Tirar cheiro de xixi: um guia com 3 passos para sumir com odores desagradáveis

Postado por PETZ, em 02/02/2020

Cachorros
Tirar cheiro de xixi: um guia com 3 passos para sumir com odores desagradáveis

Quem tem um pet sabe: uma hora ou outra terá que tirar cheiro de xixi da casa! Por mais que seu filho de quatro patas seja educado e saiba como utilizar o “banheiro”, acidentes acontecem. 

produtos de limpeza para tirar cheiro de xixi

Por mais que seja uma prática comum, muita gente tem dúvidas na hora da faxina. Afinal, como tirar cheiro de urina de gato ou cão? Conheça uma técnica infalível com apenas 3 passos! 

3 passos para tirar cheiro de xixi

1 – Lidando com a urina

O primeiro passo é lidar com a urina. Para isso, é importante removê-la por completo antes de começar o processo de limpeza. Não é recomendado utilizar produtos sobre o xixi. Isso fará com que o produto perca sua capacidade desinfetante. E, para piorar, a mistura de odores pode ser ainda pior! 

O processo para retirar toda a urina vai depender das características do local. 

  • Se o xixi estiver em um piso frio, é fácil e rápido. Papéis absorventes ou panos irão fazer o serviço sem problemas. 
  • Se o xixi for sobre madeira, carpete ou tapete, é um problema um pouco maior. No entanto, com um pouquinho de técnica, é possível retirar bem a urina. Aplique o pano ou os papéis absorventes sobre a área e pressione levemente. Se necessário, deixe todo o local coberto por alguns minutos. 

Lembrando que, para todos os passos, é essencial utilizar luvas higiênicas! O contato com o xixi, além de desagradável, pode trazer doenças. Assim que perceber que a conseguiu tirar cheiro de xixi de gato ou cão, é hora de partir para o próximo passo. 

2- Desinfetando

Para tirar cheiro de xixi de cachorro ou gato, só limpar a urina não basta. Nossos amigos de quatro patas são muito fofos, mas suas urinas contêm substâncias que podem prejudicar a saúde. 

Para garantir seu bem-estar e desaparecer com o odor ruim, é necessário desinfetar o ambiente. Aqui, vale utilizar o produto que tiver disponível em casa, mas especialistas recomendam itens essenciais. 

cachorro deitado na cozinha da casa

Em lojas especializadas, como a Petz, encontramos desinfetantes com amônia quaternária. Essa substância, além de ser excelente desinfetante, possui a capacidade de neutralizar o cheiro da urina dos pets. Para quem quer saber como tirar cheiro de xixi de cachorro, ter um produto de amônia quaternária em casa é essencial. 

3 – Prevenindo problemas

Devemos concordar que tirar cheiro de xixi não é a tarefa mais agradável na vida de um tutor, não é mesmo? Para evitar o problema, o melhor é prevenir. Dessa forma, você terá mais tempo para passar momentos de qualidade com seu filho de quatro patas. Segundo especialistas, a forma de prevenir depende do tipo de pet. 

  • Cachorros: para os cães, o reforço positivo é muito recomendado. Nesta tática, ao  invés de punir seu amigo quando ele comete um acidente, você fica de olho no pet. Quando perceber que ele está querendo se aliviar, leve-o para o tapete higiênico. Após o xixi, faça carinho ou dê um petisco,
  • Gatos: os bichanos costumam não ter problemas com o local de fazer xixi. Por isso, veterinários explicam que caso o gato esteja fazendo xixi fora da caixa de areia, algo está errado. 

Se o xixi for curto e em jato, é uma marcação de território. O bichano pode estar inseguro e querendo competir com a concorrência. Isso ocorre especialmente quando há mudanças na família ou quando um novo pet aparece. Já se o xixi é mesmo uma necessidade, talvez seu amigo esteja com problemas no trato urinário. 

Com esses 3 passos, você aprendeu como tirar cheiro de xixi de gato ou cão e ainda se preparar para o futuro! Mas vale lembrar que cuidar de pet é coisa séria. Consulte sempre um especialista e evite receitas caseiras e duvidosas. 

Fique longe de receitas milagrosas!

Ao buscar como tirar cheiro de urina de cachorro de sofá, por exemplo, encontramos diversas receitas milagrosas. Esses processos um tanto duvidosos misturam diversos itens para sumir com os odores ruins. Especialistas recomendam que os tutores evitem técnicas caseiras. 

Alguns itens podem causar alergia nos pets, prejudicando sua saúde. Mesmo produtos mais comuns, como vinagre e bicarbonato, merecem atenção. Por isso, fale com o veterinário do seu filho de quatro patas antes de testar uma receita milagrosa. 

cachorro fazendo xixi em árvore

Lembrando que, em alguns casos, é necessário ajuda de especialistas. Se seu amigo não consegue aprender como ir ao banheiro, talvez ele esteja com um problema de saúde ou uma questão psicológica. 

Realizar visitas regulares ao veterinário é uma forma de conhecer melhor seu amigo e monitorar sua saúde. Na Petz, você encontra caixas de areia, tapetes higiênicos e desinfetantes que podem ajudar nessa tarefa! Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *