Cachorros

Você conhece os tipos de treinamento para cachorro?

Publicado em 13 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 5min

Passar mais tempo com o peludo fazendo atividades saudáveis e divertidas é o desejo de muitos tutores e uma atividade altamente recomendada pelos médicos veterinários devido aos benefícios físicos e psicológicos que proporcionam. Mas você conhece algum tipo de treinamento para cachorro?

cachorro buldogue na grama

Se você está pensando que para isso deve aprender a adestrar cachorro, saiba que algumas das atividades que o tutor pode fazer junto com o pet são bem fáceis de serem realizadas, além de muito prazerosas.

Atividades além da caminhada diária

Hoje em dia, existem várias técnicas diferentes de treinamento para cachorro. Assim, você pode montar uma rotina de atividades que vão muito além da caminhada diária com o bichinho.

A Dra. Karina Mussolino, médica-veterinária da Petz, defende a prática de um treinamento canino mais elaborado. “Eu diria que essa prática é obrigatória na vida de um cão que não tenha restrições, pelo menos, duas vezes ao dia”, explica a especialista. Confira os principais tipos de treinamento para cachorro a seguir.

Agility

Basicamente, essa prática consiste em fazer o cão percorrer, o mais rapidamente possível, um circuito de obstáculos, como rampas, túneis e outros. O agility pode ser praticado tanto profissionalmente quanto como forma de lazer.

Além disso, as provas do agility são realizadas pelo cãozinho juntamente ao tutor ou instrutor, que orienta o peludinho durante todo o circuito. Dessa forma, é um treinamento divertido para o bichinho praticar exercícios físicos.

Natação

A natação para cachorro oferece um alto gasto energético. Por isso, ela é bastante utilizada no tratamento auxiliar da obesidade, de problemas ortopédicos ou mesmo respiratórios. De acordo com a Dra. Karina, cães saudáveis também podem praticá-la, “sempre com supervisão para evitar afogamentos”.

cachorro preto em um carro

Canicross

O canicross é uma corrida que realizamos ao lado dos pets. Entretanto, trata-se de uma prática um pouco mais profissional. Nela, tutor e cachorro se conectam por uma corda elástica, sendo que o cão, vestido com um colete de tração, sempre vai à frente.

Para essa prática, além de ter os equipamentos necessários, é importante que o cachorro saiba alguns comandos básicos de direcionamento (esquerda ou direita). O ideal é que o pet sempre mantenha o ritmo da corrida.

Flyball

Apesar de ser pouco conhecido no Brasil, o flyball é o terceiro esporte mais popular do mundo para cães. Assim como no agility, a atividade consiste em que o cachorro ultrapasse uma série de obstáculos. A diferença é que, ao final do circuito, o cachorro deve pegar uma bolinha de tênis, voltar e entregá-la ao tutor.

Em escala profissional, esse tipo de treinamento para cachorro ocorre com equipes que contam com quatro competidores e até dois reservas. Assim, ele acontece por meio de revezamento.

Atividades para fazer em casa ou no dia a dia

Apesar de extremamente benéficos para os cães na teoria, na prática, os exercícios para cachorro citados acima podem ser custosos para os tutores, tanto em tempo quanto em dinheiro. Isso porque o ideal é realizá-los em locais específicos com equipamentos adequados.

Felizmente, existem outras atividades que você pode incorporar no dia a dia do seu amigo sem precisar sair de casa. De acordo com a Dra. Karina, “brinquedos interativos, como cordas e bolas, representam uma queima expressiva de energia. Afinal, o pet estará correndo por todos os lados atrás do objeto”.

Já para quem tem tempo de ir com o cachorro ao parque, mas não dispõe de muito dinheiro, o ideal é não abrir mão das caminhadas ou das corridas ao ar livre. Afinal, qualquer forma de exercício é válida. Siga estas dicas:

  • não forneça suplementos alimentares ou vitaminas sem a prescrição do médico-veterinário;
  • se for praticar a natação, antes de qualquer treinamento, o mais importante é ensinar ao pet a sair da piscina. Jamais deixe-o sozinho. Assim, se ele precisar de ajuda, você estará por perto;
  • em dias de verão, faça os exercícios nos horários menos quentes;
  • animais de raças com predisposição a desenvolver a displasia coxofemoral devem ser acompanhados de perto por um fisioterapeuta para evitar danos maiores à saúde do quadril do pet;
  • caso perceba que o peludo manca após os treinamentos, diminua a carga dos exercícios e leve-o ao veterinário para diagnosticar algum problema de saúde.

Cuidados com a prática de exercícios físicos

Antes de definir uma rotina de exercícios, é fundamental levar seu amigo ao veterinário. Um profissional qualificado faz uma vistoria minuciosa no bichinho, considerando o histórico e o estilo de vida do pet. Assim, pode dizer quais atividades físicas o pet está apto a realizar ou não.

Também vale lembrar que os cães precisam de tempo para se acostumar com as atividades. Assim, aos poucos, eles adquirem mais resistência e condicionamento. Do contrário, a Dra. Karina explica que eles podem entrar em um quadro de exaustão conhecido como Síndrome da Angústia Respiratória.

“Observe se há salivação excessiva, cansaço, fraqueza, desmaio, convulsão, língua roxa ou rouquidão. Nesses casos, o pet deve ser levado ao veterinário imediatamente, em caráter de emergência”, diz.

cachorro branco e preto na grama

Agora que você já sabe tudo sobre treinamento para cachorro, chegou a hora de mexer o esqueleto com o seu peludo. Para ficar por dentro de outros conteúdos incríveis como este, não deixe de ficar de olho aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog