Alimentação

Suco para cachorro: descubra quais são os sabores permitidos

Publicado em 23 de julho de 2019

Tempo de leitura: 4min

Não há dúvidas de que a água é fundamental para os seres vivos e deve estar sempre disponível para os pets. Porém, uma vez que nós gostamos de variar o cardápio de vez em quando, também surge uma pergunta: será que suco para cachorro é permitido?

suco para cachorro 1

É comum que alguns tutores também pensem em oferecer outras bebidas para o filho de quatro patas a fim de agradá-lo, ou mesmo para estimular a ingestão de água! Mas, afinal cachorro pode tomar suco? Descubra agora!

Suco para cachorro: é liberado?

A resposta é: depende! Desde que servidas como petisco, em quantidades moderadas, as frutas são permitidas para cães. Além disso, acabam sendo uma opção muito saudável para eles.

Mas, para isso, é preciso conhecer quais são os alimentos frutíferos permitidos e quais as frutas proibidas para cães.

Em se tratando dos sucos, o médico-veterinário da Petz, Dr. Samuel Teófilo, diz que a escolha funciona da mesma forma: “Os cães não podem beber todos os tipos de bebida, pois algumas podem afetar de forma prejudicial o trato digestivo deles”.

E, acrescenta “já outras podem auxiliar em casos de lesões e ajudar a fortalecer o sistema imunológico”.

Vale lembrar também que, diferente das frutas, os sucos não possuem fibras e têm alta concentração de açúcar. Sendo assim, seu consumo deve ser ainda mais controlado.

Quais são os sucos permitidos?

Para começo de conversa, é importante destacar que qualquer suco oferecido aos cachorros deve ser natural, sem açúcar e sem conservantes. Além disso, deve-se ter certeza de que o suco não contém sementes ou outros ingredientes prejudiciais à saúde do pet.

suco para pets

Portanto, nunca ofereça sucos prontos de caixinha. Em vez disso, dê preferência aos sucos naturais feitos em casa.  Lembrando que ele deve ser oferecido sempre fresco e em pequenas quantidades. Entre os sabores que podem ser oferecidos ao cachorro estão:

  • Melão: bastante rico em água, também é fonte de vitamina B6 e potássio.
  • Melancia: outra fruta com alto teor de água, possui vitamina A.
  • Morango: uma das poucas frutas que podem ser servidas com sementes, é rica em vitamina A e B, assim como em antioxidantes. Seu consumo sem exageros fortalece o sistema imunológico.
  • Manga: doce e saborosa, é rica em vitamina C. Porém, devido à alta concentração de açúcar, seu consumo deve ser ainda mais moderado.
  • Caju: talvez a fruta mais inusitada desta lista, o caju é fonte de cobre, magnésio, vitamina K e vitamina C. Além disso, contribui para a prevenção de envelhecimento precoce, nos processos de cicatrização e aumenta a sensação de bem-estar.

Por outro lado, nunca ofereça sucos de laranja e de abacaxi que, por sua acidez, podem atacar o sistema gastrointestinal do pet. Já a uva e a carambola possuem substâncias associadas ao desenvolvimento de problemas renais. Fique longe delas!

Antes de servir suco para cachorro, consulte um veterinário!

Ainda que os sucos possam trazer benefícios para a saúde dos cachorros, o ideal é que eles sejam oferecidos somente com orientação veterinária.

“A não orientação pode, sim, provocar alguns efeitos colaterais, pois as frutas e os vegetais devem ser bem escolhidos de acordo com cada organismo”, diz o Dr. Samuel.

suco para cães

Além disso, é preciso ficar atento às orientações da receita de suco para cachorro e seguir à risca o modo de preparo.  Não só isso, como servir apenas a quantidade ideal para evitar problemas como constipação, diarreias, reações alérgicas, entre outros.

Está pensando em incrementar o cardápio do seu amigo com alguma novidade? Agende uma consulta com um nutricionista veterinário em uma clínica Petz perto de você. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog