Coelhos

Coelho pode comer alface?

Publicado em 19 de março de 2021

Tempo de leitura: 4min

Os coelhos são frequentemente associados à imagem de legumes e verduras. Talvez por isso, muitos tutores imaginam que esses pets comem tudo aquilo que, de maneira geral, é considerado saudável. Nesse caso, será que coelho pode comer alface?

coelho branco na grama

Como certos alimentos bastante benéficos para nós podem acabar trazendo prejuízos a esses animais de estimação por uma série de fatores — que vão desde males imediatos provocados por substâncias tóxicas até consequências a longo prazo do consumo excessivo —, é muito importante descobrir se coelho pode comer alface.

Alface-americana e outras variedades que não são indicadas para coelhos

Existem diferentes tipos de alface, cada uma com suas características no que diz respeito a sabor e valor nutricional. No caso de uma das variedades mais famosas, a alface-americana, sabemos que ela não é tão rica em nutrientes como outras hortaliças de folhas mais escuras, como rúcula ou agrião. 

Por outro lado, seu sabor mais suave costuma ser uma ótima maneira de começar a introduzir vegetais na dieta das crianças, reforçando o aporte de fibras. Na alimentação dos fofinhos, apesar de parecer que coelho pode comer alface, o alimento não é recomendado, especialmente a alface-americana. 

Isso porque, além de relativamente pobre em nutrientes, a alface para coelho é muito rica em água, o que pode provocar diarreias. Ademais, a hortaliça contém uma substância chamada lacturário, conhecida por suas propriedades sedativas. 

Enquanto para nós esses componentes podem ajudar a reduzir a ansiedade, para os coelhos ela é prejudicial quando ingerida em excesso. Portanto, ao ver coelho comendo alface, verifique possíveis reações e leve-o imediatamente a um médico-veterinário.

Frutas, verduras e legumes na alimentação dos coelhos

A alface faz mal para coelho. Porém, isso não significa que outras frutas, legumes e verduras não devam entrar para a dieta do peludinho. 

“A alimentação dos coelhos pode ser bem variada, com ração específica para a espécie, feno — que ajuda na digestão dos lagomorfos —, além de frutas, legumes e verduras três vezes por semana”, recomenda Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz.

coelho marrom na grama

O coelho come alface e outros alimentos mesmo que faça mal. Por isso, é  importante pensar em frutas e verduras seguras para o peludo, pois é a partir delas que o coelho realiza parte da ingestão hídrica necessária ao bom funcionamento de seu organismo. 

Entre os alimentos que podem ser oferecidos aos coelhos estão: banana, couve, manga, espinafre, talo e folhas de cenoura, morango, rúcula, acelga, agrião e mamão. Ao servir, além de maneirar na quantidade, lembre-se de lavar bem os alimentos a fim de evitar contaminações por micro-organismos causadores de doenças. 

De acordo com a especialista, outro aspecto importante para garantir a segurança é retirar sobras de alimentos frescos que não tenham sido consumidos em até duas horas para que não oxidem e não atraiam insetos, como moscas, para o ambiente.

Feno e ração: eles são fundamentais para a saúde dos coelhos!

Por mais benéficos que sejam, aumentando o aporte de água, fibras, vitaminas e minerais, os vegetais não devem ser a base da alimentação dos coelhos. “A ração específica para coelhos é extremamente importante, pois é balanceada de acordo com a necessidade da espécie”, diz Amanda, o que é muito difícil de conseguir apenas com alimentos frescos.

A respeito da escolha da ração, é válido ressaltar que você nunca deve oferecer alimentos desenvolvidos para outras espécies, como cães e gatos. Diferentemente dos coelhos, que são herbívoros, cachorros e bichanos são pets onívoros com tendência carnívora. Logo, alimentos desenvolvidos para eles podem fazer mal para o coelho.

Para quantidade, verifique as indicações do fabricante de acordo com idade e peso do seu amigo ou consulte um veterinário para orientações mais assertivas e individualizadas.

Finalmente, o feno de capim é fundamental para o desgaste dos dentes do coelho, assim como para o aporte necessário de fibras que proporcionam o funcionamento adequado do intestino, evitando a chamada estase intestinal. 

alface na bacia

Já o feno de alfafa é importante, mas deve ser servido com moderação, uma vez que, devido ao alto teor de cálcio, pode provocar cálculos urinários.

Agora que sabe se coelho pode comer alface, veja outros artigos que auxiliam na tutoria responsável. Tudo isso aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog