Saúde e Cuidados de Cachorros

Cuidados com Chihuahua, o menor cachorro do mundo!

Publicado em 10 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

O título de menor cachorro do mundo não é exagero. Esses pequenos cães não chegam a pesar 3 kg e têm apenas 1 palmo de altura! Como eles são muito pequenos, os cuidados com Chihuahua são essenciais.

nomes para chihuahua2

Apesar de muito pequeno, o Chihuahua é bastante longevo, podendo chegar facilmente aos 17 ou 18 anos. Essa é uma raça muito querida, pois se adapta muito bem a espaços menores.

Personalidade do Chihuahua

A personalidade do Chihuahua é tão fofa quanto a aparência. De índole forte e muito corajoso, ele defende a casa e a família como ninguém, provando que tamanho não é documento!

Aliás, parece que ele não tem noção do próprio tamanho, pois, se for preciso, encara uma briga até com o maior dos cães. Por isso, um dos cuidados com Chihuahua é em relação a outros animais e pessoas.

Como essa raça é destemida, o tutor deve ter muito cuidado com o pet, principalmente nos passeios, para que ele não entre em brigas. Se o peludinho achar que alguém vai fazer mal para o humano, irá defendê-lo com unhas e dentes!

Quer ter um Chihuahua amigável? Socialize-o desde pequeno com pessoas, objetos e outros animais! Assim ficará muito mais fácil o convívio com o ambiente que vive!

E esse pequeno cãozinho tem energia para dar e vender! O tutor precisa de muita disposição para acompanhá-lo. Para ele gastar tudo isso, as atividades físicas devem ser diárias!

Alimentando um Chihuahua

A alimentação do Chihuahua deve levar em consideração o tamanho da boquinha. O melhor é alimentá-lo com rações Super Premium, que têm grãos bem pequenos.

As porções devem ser servidas conforme a prescrição do fabricante. Para não oferecer nem mais, nem menos do que seu cachorro precisa, tenha uma balança de cozinha e pese as quantidades recomendadas antes de servir.

Vômito por jejum prolongado

Um dos cuidados com Chihuahua mais importantes é a alimentação. É comum os tutores darem o “jantar” para o animal de noite, e a primeira refeição do dia apenas na manhã seguinte.

Se o peludinho ficar cerca de 10 a 12 horas sem se alimentar nesse período, durante a noite, isso pode provocar vômitos amarelados pela manhã, mal-estar e falta de apetite, e hipoglicemia, o que piora o quadro.

Sendo assim, é recomendado pelos veterinários que o Chihuahua coma ao menos uma pequena “ceia” antes de os tutores irem dormir. Também é importante que, tão logo alguém acorde, já o alimente.

chihuahua02

Saúde do Chihuahua

Quanto vive o Chihuahua? Como dissemos, ele costuma atingir facilmente os 18 anos. É claro que, para que isso ocorra, o tutor precisa manter todos os cuidados com a saúde dessa raça com o passar dos anos.

Começando pelo filhote: a vacinação é imprescindível para a prevenção contra doenças infecciosas. Assim, logo que ele chegar à casa do tutor, deve ser levado para uma consulta com um médico-veterinário para a definição do protocolo vacinal.

Já no cão adulto, algumas enfermidades costumam acompanhar a raça, como a luxação da patela, epilepsia, colapso de traqueia e grande tendência à obesidade. Por isso, a importância das consultas rotineiras com o médico-veterinário.

O Chihuahua idoso pode sofrer de problemas nas válvulas cardíacas e ter glaucoma e alterações nos rins, causando insuficiência renal. Mais uma vez, o acompanhamento com o veterinário é muito importante.

Cuidados com a pelagem do Chihuahua

A pelagem do Chihuahua pode ser curta ou comprida. Como os pelos curtos caem mais que os compridos, é importante escovar o cachorrinho diariamente para deixar a pele limpa.

Já o Chihuahua de pelagem comprida pode ser escovado de três a quatro vezes na semana, para evitar os nós dos pelos finos. Ao escová-lo, sempre verifique feridas na pele ou parasitas como pulgas e carrapatos.

Cuidados com os olhos e ouvidos

Como o tutor já deve ter notado, os olhos desse peludinho são um pouco grandes em relação ao crânio. Por isso, eles ficam mais expostos e lacrimejam mais, ficando mais frequentemente com a região do rosto mais úmida.

Então, outra dica de cuidados com Chihuahua é limpar diariamente os olhos com loções próprias para isso, higienizar as orelhas uma vez na semana.

Cuidados com os dentes

Como essa é uma raça muito pequena, a boca do Chihuahua costuma ter dentes mais próximos uns dos outros. Além disso, esses cães tem propensão a ter dentição de leite junto à permanente.

Esses dentes de leite precisam ser extraídos para evitar o acúmulo de sujidades e tártaro. Inclusive, a escovação deve ser diária, por isso, acostume o filhote a permitir a manipulação bucal para conseguir fazer a higienização corretamente.

Procure uma escova própria para a raça, com cabeça de tamanho apropriado para chegar até os dentes do fundo. Use pastas recomendadas para animais e abuse dos brinquedos que ajudam a manter os dentes limpos e sem odor.

nomes para chihuahua

Os cuidados com Chihuahua não são difíceis, viu só? E aumentam muito a qualidade de vida dessa raça! Para facilitar essa rotina, visite uma das lojas da Petz e se surpreenda com a quantidade de produtos para esses peludinhos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog