Coelho pode comer banana?

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 30, 2021

Coelhos
Coelho pode comer banana?
Tempo de leitura: 4 minutos

Um alimento saboroso, nutritivo, envolto em embalagem prática e biodegradável. Assim é a banana, fruta oriunda provavelmente do sudeste asiático, mas cultivada em diversas regiões de clima tropical. É o caso do Brasil, onde a banana é uma das frutas mais consumidas, levando muitos tutores a se perguntarem: será que coelho pode comer banana?

coelho cinza e branco

Sim, coelho pode comer banana! Fáceis de encontrar e com preço relativamente acessível, os diferentes tipos de banana podem ser oferecidos algumas vezes por semana, de maneira intercalada com outros vegetais. A seguir, confira os benefícios e cuidados ao servir a fruta. Além disso, descubra se coelho come casca de banana!

Vitaminas: um dos principais benefícios da banana para os coelhos

Um dos principais benefícios das frutas é o aporte de vitaminas e minerais. Nesse caso, pode dar banana para coelho, pois o organismo deles também depende das substâncias associadas às vitaminas A, do complexo B, C, D, E e K. 

Porém, em condições normais, nem todas essas substâncias precisam ser obtidas a partir da alimentação, já que algumas delas são sintetizadas pelo próprio organismo do coelho. 

É o que acontece com as vitaminas do complexo B. Solúveis em água, essas vitaminas são sintetizadas pelo organismo do peludo na região do ceco. Parte da substância produzida é absorvida diretamente na parte distal do intestino. 

A outra parte é incorporada a bactérias intestinais e eliminadas nos chamados cecotrofos, um tipo de bolo alimentar fermentado altamente nutritivo, que é ingerido pelos coelhos, garantindo a reabsorção de nutrientes.

Já outras vitaminas precisam ser obtidas a partir dos alimentos. Por isso coelho come banana! Muito rica nas já mencionadas vitaminas do complexo B, a fruta também contém as vitaminas A e C, importantes para o crescimento e para funções do organismo do coelho.

coelho na grama

Saiba mais sobre os diferentes tipos de banana

Coelho pode comer banana mesmo havendo diferentes tipos da fruta. Por isso, a seguir, saiba mais sobre cada uma delas:

  • Banana-nanica: apesar do nome, perde apenas para a banana-da-terra em tamanho. O “nanica” vem da altura da bananeira, mais baixa que as outras, o que lhe dá mais resistência à ação dos ventos. Possui sabor adocicado e consistência firme;
  • Banana-prata: menos calórica e adocicada que outros tipos de banana, a prata ainda tem a vantagem de ter uma durabilidade maior. Possui tamanho médio e consistência firme;
  • Banana-maçã: segundo menor tipo de banana, a banana-maçã é envolta em casca bem fininha. Tem uma polpa doce e macia, sendo de fácil digestão. Porém, tem um sabor mais adstringente que alguns outros tipos de banana; 
  • Banana-ouro: pequena, com cerca de 40 g por unidade, é o tipo mais calórico de banana, o que é justificado por seu sabor acentuadamente adocicado. Assim como a banana-maçã, tem uma casca mais fina, já sua polpa é mais amarelada;
  • Banana-da-terra: esse tipo de banana é o maior e o mais rico em nutrientes. Não à toa, é muito usado por veganos e vegetarianos para substituir a carne em receitas, já que tem consistência firme e quantidade maior de proteínas. Por outro lado, tem um tanino muito acentuado quando crua, devendo ser preferencialmente cozida no preparo.

Os tipos mais recomendados de banana para coelho são a banana-nanica, a banana-maçã e principalmente a banana-prata, por esta ser menos calórica e de conservação mais fácil. Pelo excesso respectivamente de açúcares e de tanino, evite as bananas-ouro e da terra.

Para os que estão em dúvida se coelho pode comer casca de banana, isso não é recomendado, pois além de possuírem diversos químicos e agrotóxicos, as cascas não contam com os mesmos nutrientes da fruta.

Como incluir a banana na alimentação do coelho

De acordo com Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz, o ideal é que os coelhos domésticos tenham uma alimentação bem variada, com ração específica para a espécie, feno, importante para a digestão, além de diferentes tipos de verduras, legumes e frutas, como a banana.

Em relação à quantidade, a especialista diz que os vegetais podem ser oferecidos em pequenas porções cerca de três vezes por semana. Antes de servir, certifique-se de ter lavado bem os alimentos. Isso diminui os riscos de contaminação por agentes causadores de doenças. 

bananas

Nesse sentido, Amanda diz que também é importante estar atento e remover rapidamente qualquer alimento que não tenha sido consumido em até duas horas. Isso é importante para evitar que os restos de comida acabem por atrair insetos para o ambiente. 

Coelho pode comer banana e, inclusive, a fruta traz diversos benefícios ao peludo. Se você gosta de conteúdo como este, acompanhe o blog da Petz para uma tutoria responsável!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *