinto essencial. Mas acredite: o procedimento é benéfico e melhora a qualidade de vida do seu companheiro. 

Conversamos com a Dra. Louise Siqueira, médica-veterinária da clínica SERES, sobre as vantagens da castração de cachorro fêmea e macho de todas as idades.

Por que é recomendado castrar o pet?

É importante castrar seu pet por dois fatores: medicina preventiva e controle populacional. Pensando nisso, muitos veterinários são a favor e insistem para que tutores apostem no procedimento. Além disso, você sabia que diversas cidades oferecem o serviço gratuito de castração de cachorro filhote e adulto? 

Principalmente quando feita na juventude, a castração ajuda a prevenir uma série de doenças graves relacionadas aos hormônios sexuais. Você também acaba com o risco de prenhez indesejada, o que contribui para reduzir o número de animais abandonados.

Todo cachorro deve ser castrado?

Não se trata de uma medida obrigatória. Porém, para a Dra. Louise Siqueira, o ideal é que todos os cães sejam castrados em algum momento da vida, evitando os problemas citados anteriormente.

Para tutores com interesse em cruzar o cachorro, a veterinária recomenda que seja respeitado o primeiro cio e o cio logo após a gestação antes de cada cruzamento. “Não havendo mais interesse reprodutivo ou caso o pet atinja uma idade em que não poderá mais servir de matriz, a castração deve ser realizada quanto antes”, orienta.

cachorro castrado com cone

Vantagens da castração: quais doenças e comportamentos ela ajuda a evitar

Conforme explica a Dra. Siqueira, “como medida preventiva, a castração está relacionada à produção de hormônios reprodutivos em machos e fêmeas. Como medida preventiva, a castração está relacionada à diminuição dos hormônios sexuais circulantes tanto em machos quanto em fêmeas, que por vezes são relacionados ao surgimento de algumas doenças”.

Porém, não são esses os vilões. Ocorre que devido ao processo repetitivo de cios e com o avançar da idade, a disfunção hormonal pode influenciar no surgimento de algumas patologias. Listamos algumas das principais vantagens do procedimento:

  • Prevenção de sangramentos (cio) nas fêmeas;
  • Prevenção de prenhez indesejada;
  • Prevenção da pseudociese (gravidez psicológica);
  • Prevenção de infecções uterinas (fêmeas);
  • Diminuição do risco de câncer de mama (fêmeas);
  • Prevenção de tumores de próstata e testiculares (machos);
  • Prevenção da hérnia perineal (machos),
  • Prevenção do comportamento de monta e de marcação de território (machos).

Quanto às desvantagens de castrar cachorro, a veterinária diz que, por deixar o pet mais tranquilo, alguns cães podem apresentar ganho de peso após o procedimento. “Porém, isso é facilmente controlado com alimentação específica e passeios frequentes”, orienta.

Ficou interessado nos benefícios da castração em cães? O procedimento pode ser realizado após o primeiro cio e antes do segundo, ou assim que o pet atingir a maturidade sexual, o que muda de pet para pet, de acordo com o porte.

A Dra. Siqueira informa: “Geralmente, cadelas de grande porte entram no cio mais tardiamente, podendo chegar a 12 meses ou 18 meses em casos mais raros. Já em pets de pequeno porte, a maturidade geralmente chega por volta do 6º ao 10º mês de idade”. Consulte seu veterinário para mais informações sobre o procedimento!

casal de cães

Agora que você já sabe mais sobre castrar cachorro, confira outros conteúdos no blog da Petz! Aqui, você fica por dentro de mais dicas, cuidados e informações sobre diversos animais.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *