Pata de cachorro inchada? Descubra o que pode ser
Publicado em 07 de outubro de 2020Tempo de leitura: 5min
Todo tutor gosta de ver seu amigo de quatro patas saudável, brincalhão e feliz. Por isso mesmo, ao se deparar com uma pata de cachorro inchada, é normal ficar preocupado.
Afinal, assim como nós dependemos de nossos braços e pernas para uma série de atividades, os cães também usam as patas para tudo: desde locomoção até auxílio na regulagem da temperatura corporal por meio dos coxins, passando pela apreensão de objetos, como os brinquedos.
A seguir, conversamos com um de nossos veterinários sobre qual é a principal causa da pata do cachorro inchada e o que fazer em caso de suspeita.
Por que as patas do cachorro incham?
Por mais que a gente não saiba por que o cachorro com pata inchada estar assim, alguns sintomas são bons indicativos de que há algo de errado em nosso organismo ou com a saúde dos pets. É o caso, por exemplo, da febre ou de edemas. Mas você sabe por que ocorre o inchaço?
Sintoma típico de inchaço na pata do cachorro, o edema é resultado da reação do organismo a alguma alteração importante. Funciona assim: quando as patinhas são lesionadas ou invadidas por micro-organismos, o corpo dos cachorros emite um sinal interno de que algumas células estão sendo danificadas.
Como uma das estratégias de defesa, o organismo do pet se “reorganiza” para enviar glóbulos brancos, aumentando o fluxo sanguíneo e de plasma na região. Como resultado, a área lesionada incha e também pode ficar dolorida.
Resumindo, o inchaço na pata de cachorro faz parte de uma reação inflamatória provocada por alguma lesão ou infecção. Especialmente quando o edema vier acompanhado de outros sintomas, como dor e febre, procure um médico-veterinário!
Conheça a causa mais comum para pata de cachorro inchada
Agora que você sabe que o inchaço é resultado de um processo inflamatório de combate a alguma lesão ou infecção, pode estar pensando: certo, mas quais são as principais causas do problema e quais são outros sintomas de que há algo de errado?
“As causas mais comuns na rotina veterinária são os traumas, como esforços ao caminhar no passeio, algumas torções e até mesmo traumas que podem causar fraturas”, diz o Dr. Rafael Fonseca, médico-veterinário da Petz Piracicaba.
“Porém, não devemos esquecer de causas simples e rotineiras, como subir ou descer de camas e sofás, ou brincadeiras com o pet em que o fazemos correr e saltar. Lembrando que os pisos lisos são sempre mais propensos a causar essas alterações que deixam a almofada da pata do cachorro inchada”, completa o especialista.
Além do inchaço, outros sinais de trauma na patinha do cãozinho são:
- Dificuldade para apoiar a pata no chão;
- Claudicação (cachorro mancando);
- Vermelhidão;
- Aumento da temperatura local,
- Dor local (com vocalizações durante manuseio).
Inflamações em qualquer lugar do corpo também podem provocar outros sintomas menos específicos, como febre, falta de apetite e prostração.
Como diminuir o inchaço na pata do cachorro?
O tratamento do edema na patinha vai depender da causa do problema, que poderá ser diagnosticada somente por um veterinário por meio de avaliação clínica e alguns exames de imagem, principalmente nos casos de pata do cachorro inchada e com pus. “Devemos sempre levar em conta possíveis frouxidões, estiramentos e até rupturas de ligamentos”, diz Rafael.
Seja como for, o veterinário diz que, em caso de traumas, é recomendado restringir o espaço do pet, evitando que a situação se agrave. “O uso de compressas geladas é efetivo momentaneamente para diminuir o inchaço. Porém, é necessário levar o cachorro ao médico-veterinário para análise e escolha do melhor tratamento”, completa.
Outras causas possíveis para pata de cachorro inchada
De acordo com o Dr. Rafael Fonseca, os traumas decorrentes de atividades cotidianas são, sem dúvida, as causas mais comuns de cachorro com pata inchada e vermelha.
Isso é válido especialmente para cães que vivem em locais de piso liso, assim como para cachorros de pequeno porte com acesso a locais relativamente altos, como camas e sofás. No entanto, fique atento também a outras causas possíveis do edema, entre as quais podemos citar:
- Picada de inseto: mais comuns nos focinhos, as picadas de inseto também podem acometer uma das patinhas, provocando dor e inchaço. Em caso de reação alérgica, o pet pode ainda apresentar vômitos, diarreia, tremores e dificuldade para respirar. Nessa situação, procure um veterinário imediatamente;
- Dermatite por lambedura: quadro comum em cães com problemas psicológicos, como ansiedade, tédio e estresse, é desencadeada pela lambedura em excesso da região das patas, o que pode provocar lesões infeccionadas e inchadas,
- Berne: mais frequente em cães que vivem na área externa, a miíase furuncular é caracterizada pela entrada de larvas na região afetada, onde essas larvas se alimentam dos tecidos para se desenvolver, provocando muita dor, inchaço, além de um odor forte e característico. Saiba mais sobre a doença aqui.
Em caso de suspeita de qualquer um desses problemas, não fique especulando. Procure um veterinário! Quanto antes você identificar a causa e der início ao tratamento, melhor será para o seu amigo de quatro patas. E para continuar informado sobre assuntos como este, acompanhe o blog da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário