Alimentação

Vitamina para cães: conheça a importância desses nutrientes

Publicado em 22 de outubro de 2018

Tempo de leitura: 5min

 

Para nós ou para os pets, montar uma dieta balanceada nunca é uma tarefa fácil. Afinal, é a alimentação que vai garantir os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. E isso inclui o consumo adequado não só de carboidratos, proteínas e gorduras, mas também de vitamina para cães.

Por conta dessa complexidade, a missão de criar uma dieta para o pet deve ser feita exclusivamente por um especialista. Seja na hora de recomendar uma ração pronta balanceada, mas principalmente na hora de elaborar uma alimentação caseira. Mas, afinal, você sabe a importância da vitamina para cães?

vitamina para cachorro

As principais vitaminas para cães

Junto com outros nutrientes, as vitaminas estão associadas ao bom funcionamento de diversas funções no organismo canino. Nesse sentido, o Dr. Eduardo Braghirolli, médico-veterinário especialista em nutrologia e metabologia animal, explica que toda vitamina para cachorro ficar forte é importante. “Mas algumas delas se diferenciam”, diz.

Abaixo, ele lista as principais vitaminas para os cães e qual função cada uma delas desempenha:

Vitamina A: está relacionada a uma boa visão, à síntese de hormônios e à regulação de funções da pele.

Vitamina D: regula o metabolismo do cálcio e do fósforo.

Vitamina E: tem forte função antioxidante.

Vitamina K: participa da coagulação do sangue e da metabolização de proteínas.

Vitaminas do complexo B: têm funções antioxidantes, melhora, o funcionamento do sistema nervoso e da pele, contribuem para a metabolização da glicose e são auxiliares da replicação celular e do DNA.

E a famosa vitamina C? Você pode estar se perguntando. Como curiosidade, o Dr.

Eduardo explica que ela não é necessária para os cães. “Ela é formada no organismo deles a partir da glicose, pelo fígado”, explica.

vitamina para cao

Como garantir o consumo ideal de vitaminas

Caso você seja adepto da ração seca, esqueça todas as listas que relacionam cada vitamina a determinados tipos de alimento. “Se estivermos falando de um alimento industrializado de boa qualidade, não precisamos nos preocupar com um complexo vitamínico para cães”, diz o Dr. Eduardo. “Esses alimentos são completos e balanceados, estando aptos a atender todas as necessidades dos cachorros”, finaliza.

Já para quem prefere dar ao pet uma alimentação caseira, o cuidado deve ser mais que redobrado. “Até pouco tempo atrás, as deficiências vitamínicas eram bem raras e poucos vistas na clínica”, relembra o Dr. Eduardo. “Atualmente, com a volta da popularização da dieta caseira, muitos tutores utilizam receitas encontradas na internet, de modo que tanto deficiências quanto excessos têm sido relatados”, diz.

De acordo com o veterinário, no caso das dietas caseiras, é imprescindível que ela seja elaborada por um especialista. Mas, de nada adianta se ela não for seguida à risca. “Não se deve trocar nenhum ingrediente da dieta, pois isso irá interferir no equilíbrio dessas vitaminas e trazer prejuízos aos cães”, ressalta.

Deficiência de vitaminas: sintomas, riscos e como tratar o problema

Não por acaso, os primeiros sinais da deficiência e do excesso de vitaminas coincidem com os de uma alimentação pobre em nutrientes, com alterações da pele e da mucosa. “Os problemas mais comuns são a hipo e a hipervitaminose A (ligada a problemas de pele e reprodutivos), e a deficiência em vitamina D, que leva ao raquitismo, principalmente em filhotes e jovens”, relata o Dr. Eduardo.

Ao suspeitar de um quadro de deficiência vitamínica, o veterinário possivelmente fará diversas perguntas ao tutor referentes à alimentação do pet. A partir daí ele poderá solicitar exames laboratoriais específicos que poderão auxiliar no diagnóstico.

vitamina para caes

Como tratar a deficiência de vitaminas

Se o problema é a falta de vitamina A, basta dar ao cachorro um suplemento de vitamina A certo? Não é bem assim. Em vez disso, o Dr. Eduardo Braghirolli explica que o primeiro passo é corrigir a alimentação de base. “Somente depois disso poderá ser indicada a melhor vitamina para cachorro, mas geralmente nem existe essa necessidade”.

Em tempo, o especialista alerta para os riscos da suplementação desnecessária, seja ela para ganho de massa ou para suprir deficiências. “Ela pode levar a vários problemas de saúde no pet, como cálculos urinários, calcificação de tecidos moles e até efeito rebote e perda de massa magra”, diz, lembrando que os efeitos em filhotes podem ser ainda mais nocivos. Por isso, nunca administre suplementos sem a devida recomendação veterinária.

Caso suspeite de deficiência de vitamina, leve seu pet a um veterinário, de preferência em um profissional da área de nutrição, como você encontra em algumas clínicas da Petz. Se for necessário entrar com suplementação, na Petz você também conta com vitaminas e suplementos fabricados por laboratórios de confiança. Entre no site ou procure a unidade Petz mais próxima a você.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog