Coelho pode comer arroz? Descubra aqui!

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 31, 2021

Coelhos
Coelho pode comer arroz? Descubra aqui!
Tempo de leitura: 3 minutos

Você já se perguntou se coelho pode comer arroz? Um verdadeiro clássico da culinária brasileira do dia a dia, a combinação de arroz com feijão traz muitos benefícios para nós, seres humanos. 

coelho na mão de tutor

Além de aumentar a sensação de saciedade, estudos mostram que o prato também ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras. Porém, isso não quer dizer que o grão é benéfico para todas as espécies. Descubra a seguir se coelho pode comer arroz!

Afinal, coelhos podem comer arroz?

Segundo Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz, arroz não está entre os alimentos para coelho recomendados, nem mesmo esporadicamente. Ainda que não seja tóxico, você não deve dar arroz para coelho, uma vez que o alimento pode trazer prejuízos à saúde dele.

Considerando o arroz branco, tipo mais consumido por nós no dia a dia, trata-se de um cereal rico em carboidratos, mas com baixa concentração de vitaminas e minerais (visto que a maior parte desses nutrientes acaba saindo com a casca). 

Além disso, o arroz branco também possui uma baixa concentração de fibras, nutriente essencial para a digestão dos lagomorfos. Quando o coelho come arroz, o resultado dessa combinação (poucas fibras e muitos carboidratos) contribui para a formação de gases. 

O quadro está associado a grande desconforto abdominal, sendo que em alguns casos pode levar até mesmo à estase intestinal (diminuição da motilidade gastrointestinal), um problema grave que pode inclusive colocar a vida do coelho em risco. 

coelho cinza

Alimentação dos coelhos: como ela deve ser?

Agora que você já sabe se coelho pode comer arroz, o ideal é oferecer alimentos extrusados feitos para os pets. “A ração específica é extremamente importante, pois ela é balanceada de acordo com as necessidades da espécie”, diz Amanda. Ainda segundo a especialista, a dieta deve ser constituída de ração e outras comidinhas.

A ração deve ser fornecida diariamente de acordo com o peso do dentuço e conforme as orientações do veterinário. Além da ração específica, o feno também deve estar disponível o tempo todo. 

Isso porque, além de auxiliar na digestão, ele é essencial para desgastar os dentes dos coelhos, que crescem continuamente, evitando problemas como a má-oclusão.

Embora o arroz não seja permitido, outras opções, como algumas frutas, verduras e legumes, estão na lista de o que coelho pode comer. Entre os alimentos indicados estão: agrião, rúcula, acelga, cenoura, maçã, morango, mamão, manga, entre outros.

Comidas para coelho frescas, por conterem água, são importantes inclusive para aumentar a ingestão hídrica. Já entre os alimentos proibidos, podemos citar: alface, repolho, beterraba, batata, abacate, feijão, alimentos açucarados e/ou com farinha (chocolate, biscoitos, bolos), assim como alimentos de origem animal, a exemplo de carnes ou leite e seus derivados.

Riscos de uma alimentação inadequada

Uma alimentação de coelho balanceada é chave para promover a saúde interna, garantindo mais qualidade de vida e longevidade a esses pets. 

A falta de nutrientes importantes, como vitaminas e minerais — além de macronutrientes, como carboidratos, fibras e proteínas — gera desequilíbrios no organismo, comprometendo seu correto funcionamento.

Como já dissemos por aqui, um dos riscos de uma alimentação inapropriada é a estase intestinal, caracterizada pela diminuição da motilidade gastrointestinal. O quadro também pode estar associado a outras causas, como desidratação, problemas dentários, ingestão de corpos estranhos e alterações bruscas na dieta. 

Entre seus principais sintomas estão: anorexia, desidratação, inapetência, distensão abdominal, redução ou ausência de defecação e diarreia. Em caso de suspeita, procure um centro veterinário com urgência.

coelho branco

Quando se perguntar se coelho pode comer arroz, agora você já sabe a resposta! Aqui, no blog da Petz, oferecemos diversas dicas de cuidado e alimentação para seu dentuço. Aproveite a visita e navegue por nossos conteúdos!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *