Saúde e Cuidados

Checklist da saúde pet: 5 passos para começar o ano do jeito certo

Publicado em 05 de janeiro de 2026

Tempo de leitura: 5min

checklist-saúde1 (1)

Começar o ano com a saúde do seu pet organizada é uma das melhores decisões que você pode tomar como tutor. Afinal, a prevenção é a forma ideal para aumentar a expectativa de vida de cães e gatos, além de reduzir custos com tratamentos complexos e emergenciais.

Para te ajudar a cuidar cada vez melhor do seu animal de estimação, o blog da Petz montou uma checklist de cuidados essenciais, com cinco passos para começar o ano novo com a saúde em dia. Continue lendo para saber mais.

1. Check-up veterinário

O primeiro passo é agendar um check-up com um veterinário de confiança. Nessa consulta, o profissional faz uma avaliação completa do estado geral do animal, que serve como base para orientar todos os cuidados ao longo do ano.

Check-ups regulares ajudam a identificar sinais iniciais de doenças e permitem ajustes no plano de cuidados conforme a idade, o histórico e as necessidades específicas do pet. É por meio dessas consultas que o profissional também pode tratar precocemente doenças crônicas, aumentando a expectativa de vida do animal.

Durante a consulta, o veterinário:

  • realiza anamnese e exame físico;
  • solicita exames — como exames laboratoriais, urina, fezes e exames de imagem;
  • acompanha o peso corporal;
  • adequa a dieta à fase da vida.

De forma geral, a recomendação é que pets adultos façam um check-up anual. Já filhotes, pets idosos ou aqueles que convivem com doenças crônicas podem precisar de consultas mais frequentes, sempre de acordo com a orientação veterinária.

2. Atualização de vacinas

Manter as vacinas em dia, seguindo o protocolo vacinal recomendado pelo médico-veterinário, é a maneira mais eficaz de proteger cães e gatos contra doenças.

Com exceção da antirrábica, que é obrigatória em todo território nacional, apenas o médico-veterinário poderá dizer quais vacinas o seu pet deve tomar. Além disso, o profissional estipula doses extras e possíveis reforços ao longo dos anos.

Algumas das vacinas para pets mais comuns no Brasil são:

  • antirrábica;
  • múltiplas — V7,V8 ou V10 para cães; V3, V4 ou V5 para gato;
  • gripe e giárdia para cães;
  • FeLV para gatos.

3. Controle de parasitas

Pulgas, carrapatos, vermes e outros parasitas representam riscos importantes à saúde: eles podem causar inflamação, anemia, diarreia e, principalmente, transmissão de doenças.

Com a orientação do veterinário, é fundamental utilizar produtos que impeçam a infestação de pulgas e carrapatos, além de realizar a vermifugação periódica.

Para parasitas externos, há itens como coleira, pipetas, medicações orais e até injetáveis. Vale lembrar que no verão, aumentam os riscos de infestação, devido ao calor. Por isso, toda atenção é necessária.

A prevenção contínua reduz não só o desconforto, mas também os riscos de problemas mais sérios, como doenças transmitidas por parasitas e complicações gastrointestinais.

checklist saude2 1

4. Exames preventivos

Além da avaliação física, exames complementares são uma ferramenta de saúde poderosa e indicados conforme a idade, histórico e necessidades individuais do pet.

Alguns dos principais exames que podem ser solicitados pelo veterinário são:

  • hemograma completo: avalia anemia, infecções e inflamações;
  • bioquímica sérica: monitora função de órgãos como fígado e rins;
  • exame de urina e fezes: detecta infecções, problemas renais e parasitas.

Em alguns casos, também podem ser indicados exames de imagem, como ultrassom e raio-x, para investigar sintomas específicos ou monitorar alterações no pet.

Esses exames proporcionam uma visão ampla dos órgãos internos do animal, permitindo intervenções precoces e planos de cuidados personalizados.

5. Saúde bucal

A saúde oral está diretamente ligada ao bem-estar. As doenças periodontais podem causar dor, infecção e até afetar órgãos internos devido à disseminação de bactérias. Alguns sintomas de alerta são mau hálito persistente, dificuldade para mastigar ou dor ao comer.

Além de cuidados da rotina, como escovar os dentes do pet todos os dias, avaliações dentais anuais são necessárias. Em alguns casos, o profissional poderá solicitar o tratamento periodontal, que atuará com a limpeza dentária e extração, quando necessário.

Como o plano de saúde pet pode ajudar?

Um plano de saúde para o seu pet é uma ferramenta que facilita o acesso regular a todos os itens deste checklist — check-ups, vacinas, controle de parasitas e exames preventivos — sem que você precise se preocupar com altos custos em um único momento.

O Seres Saúde é ideal para todos os bolsos, com pacotes de prevenção e planos de saúde. Entre os serviços disponíveis no plano estão:

  • consultas;
  • vacinas;
  • exames de sangue;
  • exames de fezes;
  • raio-X;
  • ultrassom;
  • eletrocardiograma
  • e muito mais.

O Seres Saúde é o plano de saúde pet pensado para acompanhar todas as fases da vida do seu animal. Sem coparticipação ou carência, e oferece opções para cães e gatos de diferentes idades, incluindo aqueles com condições pré-existentes. Conheça o Seres Saúde e comece o ano com a saúde do seu pet em dia.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog