Cachorros

Coccidiose em cães: saiba como evitar a doença

Publicado em 13 de maio de 2019

Tempo de leitura: 4min

A coccidiose em cães é um dos problemas mais comuns em pets domésticos. Causada por um protozoário, está ligada a diversas espécies do parasita e leva à desregulação intestinal, o que gera grande incômodo para o cachorro.

O problema é mais frequente em filhotes, mas pode atingir cachorros de todas as idades. E não só isso! Gatos e até mesmo humanos podem ser contaminados pela doença. Vale lembrar que mesmo não sendo uma enfermidade grave, a coccidiose precisa de tratamento para não evoluir até um caso mais grave.

cocciodiose em cao

O que é a coccidiose?

A coccidiose canina ocorre quando alguns protozoários são ingeridos pelo hospedeiro e passam a viver na parede do intestino do pet, alterando o funcionamento do órgão.

Em cães, os parasitas que mais causam a coccidiose são espécies de Cystoisospora, todos com manifestações clínicas bastante similares entre si. Nesse sentido, é muito importante prestar atenção e garantir que o tratamento para coccidiose seja efetivo.

Como ocorre o contágio?

A infecção ocorre quando o cachorro entra em contato com os oocistos do protozoário, que são formas ainda imaturas do parasita, muito comuns nas fezes de pets contaminados.

Essa forma do protozoário é muito resistente. Ela sobrevive no solo por bastante tempo e é responsável pela contaminação do ambiente, da água e dos alimentos. Por essa mesma rota de infecção, a doença também pode afetar outros mamíferos, como gatos e ratos, além dos seres humanos.

A coccidiose infecta humanos?

As espécies de protozoários que mais infectam o cachorro não são transmitidas para humanos, mas podem infectar os demais cães da casa.

Há, no entanto, algumas espécies de coccídeos que podem contaminar cães, gatos e humanos (não são específicos de só um hospedeiro). Felizmente, essas espécies são mais raras nos animais domésticos.

Quais são os sintomas da coccidiose em cães?

Quando um cão entra em contato com um oocisto, o parasita se instala nas paredes do intestino do cachorro e ali passa a se reproduzir. Isso pode gerar diversos problemas no ciclo intestinal do pet.

cocciodiose em cachorro

A coccidiose em cães causa os seguintes sintomas:

  • Diarreia mucosa;
  • Sangue nas fezes;
  • Vômito;
  • Desidratação;
  • Apatia e cansaço,
  • Diminuição do apetite.

É importante destacar que nem todos os cachorros infectados pelo protozoário irão apresentar manifestações clínicas. Geralmente, pets fortes e saudáveis podem viver com o parasita sem apresentar nenhum sintoma.

Já filhotes, cachorros mais velhos ou com imunidade baixa costumam ser mais suscetíveis. Para eles, a doença é ainda mais perigosa se não for tratada corretamente.

Diagnóstico e tratamento

A coccidiose tem cura e, por isso, ao notar que o intestino do seu cão está desregulado, procure um veterinário. Ele saberá identificar a doença e receitar o melhor tratamento, de acordo com as características do organismo de seu amigo.

Geralmente, são necessários exames de fezes para detectar a presença dos oocistos do protozoário. O tratamento pode variar de acordo com a intensidade da doença. Mas, geralmente, inclui antiparasitários, desinfecção ambiental e medicamentos para alívio dos sintomas.

E como deve ser feita a prevenção desta enfermidade?

Para prevenir a coccidiose não há muito segredo. “Uma boa vermifugação deve manter o pet longe da contaminação por protozoários”, explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Thaís Batista. “A limpeza regular do ambiente, além de uma fonte de água potável e de boa procedência também ajudam a evitar a doença”, completa.

A autoinfecção é muito comum: o pet elimina oocistos pelas fezes e entra em contato com eles novamente. Portanto, é necessário cuidado extra com a limpeza de caminhas e quintais durante a recuperação do animal.

cocciodiose em caes

A equipe veterinária da Petz está preparada e bem equipada para receber você e seu amigo em caso de necessidade. Procure a unidade mais próxima para tratar seu pet!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog